Contadores de Histórias Mirins

Desenvolvida por: Eliane (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Narrativas e Criatividade

A atividade 'Contadores de Histórias Mirins' é projetada para engajar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental em uma prática dinâmica de leitura compartilhada, seguida de recontagem criativa da história ouvida. Após a leitura de uma história selecionada pelo professor, os estudantes serão divididos em pequenos grupos. Cada grupo terá a tarefa de recriar a narrativa utilizando desenhos e objetos diversos disponíveis na sala de aula, com o objetivo de reproduzir cenas e personagens da história. Esta fase da atividade propõe estimular a criatividade, o trabalho em equipe e a capacidade de síntese. Após a preparação, cada grupo apresentará sua versão da história para os demais colegas, promovendo um ambiente rico em trocas, onde serão encorajadas perguntas, solicitações de esclarecimentos e debates, práticas essas que essencialmente promovem a escuta ativa. A metodologia ativa, incluindo Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Projetos, será adotada para incentivar a participação ativa dos alunos e desenvolver habilidades essenciais de comunicação.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é desenvolver a capacidade de escuta ativa e expressão oral dos alunos, conforme delineado na BNCC. Além disso, busca-se promover a criatividade, a cooperação entre pares e a capacidade de compreender, interpretar e recriar narrativas de maneira lúdica e significativa. Esta atividade também visa aprimorar as habilidades de narrativa oral dos alunos, incentivando-os a se expressarem com clareza e confiança.

  • Desenvolver a escuta ativa e a formulação de perguntas pertinentes
  • Estimular a criatividade e a expressão oral ao recontar histórias
  • Promover o trabalho em equipe e o respeito pelas ideias dos colegas
  • Praticar a narração oral de histórias com apoio de recursos visuais
  • Aprimorar a capacidade de síntese e recriação de textos literários

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP10: Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
  • EF15LP19: Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.

Conteúdo Programático

Nesta atividade, enfatizamos competências linguísticas fundamentais no 1º ano do Ensino Fundamental. A concentração volta-se para a interação oral, criatividade na expressão e compreensão leitora, fundamentos que são cruciais para o desenvolvimento integral do aluno. A prática da recontagem de histórias favorece a assimilação e aplicação de vocabulários, estruturas narrativas e a valorização de diferentes formas de expressão artística e literária.

  • Leitura compartilhada
  • Recontagem criativa de histórias
  • Expressão artística e uso de materiais diversificados
  • Prática de narração oral e escuta ativa
  • Interpretação e síntese de textos literários

Metodologia

Adotando a Roda de Debate e a Aprendizagem Baseada em Projetos, esta atividade promove uma experiência de aprendizado ativo, onde os alunos são os principais agentes da construção do seu conhecimento. Através da interação e do engajamento com a história, os estudantes praticam a colaboração, a expressão criativa e o desenvolvimento de suas habilidades linguísticas e comunicativas. O ambiente de aprendizado é estruturado para ser inclusivo, participativo e propício ao desenvolvimento das competências previstas pela BNCC.

  • Leitura compartilhada pelo professor
  • Formação de grupos para recontar a história
  • Utilização de desenhos e objetos para recriação da narrativa
  • Apresentações das versões dos grupos e Roda de Debate
  • Aprendizagem Baseada em Projetos através da criação coletiva

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade é dividida em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. A sessão inicial focará na leitura compartilhada e na discussão inicial sobre a história. Na segunda sessão, os alunos prepararão suas recriações e farão as apresentações para a turma, seguidas de uma Roda de Debate.

  • Aula 1: Leitura compartilhada e planejamento da recontagem
  • Aula 2: Preparação das recriações e apresentações em grupos

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base em critérios como participação ativa, criatividade na recontagem, capacidade de trabalhar em equipe, qualidade da narração oral e engajamento durante as apresentações e debates. A avaliação considerará tanto o produto final quanto o processo de aprendizagem, incentivando a reflexão sobre o próprio desempenho e o dos colegas. Será valorizado o esforço individual e coletivo na articulação das ideias, uso dos materiais e na habilidade de fazer e responder perguntas relevantes à história recontada.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários livros ou histórias apropriadas para a faixa etária, materiais para desenho (papel, lápis de cor, giz de cera), objetos variados que podem ser empregados nas recriações das histórias, e espaço adequado para as apresentações. A seleção de materiais busca promover a interação, a expressão artística e a construção coletiva do conhecimento.

  • Histórias e livros infantis
  • Materiais de desenho
  • Objetos diversos para recriação
  • Espaço adequado para apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo