O projeto 'Correspondentes Mirins' visa introduzir os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental à prática da escrita através da troca de correspondências. A atividade engaja os estudantes na aprendizagem sobre os diversos formatos de correspondência, enfatizando sua importância para a comunicação à distância. Com o auxílio do professor, os alunos começarão a escrever cartas e bilhetes para um colega secreto escolhido aleatoriamente, seguindo estruturas textuais e temas simples. À medida que o projeto avança, os alunos serão encorajados a explorar sua criatividade e expressar ideias próprias, promovendo uma experiência de aprendizado mais autônoma. O objetivo central é praticar a escrita de maneira regular, compreender a estrutura de cartas e bilhetes, e desenvolver competências sociais valiosas, como empatia e respeito pelo outro.
Esta atividade tem como principais objetivos estimular o desenvolvimento da habilidade de escrita nos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, introduzir diferentes formatos de correspondência como meios de comunicação à distância, e cultivar habilidades socioemocionais. Espera-se que, ao final do projeto, os estudantes sejam capazes de escrever de maneira mais autônoma, reconhecendo a estrutura básica de uma carta e expressando suas ideias com clareza. Além disso, o projeto busca reforçar a importância da empatia e do respeito mútuo, utilizando a escrita como ferramenta para a construção de relações interpersonais saudáveis.
O conteúdo programático abrange a introdução às formas de correspondência, a estrutura da carta, a expressão de ideias de forma escrita, e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais por meio da prática da escrita. Enfatizando uma abordagem inicial guiada e seguindo para uma experiência mais autônoma, os alunos progressivamente irão descobrir, praticar e aperfeiçoar suas habilidades escritas, além de desenvolverem uma apreciação pela importância da comunicação e pelo respeito mútuo no processo de troca de correspondências.
Para a execução do projeto 'Correspondentes Mirins', adotaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), centrando o estudante no processo de aprendizagem. A partir da criação de cartas e bilhetes, os alunos estarão ativamente engajados em tarefas transdisciplinares que os levam a explorar e expressar ideias. O professor servirá como facilitador neste processo, fornecendo inicialmente temas e estruturas textuais simplificadas, e progressivamente incentivando os estudantes a exercitarem sua autonomia criativa nas correspondências.
O projeto será realizado em quatro aulas de 60 minutos cada. A primeira aula será dedicada à introdução do projeto e ao entendimento das formas de correspondência. Na segunda aula, realizaremos a escolha dos colegas secretos e iniciaremos a escrita das primeiras correspondências. As aulas seguintes focarão na progressão para escritas mais autônomas e na reflexão sobre o processo de comunicação e as habilidades socioemocionais desenvolvidas.
A avaliação dos alunos no projeto 'Correspondentes Mirins' será processual e formativa, considerando a evolução das competências de escrita, criatividade na expressão de ideias, adesão à estrutura textual das correspondências, e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como empatia e respeito. Serão valorizados o esforço individual, a melhoria contínua e a capacidade de reflexão sobre o próprio aprendizado. Exemplos de cartas e bilhetes serão analisados em conjunto, valorizando também a capacidade de dar e receber feedback construtivo.
Para a realização do projeto, serão necessários materiais simples, como papel, envelopes, canetas coloridas e outros materiais de escrita, além de recursos didáticos para suporte à introdução dos conceitos de correspondência. Também será valorizado o uso de exemplares de diferentes tipos de cartas e bilhetes para inspirar os alunos no processo criativo.
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