Criando Nossos Contos Encantados

Desenvolvida por: Keila … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Artes
Temática: Criação Coletiva de Histórias

Esta atividade prática tem como objetivo estimular os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a criarem, em grupos, pequenas histórias, unindo conceitos básicos de narrativa, criatividade e trabalho em equipe. A atividade começa com a introdução dos elementos de uma narrativa pelo professor, como personagens, cenários e tramas. Em seguida, será proposto que cada grupo de alunos desenvolva um conto temático, com liberdade para escolher os detalhes que comporão suas histórias. O processo criativo não se limita à escrita: os alunos também serão incentivados a ilustrar suas narrativas, dando vida às suas ideias. O ponto alto da atividade é a apresentação dos contos criados para a turma, promovendo não apenas a prática da leitura e da escrita mas, igualmente, o desenvolvimento de habilidades artísticas e de oratória.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é estimular nos alunos do 1º ano habilidades de escrita, leitura, análise textual e competências artísticas por meio da criação de histórias em grupo. Será dada especial atenção ao desenvolvimento da criatividade, capacidade de trabalho em equipe e a habilidade de apresentar ideias de forma clara e estruturada. Os alunos aprenderão a estruturar uma narrativa desde a concepção de personagens e cenários até o desenho da trama, buscando promover a coesão e coerência textuais em suas criações. Através deste exercício coletivo e da orientação constante do professor, eles também poderão relacionar elementos sonoros e suas representações escritas, além de aplicar regras e conceitos básicos da língua portuguesa em contextos criativos e dinâmicos.

  • Estimular a criatividade e a invenção de histórias
  • Desenvolver habilidades de escrita e leitura
  • Promover a compreensão e aplicação dos elementos de uma narrativa
  • Incentivar o trabalho em equipe
  • Praticar a apresentação oral das histórias criadas

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP08: Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
  • EF01LP21: Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas de regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • EF12LP05: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade será centrado em torno do desenvolvimento das habilidades de narração de histórias, escrita criativa e ilustração. Os alunos serão guiados através do processo de identificação e aplicação dos elementos constitutivos de uma história, como introdução, desenvolvimento, clímax e desfecho. Além disso, será dada ênfase à prática da escrita alfabética, correlacionando-a com a consciência fonológica, para que os alunos possam progredir na habilidade de transcrever oralidades para o texto escrito, de uma forma significativa e contextualizada.

  • Elementos de uma narrativa (personagens, cenário, trama)
  • Processo de criação de um conto
  • Consciência fonológica e sua relação com a escrita
  • Desenvolvimento de habilidades artísticas (ilustração)
  • Técnicas de apresentação oral

Metodologia

Adotaremos uma metodologia ativa, centrada no aluno, incentivando a criação e compartilhamento de ideias em um ambiente colaborativo. A atividade será iniciada com uma introdução lúdica aos elementos de uma história, seguida de uma dinâmica de grupo para brainstorming de ideias. Os estudantes serão encorajados a esboçar suas narrativas em grupos, com o professor atuando como facilitador, provendo recursos e orientação conforme necessário. Posteriormente, os alunos trabalharão na escrita e ilustração dos seus contos, culminando com a apresentação para a turma, onde poderão praticar suas habilidades de oratória e recepção crítica.

  • Introdução aos elementos da narrativa
  • Brainstorming em grupo para desenvolvimento de ideias
  • Escrita e ilustração dos contos em grupo
  • Apresentação dos contos para a turma
  • Feedback construtivo entre os alunos após as apresentações

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total de 2 horas será distribuída em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, cobriremos a introdução dos elementos da narrativa e o início do desenvolvimento das histórias em grupo. A segunda aula será dedicada à conclusão da escrita e ilustração dos contos, bem como à preparação e execução das apresentações.

  • Aula 1: Introdução à narrativa e início da criação dos contos em grupo
  • Aula 2: Finalização, ilustração dos contos e apresentações

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, considerando a participação, engajamento, criatividade e colaboração dos alunos ao longo do processo de criação dos contos. Será dada ênfase aos aspectos da escrita, como coesão e coerência, bem como à originalidade e expressividade nas ilustrações. A capacidade de trabalhar em equipe e a qualidade da apresentação oral também serão critérios importantes. Por fim, a capacidade dos alunos de oferecer e receber feedback de maneira construtiva será valorizada, visando o desenvolvimento da autoestima, respeito mútuo e habilidades de comunicação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados materiais como papel, lápis de cor, canetinhas, borrachas e outros materiais de desenho. Recursos didáticos como livros de contos infantis e exemplos de histórias em quadrinhos também serão disponibilizados para inspiração. A utilização de um quadro branco ou flip chart para as discussões iniciais e brainstorming pode facilitar a visualização de ideias e a organização do pensamento criativo.

  • Papel A4 ou cartolina
  • Lápis de cor, canetinhas e borrachas
  • Livros de contos infantis e histórias em quadrinhos
  • Quadro branco ou flip chart
  • Projetor para apresentações finais

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo