Debate Sílabico

Desenvolvida por: Orisne… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Fonética e Fonologia

O Debate Sílabico é uma atividade pedagógica prática que visa promover o conhecimento aprofundado sobre a sonoridade das palavras entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Através de uma dinâmica de jogo seguida por um debate orientado, os estudantes serão estimulados a explorar como as sílabas formam as palavras e de que forma cada letra contribui com seu som específico para a construção de significados. O professor iniciará a atividade com um jogo inclusivo onde apresentará uma palavra, e o aluno seguinte terá o desafio de dizer outra palavra que inicie com a última sílaba da palavra anterior. Esta fase do jogo tem o objetivo de engajar todos os alunos e prepará-los para o debate subsequente. Após várias rodadas, a atividade transicionará para uma Roda de Debate, aonde os alunos poderão discutir as descobertas e desafios encontrados durante o jogo, levando a uma reflexão coletiva sobre os padrões sonoros das letras e sílabas, e como estes se relacionam com a escrita.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como principais objetivos promover a conscientização sobre a estrutura fonética e fonológica das palavras, além de estimular a habilidade de escuta ativa, a articulação da fala e a competência leitora. Alunos serão encorajados a identificar fonemas, compreender a representação escrita das sílabas e relacionar sons a suas respectivas letras, desenvolvendo assim, uma base sólida para a alfabetização. Ao engajar os alunos em uma aprendizagem baseada na prática e reflexão, esta atividade almeja também cultivar habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, respeito mútuo e a capacidade de ouvir e considerar diferentes pontos de vista.

  • Promover a consciência fonética e fonológica.
  • Desenvolver habilidades de escuta ativa e articulação da fala.
  • Estimular o reconhecimento de fonemas e sua correspondência escrita.
  • Encorajar o trabalho em equipe e habilidades socioemocionais.
  • Aprimorar a competência leitora através da identificação de sílabas e sons.

Conteúdo Programático

O conteúdo desta atividade abrange conceitos fundamentais da fonética e fonologia dentro da Língua Portuguesa, incidindo especificamente na decomposição de palavras em sílabas, na identificação de fonemas e sua representação por letras, e na relação entre elementos sonoros e sua representação escrita. Através de um método prático e interativo, os alunos irão explorar a construção das palavras, compreendendo que cada sílaba é formada por sons específicos, e que a escrita é uma representação desses sons.

  • Decomposição de palavras em sílabas.
  • Identificação de fonemas.
  • Representação escrita de fonemas e sílabas.
  • Relação entre elementos sonoros e escrita.

Metodologia

A atividade integra metodologias ativas como Aprendizagem Baseada em Jogos, através do jogo inicial de palavras e, posteriormente, a Roda de Debate, estimulando uma reflexão coletiva entre os alunos. Este conjunto de métodos visa criar um ambiente dinâmico e participativo, no qual os alunos são protagonistas do seu processo de aprendizado, expressando suas ideias e escutando as dos colegas para construir conhecimento de forma colaborativa.

  • Jogo de palavras para estimular a consciência fonética.
  • Roda de Debate para reflexão e discussão coletiva.
  • Guias de estudo para identificação e representação de fonemas.
  • Atividades de grupo para prática de articulação e escuta.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas horas, divididas em quatro aulas de 30 minutos cada. Na primeira aula, será apresentada a dinâmica e iniciado o jogo de palavras. As aulas seguintes serão destinadas à continuação do jogo, introdução ao debate sobre as estruturas sonoras das palavras e reflexões conduzidas pelo professor, finalizando com uma síntese das aprendizagens.

  • Aula 1: Introdução e início do jogo de palavras.
  • Aula 2: Continuação do jogo e preparação para o debate.
  • Aula 3: Roda de Debate sobre a sonoridade das palavras.
  • Aula 4: Reflexões finais e síntese das aprendizagens.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, focando na participação ativa dos alunos durante o jogo e o debate, bem como na habilidade de aplicar os conceitos aprendidos sobre a sonoridade das palavras e sua estrutura. Observações diretas e registros das contribuições individuais ao longo da atividade ajudarão na avaliação do engajamento e do progresso na compreensão dos fonemas, sílabas e sua representação escrita. Exercícios de aplicação prática e quizzes podem complementar a avaliação, fornecendo feedback instantâneo aos alunos e ao professor.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários recursos simples como quadro branco, marcadores, folhas de papel e canetas. Materiais adicionais incluem cartões com palavras e imagens para facilitar a identificação de fonemas e sílabas, e dispositivos como tablets ou computadores, caso a atividade seja apoiada por recursos digitais para o jogo de palavras ou para pesquisa durante o debate.

  • Quadro branco e marcadores.
  • Folhas de papel e canetas.
  • Cartões com palavras e imagens.
  • Tablets ou computadores (opcional).

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