Correio dos Sentimentos

Desenvolvida por: Sandra… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Linguagens]
Temática: [Expressão de Sentimentos através de Cartões-Postais]

A atividade 'Correio dos Sentimentos' é voltada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de desenvolver a compreensão sobre a função social dos textos na comunicação. Através da criação de cartões-postais, os alunos irão escolher um sentimento, como alegria, amor ou saudade, e criar um desenho ilustrativo acompanhado de uma frase curta que expresse esse sentimento. A atividade inclui uma visita à biblioteca da escola, onde os alunos buscarão inspiração em livros e revistas infantis, observando como as emoções são representadas por meio de imagens e palavras. Essa abordagem prática não apenas enriquece o vocabulário das crianças, mas também promove habilidades de leitura, escrita e criatividade, ao mesmo tempo que fornece uma compreensão prática de como textos e ilustrações podem comunicar sentimentos e ideias.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para esta atividade envolvem o desenvolvimento de habilidades essenciais de comunicação e expressão. Os alunos irão explorar sua criatividade ao ilustrar sentimentos e pensar criticamente sobre a escolha de palavras que melhor representem suas emoções. A atividade também busca fomentar o trabalho colaborativo entre os alunos durante a produção dos cartões-postais, incentivando a troca de ideias e a apreciação das perspectivas dos colegas. Ao final do processo, os alunos deverão ser capazes de identificar as funções de textos e suas aplicações no cotidiano.

  • Desenvolver a capacidade de expressão de sentimentos por meio de palavras e ilustrações.
  • Compreender a função social de textos simples através da criação de cartões-postais.
  • Estimular a criatividade e o trabalho colaborativo entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP06: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, recados, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático está centrado na exploração das diferentes formas de expressar sentimentos através de textos e ilustrações. Os alunos irão compreender a importância do gênero textual dos cartões-postais e sua relevância como meio de comunicação pessoal. Por meio de atividades interativas e lúdicas, os estudantes serão encorajados a se expressarem de maneira clara e criativa, utilizando imagens e linguagem adequada para transmitir suas emoções.

  • Exploração de sentimentos como alegria, amor e saudade.
  • Estudo do gênero textual cartão-postal.
  • Desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita criativa.
  • Análise de imagens e textos em publicações infantis.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade irá envolver uma abordagem prática e exploratória, promovendo a criatividade e a autoexpressão. Os alunos serão incentivados a trabalhar em ambientes colaborativos, compartilhando ideias e inspirando-se uns nos outros. A visita à biblioteca permitirá uma imersão em diferentes materiais gráficos, proporcionando inspiração e material de estudo para a atividade. Essa prática será enriquecida com discussões em sala de aula sobre o que aprenderam e como podem aplicar esses conhecimentos na criação de seus cartões-postais.

  • Trabalho colaborativo em sala de aula.
  • Atividade prática de criação de cartões-postais.
  • Visita à biblioteca para inspiração.
  • Discussões em grupo sobre expressões de sentimentos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade será distribuído em sete aulas, cada uma com 60 minutos de duração. Este cronograma inclui momentos de exploração, criação e reflexão sobre o processo de comunicação por meio dos cartões. As aulas estão organizadas para equilibrar tempo de aprendizado teórico, atividades práticas e feedback, garantindo que os alunos tenham uma compreensão completa do conteúdo e adquiram as habilidades necessárias.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de sentimentos e cartões-postais.
  • Aula 2: Exploração de livros e materiais visuais na biblioteca.
  • Aula 3: Discussão sobre as descobertas na biblioteca e seleção de sentimentos.
  • Aula 4: Planejamento dos cartões-postais (esboços e frases iniciais).
  • Aula 5: Criação dos cartões-postais (desenho e escrita).
  • Aula 6: Finalização dos cartões-postais.
  • Aula 7: Apresentação dos cartões e reflexão sobre a atividade efetuada.

Avaliação

A avaliação desta atividade considerará tanto o processo quanto o produto final. Os alunos serão avaliados com base na sua capacidade de planejar e executar a produção do cartão-postal, incluindo a escolha do sentimento, elaboração do texto e ilustração. Serão observados critérios como criatividade, coerência e clareza na transmissão da mensagem. Além disso, o envolvimento durante as etapas de pesquisa e discussão será parte integrante da avaliação. Exemplos: Um aluno que demonstra originalidade em seu desenho e escolhe palavras que claramente transmitem o sentimento escolhido será destacado. Também será encorajado o feedback por pares, onde os alunos podem expressar o que mais gostaram nos trabalhos dos colegas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta atividade incluirão uma variedade de materiais que irão apoiar os alunos na exploração e expressão de seus sentimentos. Desde materiais artísticos até livros de inspiração, os recursos foram selecionados para enriquecer a experiência de aprendizado e permitir que os alunos explorem diferentes métodos de comunicação.

  • Papel e materiais de desenho (lápis de cor, giz de cera, marcadores).
  • Livros e revistas infantis da biblioteca.
  • Folhas para rascunhos e esboços.
  • Exemplos de cartões-postais para inspiração.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo