Coral das Culturas

Desenvolvida por: Jacire… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa, Artes e História
Temática: Cantigas Populares Africanas e Afro-Brasileiras

A atividade 'Coral das Culturas' visa mergulhar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental no universo das cantigas populares africanas e afro-brasileiras, explorando o rico patrimônio cultural que essas canções representam. Durante a atividade, os estudantes serão introduzidos a uma variedade de cantigas, parlendas e trava-línguas, que são elementos importantes da oralidade dessas culturas. Após a introdução, os alunos escolherão suas cantigas favoritas para aprender e apresentar. Eles trabalharão em colaboração durante os ensaios, promovendo a cooperação e o respeito mútuo. Além disso, haverá um estímulo à prática da escrita alfabética, onde os alunos escreverão as letras das cantigas, prestando atenção à sua estrutura textual. Esta abordagem não só desenvolve habilidades de leitura e escrita, mas também fomenta uma apreciação pela diversidade cultural, introduzindo os alunos a diferentes perspectivas e histórias.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como principais objetivos promover a alfabetização através de uma vivência cultural enriquecedora, ressaltando a importância da diversidade e do respeito mútuo. Ao se engajarem na aprendizagem e apresentação de cantigas populares africanas e afro-brasileiras, os alunos praticarão a escrita alfabética de palavras e frases, desenvolvendo suas habilidades de leitura e escrita. Ao comparar as escritas, percebendo suas semelhanças e diferenças, os estudantes aprimoram a compreensão sobre a construção textual. Registrar colaborativamente essas cantigas estimula a cooperação, a comunicação eficaz e o desenvolvimento social, promovendo um ambiente de aprendizagem inclusivo e respeitoso.

  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita através da exploração de cantigas populares.
  • Promover a apreciação pela diversidade cultural mediante a aprendizagem de conteúdos originários da cultura africana e afro-brasileira.
  • Estimular a escrita alfabética, praticando a transcrição de palavras e frases.
  • Fomentar habilidades sociais como cooperação, respeito mútuo e comunicação eficaz.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
  • EF01LP18: Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrangerá a introdução e o estudo de cantigas populares africanas e afro-brasileiras. Os alunos terão a oportunidade de conhecer a origem e o significado dessas canções, bem como sua importância cultural dentro das comunidades que as originaram. A aprendizagem das letras e melodias das cantigas possibilitará o desenvolvimento linguístico e o entendimento da musicalidade inerente às culturas exploradas.

  • Introdução às cantigas populares africanas e afro-brasileiras
  • Aprendizagem e ensaio de cantigas selecionadas
  • Escrita alfabética das letras das cantigas
  • A importância cultural das cantigas estudadas

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, os alunos serão envolvidos em atividades lúdicas que promovem o engajamento e aprofundamento no conteúdo das cantigas populares. Agrupados em pequenos times, eles selecionarão as cantigas para estudo, praticando a escrita e preparando apresentações colaborativas. Este método incentiva a aprendizagem ativa, onde os alunos são protagonistas do seu processo educacional, estimulando a memorização, compreensão e habilidades de apresentação de maneira divertida e interativa.

  • Seleção colaborativa das cantigas
  • Prática de escrita alfabética em grupo
  • Ensaios de canto e apresentações em equipe
  • Atividades lúdicas de memorização e pronúncia

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma sessão de 60 minutos, subdividida em momentos de introdução ao conteúdo, seleção e prática das cantigas, escrita coletiva das letras, ensaio e apresentação final.

  • Aula 1 da atividade: 60 minutos

Avaliação

A avaliação considerará a participação ativa dos alunos durante todo o processo: desde a seleção das cantigas até a sua apresentação final. Será dada especial atenção à capacidade de trabalhar em equipe, à entrega das letras das cantigas escritas alfabeticamente e à performance durante a apresentação. Feedbacks construtivos serão oferecidos, visando o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita, oralidade e cooperação. Exemplos específicos de critérios incluem clareza na pronúncia, precisão na escrita das palavras e efetividade na colaboração entre os alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a atividade incluirão materiais audiovisuais para a apresentação das cantigas, papel e lápis para a escrita das letras, e instrumentos musicais simples (como tambores e chocalhos) para acompanhar as apresentações. Estes materiais visam enriquecer a experiência de aprendizagem, propiciando um envolvimento mais profundo com o conteúdo e facilitando o processo de memorização e aprendizado.

  • Materiais audiovisuais sobre cantigas populares africanas e afro-brasileiras
  • Papel e lápis para a escrita das letras das cantigas
  • Instrumentos musicais simples para acompanhamento das apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo