Esta atividade pede que os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental reflitam sobre a importância de regras para uma convivência harmoniosa na sala de aula. Iniciando com um debate guiado pelo professor sobre como as regras organizam a vida escolar e promovem um ambiente melhor para todos, a atividade segue para a criação coletiva de um código de convivência. Os alunos serão divididos em grupos para discutir e listar as regras que acham importantes. Posteriormente, cada grupo compartilhará suas ideias, e com a assistência do professor, uma lista consensual será formada. Para finalizar, os alunos ilustrarão as regras acordadas, que serão expostas na sala como um lembrete contínuo da importância de sua observância.
Os objetivos desta atividade são promover a reflexão sobre a importância das regras para a convivência em grupo, estimular a capacidade de trabalhar em equipe através da discussão e negociação de ideias, e desenvolver habilidades de expressão oral e escrita ao listar e ilustrar o código de convivência. Além disso, visa-se incutir nos alunos valores de cidadania e respeito mútuo, ensinando-os a importância do diálogo e do compromisso para a criação de um ambiente escolar saudável e acolhedor.
A abordagem desta atividade se insere no âmbito da competência linguística e cívica, onde os alunos serão incentivados a expressar suas ideias, opiniões e sentimentos de forma construtiva. Além disso, ao participarem ativamente na construção de regras de convivência, os alunos se veem como parte essencial no processo de construção e manutenção de um espaço escolar positivo, aprendendo sobre responsabilidade, respeito e empatia.
Durante a atividade serão aplicadas metodologias ativas, como a Atividade Mão-na-massa, em que os alunos estarão diretamente envolvidos no processo de aprendizagem através da prática e da experimentação. A dinâmica de grupo para discussão e criação das regras incentivará a interação e cooperação, e a parte de ilustração das regras escolhidas permitirá que os alunos expressam criativamente suas ideias.
A atividade será desenvolvida em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, ocorrerá o debate e a formação dos grupos. Na segunda aula, será feita a apresentação das regras propostas por cada grupo, a criação do código de convivência final e a sua ilustração.
A avaliação da atividade será formativa, observando a participação dos alunos durante todas as etapas. A capacidade de argumentação, o trabalho em equipe, a criatividade na ilustração das regras e o engajamento no debate serão considerados. Exemplos de comportamentos esperados incluem: respeito pelo tempo de fala dos colegas, contribuições construtivas durante a discussão em grupo e esforço na atividade de ilustração.
Serão necessários materiais simples como papel, canetas coloridas, lápis de cor e cartolina para a ilustração do código de convivência. Além disso, o espaço da sala de aula deve ser organizado de forma a facilitar o trabalho em grupo e a discussão em plenário.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula