Esta atividade prática tem como objetivo estimular os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a criarem, em grupos, pequenas histórias, unindo conceitos básicos de narrativa, criatividade e trabalho em equipe. A atividade começa com a introdução dos elementos de uma narrativa pelo professor, como personagens, cenários e tramas. Em seguida, será proposto que cada grupo de alunos desenvolva um conto temático, com liberdade para escolher os detalhes que comporão suas histórias. O processo criativo não se limita à escrita: os alunos também serão incentivados a ilustrar suas narrativas, dando vida às suas ideias. O ponto alto da atividade é a apresentação dos contos criados para a turma, promovendo não apenas a prática da leitura e da escrita mas, igualmente, o desenvolvimento de habilidades artísticas e de oratória.
O objetivo desta atividade é estimular nos alunos do 1º ano habilidades de escrita, leitura, análise textual e competências artísticas por meio da criação de histórias em grupo. Será dada especial atenção ao desenvolvimento da criatividade, capacidade de trabalho em equipe e a habilidade de apresentar ideias de forma clara e estruturada. Os alunos aprenderão a estruturar uma narrativa desde a concepção de personagens e cenários até o desenho da trama, buscando promover a coesão e coerência textuais em suas criações. Através deste exercício coletivo e da orientação constante do professor, eles também poderão relacionar elementos sonoros e suas representações escritas, além de aplicar regras e conceitos básicos da língua portuguesa em contextos criativos e dinâmicos.
O conteúdo programático desta atividade será centrado em torno do desenvolvimento das habilidades de narração de histórias, escrita criativa e ilustração. Os alunos serão guiados através do processo de identificação e aplicação dos elementos constitutivos de uma história, como introdução, desenvolvimento, clímax e desfecho. Além disso, será dada ênfase à prática da escrita alfabética, correlacionando-a com a consciência fonológica, para que os alunos possam progredir na habilidade de transcrever oralidades para o texto escrito, de uma forma significativa e contextualizada.
Adotaremos uma metodologia ativa, centrada no aluno, incentivando a criação e compartilhamento de ideias em um ambiente colaborativo. A atividade será iniciada com uma introdução lúdica aos elementos de uma história, seguida de uma dinâmica de grupo para brainstorming de ideias. Os estudantes serão encorajados a esboçar suas narrativas em grupos, com o professor atuando como facilitador, provendo recursos e orientação conforme necessário. Posteriormente, os alunos trabalharão na escrita e ilustração dos seus contos, culminando com a apresentação para a turma, onde poderão praticar suas habilidades de oratória e recepção crítica.
A carga horária total de 2 horas será distribuída em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, cobriremos a introdução dos elementos da narrativa e o início do desenvolvimento das histórias em grupo. A segunda aula será dedicada à conclusão da escrita e ilustração dos contos, bem como à preparação e execução das apresentações.
A avaliação será formativa e contínua, considerando a participação, engajamento, criatividade e colaboração dos alunos ao longo do processo de criação dos contos. Será dada ênfase aos aspectos da escrita, como coesão e coerência, bem como à originalidade e expressividade nas ilustrações. A capacidade de trabalhar em equipe e a qualidade da apresentação oral também serão critérios importantes. Por fim, a capacidade dos alunos de oferecer e receber feedback de maneira construtiva será valorizada, visando o desenvolvimento da autoestima, respeito mútuo e habilidades de comunicação.
Para a realização desta atividade, serão utilizados materiais como papel, lápis de cor, canetinhas, borrachas e outros materiais de desenho. Recursos didáticos como livros de contos infantis e exemplos de histórias em quadrinhos também serão disponibilizados para inspiração. A utilização de um quadro branco ou flip chart para as discussões iniciais e brainstorming pode facilitar a visualização de ideias e a organização do pensamento criativo.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula