A atividade 'Debate dos sons iniciais' propõe uma abordagem dinâmica e participativa para o reconhecimento das similaridades e diferenças sonoras das sílabas iniciais das palavras. Por meio de um formato de roda de debate, os alunos serão estimulados a ouvir atentamente as palavras apresentadas pelo professor, discutindo em seguida suas percepções sobre os sons. Esta atividade não só promove a compreensão fonética e fonológica, fundamentais no processo de alfabetização, mas também fomenta habilidades sociais como escuta ativa, respeito pelas opiniões dos colegas e argumentação. Utilizando exemplos lúdicos como 'sapo' e 'sol', os alunos terão a oportunidade de explorar a sonoridade das sílabas iniciais, comparecendo suas semelhanças e diferenças, e desta forma, aprofundando na habilidade EF01LP09. É uma atividade rica que engaja os alunos em um aprendizado significativo enquanto praticam o respeito mútuo e a colaboração.
O objetivo principal desta atividade é desenvolver e aprofundar a compreensão dos alunos sobre as nuances fonéticas e fonológicas das palavras, especificamente focando nas sílabas iniciais. Pretende-se que, ao final desta atividade, os alunos sejam capazes de identificar semelhanças e diferenças entre os sons de sílabas iniciais de palavras variadas, promovendo assim um entendimento mais aprofundado da língua portuguesa. Além disso, este exercício visa desenvolver habilidades sociais importantes, tais como a escuta ativa, a capacidade de expressar suas ideias claramente e o respeito pelas perspectivas de seus colegas.
Este plano de aula centra-se na habilidade de comparar foneticamente palavras, mediante a identificação de semelhanças e diferenças entre os sons de suas sílabas iniciais. O conteúdo abordará conceitos básicos de fonética e fonologia, utilizando exemplos práticos para facilitar a compreensão. Adicionalmente, serão promovidas práticas de diálogo e escuta ativa entre os alunos, visando o desenvolvimento de habilidades sociais essenciais.
Nesta atividade, será adotada uma abordagem interativa que combina a metodologia de Roda de Debate com elementos da Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos serão divididos em pequenos grupos e receberão palavras distintas para análise e discussão. Este formato promove a participação ativa de todos, estimula o pensamento crítico e a colaboração. A dinâmica será guiada com perguntas provocativas pelo professor, incentivando a argumentação e a articulação das ideias de cada aluno.
A atividade terá uma duração total de 4 horas, divididas igualmente em quatro aulas de 60 minutos. Cada aula será dedicada a um aspecto específico da atividade, iniciando com a introdução ao tema, seguida por práticas de identificação de sons, debates e, finalmente, uma síntese dos aprendizados.
A avaliação desta atividade será processual e formativa, considerando a participação, a colaboração e a capacidade de argumentação dos alunos durante o debate. Será observado o desenvolvimento da habilidade de identificar semelhanças e diferenças entre os sons das sílabas iniciais, assim como o respeito e a escuta ativa em relação às falas dos colegas. Feedbacks positivos serão fornecidos para incentivar a melhoria contínua.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos simples, como cartões ou flashcards com palavras, gravador de som para registrar exemplificações de palavras (opcional) e um espaço apropriado que permita a formação de uma roda de debate, garantindo a participação ativa de todos os alunos.
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