Corrida dos Sílabas

Desenvolvida por: Janine… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Linguagem]
Temática: [Percepção Silábica e Trabalho em Equipe]

A atividade 'Corrida dos Sílabas' foi desenvolvida para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental com o intuito de promover a consciência fonológica através da segmentação silábica. Nesta atividade, os alunos são divididos em equipes e avançam em um tabuleiro grande disposto no chão, onde cada casa contém uma sílaba diferente. Cada integrante da equipe deve dizer uma palavra que comece ou contenha a sílaba correspondente à casa em que parar, segmentando-a oralmente. O propósito é engajar os alunos em um aprendizado colaborativo e divertido, enquanto desenvolvem habilidades de segmentação de palavras e ampliação do vocabulário. O jogo não só estimula a percepção silábica, mas também trabalha o desenvolvimento social e emocional, já que os alunos precisam colaborar em equipe para atingir os objetivos. A competição saudável promovida pelo jogo instiga a participação e motiva os estudantes a se envolverem ativamente na aula. Esta atividade proporciona um ambiente de aprendizagem que valoriza o esforço coletivo, aproxima os estudantes das ferramentas linguísticas de maneira palpável e inclusiva, além de ser uma estratégia eficaz para explorar a linguagem no dia a dia escolar.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para a atividade 'Corrida dos Sílabas' são focados em aprimorar a consciência fonológica dos alunos, com ênfase na segmentação silábica, que é um componente crucial na alfabetização inicial. Permitindo que os alunos pratiquem essa segmentação em um contexto lúdico e colaborativo, a atividade procura melhorar suas habilidades de escuta e fala, essencial para o desenvolvimento da leitura e escrita.

  • Desenvolver a consciência fonológica através da segmentação de palavras em sílabas
  • Promover o trabalho em equipe e a comunicação entre os alunos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP06: Segmentar oralmente palavras em sílabas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade centra-se no trabalho de segmentação silábica, essencial para a etapa inicial de alfabetização. Ao envolver os alunos em uma prática lúdica, o ensino de sílabas torna-se mais significativo e próximo de suas vivências. Além disso, reforça a importância de compreender a estrutura das palavras para um melhor aprendizado da leitura e escrita.

  • Consciência fonológica
  • Segmentação de palavras em sílabas
  • Interação e trabalho em equipe

Metodologia

A metodologia utilizada abrange práticas de ensino baseadas em jogos e interação grupal para facilitar a aprendizagem. Ao propor um ambiente dinâmico e estimulante, a atividade busca aliar teoria e prática de forma natural e intuitiva. Assim, aprende-se melhor ao experimentar e participar ativamente do processo.

  • Divisão dos alunos em equipes
  • Uso de tabuleiro com sílabas dispostas no chão
  • Atividade prática e interativa

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é simples e cuidadosamente distribuído em duas sessões de 30 minutos. Estruturado para otimizar o tempo, garante que todos os alunos participem ativamente e permite que o professor acompanhe o progresso, ajustando o andamento conforme as necessidades encontradas.

  • Aula 1: Introdução à atividade e primeiras rodadas do jogo
  • Aula 2: Continuação do jogo e conclusão com revisão das palavras aprendidas

Avaliação

A avaliação dos alunos será qualitativa, com foco na observação de suas habilidades de segmentação silábica e participação em equipe. Durante a atividade, o professor deverá circular entre os grupos, ouvindo as palavras sugeridas e verificando se os alunos conseguem identificar e segmentar corretamente as sílabas. A interação e o engajamento no trabalho em equipe também serão considerados. Exemplos de avaliação incluem: observar se o aluno consegue criar e segmentar uma palavra corretamente com a sílaba apresentada; verificar se apoia os colegas de equipe e participa das decisões do grupo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para essa atividade são simples e de baixo custo, permitindo fácil implementação em qualquer ambiente escolar. A utilização de materiais acessíveis assegura que a atividade seja realizável sem a necessidade de equipamentos complexos ou caros.

  • Tabuleiro grande com sílabas
  • Cartões de palavras para visualização
  • Espaço amplo para dispor o tabuleiro

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