A atividade 'Contadores de Histórias Mirins' é projetada para engajar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental em uma prática dinâmica de leitura compartilhada, seguida de recontagem criativa da história ouvida. Após a leitura de uma história selecionada pelo professor, os estudantes serão divididos em pequenos grupos. Cada grupo terá a tarefa de recriar a narrativa utilizando desenhos e objetos diversos disponíveis na sala de aula, com o objetivo de reproduzir cenas e personagens da história. Esta fase da atividade propõe estimular a criatividade, o trabalho em equipe e a capacidade de síntese. Após a preparação, cada grupo apresentará sua versão da história para os demais colegas, promovendo um ambiente rico em trocas, onde serão encorajadas perguntas, solicitações de esclarecimentos e debates, práticas essas que essencialmente promovem a escuta ativa. A metodologia ativa, incluindo Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Projetos, será adotada para incentivar a participação ativa dos alunos e desenvolver habilidades essenciais de comunicação.
O principal objetivo desta atividade é desenvolver a capacidade de escuta ativa e expressão oral dos alunos, conforme delineado na BNCC. Além disso, busca-se promover a criatividade, a cooperação entre pares e a capacidade de compreender, interpretar e recriar narrativas de maneira lúdica e significativa. Esta atividade também visa aprimorar as habilidades de narrativa oral dos alunos, incentivando-os a se expressarem com clareza e confiança.
Nesta atividade, enfatizamos competências linguísticas fundamentais no 1º ano do Ensino Fundamental. A concentração volta-se para a interação oral, criatividade na expressão e compreensão leitora, fundamentos que são cruciais para o desenvolvimento integral do aluno. A prática da recontagem de histórias favorece a assimilação e aplicação de vocabulários, estruturas narrativas e a valorização de diferentes formas de expressão artística e literária.
Adotando a Roda de Debate e a Aprendizagem Baseada em Projetos, esta atividade promove uma experiência de aprendizado ativo, onde os alunos são os principais agentes da construção do seu conhecimento. Através da interação e do engajamento com a história, os estudantes praticam a colaboração, a expressão criativa e o desenvolvimento de suas habilidades linguísticas e comunicativas. O ambiente de aprendizado é estruturado para ser inclusivo, participativo e propício ao desenvolvimento das competências previstas pela BNCC.
A atividade é dividida em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. A sessão inicial focará na leitura compartilhada e na discussão inicial sobre a história. Na segunda sessão, os alunos prepararão suas recriações e farão as apresentações para a turma, seguidas de uma Roda de Debate.
Os alunos serão avaliados com base em critérios como participação ativa, criatividade na recontagem, capacidade de trabalhar em equipe, qualidade da narração oral e engajamento durante as apresentações e debates. A avaliação considerará tanto o produto final quanto o processo de aprendizagem, incentivando a reflexão sobre o próprio desempenho e o dos colegas. Será valorizado o esforço individual e coletivo na articulação das ideias, uso dos materiais e na habilidade de fazer e responder perguntas relevantes à história recontada.
Para a execução desta atividade, serão necessários livros ou histórias apropriadas para a faixa etária, materiais para desenho (papel, lápis de cor, giz de cera), objetos variados que podem ser empregados nas recriações das histórias, e espaço adequado para as apresentações. A seleção de materiais busca promover a interação, a expressão artística e a construção coletiva do conhecimento.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula