Criando Quadrinhas Colaborativas

Desenvolvida por: Scheil… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Criação de Quadrinhas

A atividade proposta visa desenvolver a criatividade, a escrita e a oralidade dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental por meio da criação colaborativa de quadrinhas. Iniciando com a apresentação de exemplos de quadrinhas e parlendas pelo professor, os alunos serão divididos em pequenos grupos com o objetivo de criar suas próprias quadrinhas, abordando temas do cotidiano ou conteúdos em estudo. O professor atuará como facilitador, apoiando os estudantes no processo criativo e na escrita das quadrinhas. Esta atividade, além de estimular a comunicação e a expressão criativa, também enfoca o trabalho em equipe e o pensamento crítico ao decidirem sobre o tema e a melhor forma de expressá-lo em versos. Após a criação, cada grupo apresentará sua quadrinha para a turma, praticando a oralidade e compartilhando suas produções. Esta prática pedagógica incentiva a aprendizagem ativa e participativa, utilizando metodologias ativas como Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos, para engajar os alunos de maneira lúdica e significativa.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é estimular a criatividade, a habilidade de escrita e oralidade dos alunos, promovendo ainda a capacidade de trabalhar em equipe e o desenvolvimento do pensamento crítico. Os alunos poderão praticar a escrita de palavras e frases, entender a estrutura das quadrinhas e se expressar criativamente, sempre considerando a situação comunicativa e o tema escolhido para texto. Além disso, a atividade promove a comparação de sons e palavras, incentivando os alunos a explorarem as semelhanças e diferenças nos sons das sílabas, o que é fundamental para o desenvolvimento da habilidade de leitura e escrita.

  • Estimular a criatividade e expressão oral e escrita.
  • Fomentar a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver o pensamento crítico na escolha de temas e na composição das quadrinhas.
  • Praticar a estrutura e a rima das quadrinhas.
  • Incentivar a comparação de sons e palavras.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP09: Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais.
  • EF01LP18: Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

Conteúdo Programático

A atividade estrutura-se sobre a base do desenvolvimento da linguagem oral e escrita, focando especialmente na criação de quadrinhas como meio de expressão. Ela incorpora a prática da escrita alfabética, a identificação e comparação de sons em palavras e o registro colaborativo de textos orais e escritos. Isso será contextualizado em atividades que promovam não apenas o aprendizado linguístico mas também sociais, como trabalho em equipe e respeito pelas ideias dos colegas.

  • Estrutura e características das quadrinhas.
  • Criação colaborativa de textos.
  • Práticas de escrita e oralidade.
  • Comparação de sons e palavras.

Metodologia

Será utilizada a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida' ao propor que os alunos realizem uma pesquisa prévia sobre quadrinhas e parlendas antes da atividade em sala, permitindo uma maior imersão no tema. Já a 'Aprendizagem Baseada em Jogos' será aplicada durante a criação das quadrinhas, transformando o processo de escrita em uma experiência lúdica. O professor atuará como mediador, facilitando a colaboração entre os alunos e incentivando a expressão criativa individual e em grupo.

  • Sala de Aula Invertida.
  • Aprendizagem Baseada em Jogos.
  • Criação colaborativa em grupos.
  • Apresentação e compartilhamento das quadrinhas.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada, totalizando 2 horas.

  • Aula 1: Apresentação do projeto, formação dos grupos, início da criação das quadrinhas.
  • Aula 2: Conclusão das quadrinhas e apresentações das criações para a classe.

Avaliação

A avaliação será realizada de forma formativa e contínua, observando a participação, o engajamento com a tarefa e a capacidade de trabalhar em equipe. Será avaliada a criatividade e a aderência à estrutura das quadrinhas, bem como a clareza e a fluência na apresentação oral. Feedbacks construtivos serão fornecidos para incentivar o desenvolvimento das habilidades de cada aluno. Além disso, o respeito e a valorização das produções dos colegas serão critérios considerados no processo de avaliação, promovendo uma atmosfera de apoio e colaboração.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários materiais como papel, lápis ou canetas para a escrita das quadrinhas. Recursos adicionais incluem acesso a exemplos de quadrinhas e parlendas, seja por meio de livros ou recursos online, fornecendo uma variedade de referências para inspiração. O uso de um quadro ou cartolina grande para anotações coletivas e apresentações também enriquecerá a dinâmica da atividade.

  • Papel e material para escrita.
  • Exemplos de quadrinhas e parlendas.
  • Quadro ou cartolina para apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo