Contadores de Histórias Mirins

Desenvolvida por: Ana Cr… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem
Temática: Literatura e expressão oral

A atividade 'Contadores de Histórias Mirins' foi planejada para mergulhar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental no fascinante mundo da literatura, incentivando-os a recontar histórias ouvidas, utilizando diferentes meios expressivos, como desenhos, representações com fantoches ou recriações com pequenos objetos. Após a leitura de um ou mais textos literários pelo professor, cada aluno terá a oportunidade de relembrar e repassar a essência da história ouvida por meio de uma criação própria, trabalhando tanto a memória quanto a expressão oral e a sequência lógica dos eventos. Esta proposta visa não apenas aprimorar as habilidades linguísticas e criativas dos alunos, mas também fortalecer suas capacidades de interpretação e reconto, elementos fundamentais para o desenvolvimento leitor e escritor. Além disso, ao permitir que as crianças escolham como desejam expressar-se, a atividade enriquece suas habilidades socioemocionais, como a confiança e a autoexpressão.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como principais objetivos estimular a compreensão leitora, a retenção de informações, a capacidade de recontar histórias mantendo os elementos essenciais e a sequência dos eventos, além de promover habilidades de expressão oral e criativa. Buscamos também desenvolver a percepção sobre a importância e o valor da literatura, além de fertilizar a imaginação e a criatividade, incentivando os alunos a fazerem suas próprias conexões e interpretações dos textos lidos.

  • Estimular a memória e a capacidade de recontar histórias.
  • Desenvolver a expressão oral e criativa.
  • Fortalecer habilidades de interpretação de texto.
  • Promover a capacidade de sequenciar eventos.
  • Aproximar os alunos ao mundo da literatura.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange o reconto de histórias literárias, técnicas de expressão oral, introdução à narrativa visual e dramática, e o desenvolvimento de habilidades interpretativas. Ao longo da atividade, os alunos serão guiados a entender a estrutura de uma história, identificar os pontos principais e recontar os eventos de forma coerente e criativa.

  • Leitura de histórias literárias pelo professor.
  • Técnicas de expressão oral e reconto.
  • Uso de materiais visuais e objetos para narrativa.
  • Sequenciamento de eventos em uma história.

Metodologia

A metodologia Atividade Mão-na-massa será aplicada, promovendo um ambiente de aprendizado ativo em que os alunos serão encorajados a participar ativamente do reconto das histórias ouvidas. Utilizaremos recursos como desenhos, fantoches e pequenos objetos para permitir diversas formas de expressão. A interação em grupo e a troca de ideias serão incentivadas para enriquecer as recriações e recontos, promovendo um ambiente colaborativo de aprendizado.

  • Leitura interativa de histórias pelo professor.
  • Discussões em grupo para relembrar os pontos principais da história.
  • Atividades práticas de reconto utilizando recursos variados.
  • Apresentações individuais ou em grupos dos recontos.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 1 hora, dividida em uma aula de aproximadamente 210 minutos. Durante esta sessão, os alunos irão participar de uma leitura interativa, discussões em grupo, atividades práticas de reconto e apresentações dos trabalhos criados.

  • Aula 1: Leitura da história, discussão em grupo, atividade prática de reconto e apresentação.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada na participação ativa durante as atividades, na criatividade e originalidade de seus recontos, na habilidade de sequenciar os eventos de forma lógica, e na capacidade de expressão oral. Será dada ênfase ao esforço individual e ao trabalho em equipe. Feedback construtivo será fornecido para encorajar o desenvolvimento das habilidades de cada aluno. A avaliação será qualitativa, observando o crescimento pessoal e o envolvimento com a tarefa de recontar histórias literárias.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluem uma seleção diversificada de textos literários apropriados para a idade, materiais para desenhos (papel, lápis de cor, canetinhas), fantoches, pequenos objetos para recriação das histórias, e dispositivos de áudio para gravação das expressões orais, quando necessário.

  • Textos literários
  • Materiais para desenho
  • Fantoches
  • Pequenos objetos
  • Dispositivos de áudio

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo