Descobrindo o Nome dos Personagens

Desenvolvida por: Solang… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita (compartilhada e autônoma), Personagens do Sítio do Picapau Amarelo

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de conhecer e explorar as características dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo. A aula será desenvolvida com uma exposição inicial dos personagens, utilizando imagens e descrições dos mesmos. O propósito é despertar o interesse e a curiosidade dos alunos, permitindo que relacionem figuras conhecidas da literatura infantil brasileira às suas descrições e características básicas. Durante a atividade, os alunos serão incentivados a escrever os nomes dos personagens e associar palavras simples como 'alto', 'baixo', 'velho' e 'jovem' aos personagens, promovendo assim habilidades de escrita compartilhada e autônoma. O objetivo é apoiar a alfabetização inicial, desenvolvendo a habilidade de escrita em um contexto que conjuga imaginação e realidade, abordando tanto o reconhecimento visual quanto a expressão textual.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem buscam promover o reconhecimento de letras, palavras e suas associações com imagens, trabalhando a alfabetização inicial de forma lúdica e contextualizada. A atividade também visa desenvolver a autonomia e a colaboração para que os alunos possam dar seus primeiros passos na construção de frases e no uso da linguagem escrita. Esses objetivos estão alinhados ao desenvolvimento de competências fundamentais propostas pela BNCC para o 1º ano do ensino fundamental, considerando as habilidades cognitivas e sociais essenciais para essa fase do aprendizado.

  • Reconhecer e escrever os nomes dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo.
  • Associar adjetivos simples aos personagens, desenvolvendo a compreensão de características.
  • Promover a colaboração e a escrita compartilhada em sala de aula.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP03: Produzir textos de forma autônoma e compartilhada, relacionando imagem e escrita.
  • EF01LP04: Reconhecer letras, palavras e frases em contextos diversificados.
  • EF01LP06: Desenvolver a escrita a partir de modelos e da exploração de situações de uso.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade está centrado no reconhecimento e escrita dos nomes dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo, assim como na associação de adjetivos adequados às suas características. Esse conteúdo não apenas ajuda na alfabetização inicial ao trabalhar o domínio da escrita das palavras e o reconhecimento de figuras literárias, mas também integra conceitos básicos de descrição e comparação utilizando adjetivos. A estrutura da atividade previne o reforço repetitivo, proporcionando um espaço onde a criatividade e o contexto lúdico contribuem para um aprendizado significativo.

  • Introdução aos personagens do Sítio do Picapau Amarelo.
  • Escrita dos nomes dos personagens.
  • Associação de adjetivos simples às características dos personagens.

Metodologia

A metodologia aplicada na atividade busca integrar a exploração visual e escrita de forma significativa. A aula expositiva inicial serve como uma base sólida, guiando os alunos no processo de descoberta dos personagens e suas características. As crianças são estimuladas cognitivamente através de estratégias de ensino lúdicas, que consideram suas habilidades prévias e promovem a participação ativa. A prática da escrita autônoma, combinada com o trabalho em grupo, é uma poderosa ferramenta que incentiva a cooperação e o protagonismo estudantil, consolidando aprendizagens de forma criativa e integradora.

  • Aula expositiva para apresentação dos personagens.
  • Discussão guiada sobre as características de cada personagem.
  • Atividades práticas de escrita de palavras e frases simples.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está planejada para ser realizada em um único módulo de 60 minutos. A dinâmica da aula busca otimizar o tempo, dividindo-o entre a apresentação inicial dos personagens, uma atividade de compreensão e discussão, e, finalmente, um momento prático onde os alunos aplicarão o que foi discutido através da escrita. Ao manter a aula concentrada em uma única sessão, garantimos que o aprendizado seja focado e coeso, permitindo que os alunos mantenham o engajamento e a curiosidade ao longo de todo o processo.

  • Aula 1: Introdução aos personagens, discussão das características e atividade prática de escrita.
  • Momento 1: Apresentação dos Personagens (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula apresentando as imagens dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo. É importante que você explique brevemente quem são esses personagens, destacando suas características visuais. Utilize um quadro ou mural para pendurar as imagens à medida que introduz cada personagem.

    Momento 2: Discussão das Características dos Personagens (Estimativa: 15 minutos)
    Organize os alunos em um semicírculo para facilitar a interação. Conduza uma discussão guiada sobre as características dos personagens, incentivando os alunos a observarem detalhes e a associarem adjetivos como 'alto', 'baixo', 'velho' e 'jovem'. Permita que os alunos compartilhem suas observações e opiniões. Observe se os alunos estão participando ativamente e demonstre interesse em suas contribuições.

    Momento 3: Escrita dos Nomes dos Personagens (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua cadernos e lápis para que os alunos escrevam os nomes dos personagens apresentados. Demonstre como escrever corretamente cada nome no quadro. Oriente os alunos a seguirem seu exemplo. Circule pela sala oferecendo apoio individual, ajudando aqueles que precisem de auxílio na escrita.

    Momento 4: Exercício de Associação (Estimativa: 15 minutos)
    Desafie os alunos a escreverem uma frase curta associando um adjetivo a um personagem, como Emília é baixa. Incentive a criatividade e valorize tentativas de escrita mesmo que não estejam totalmente corretas. Ao final, reveja algumas frases com a turma, destacando aspectos positivos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para incluir todos os alunos, considere apresentar as imagens dos personagens em diversos tamanhos e contrastes para atender diferentes necessidades visuais. Fale de forma clara e pausada para que todos consigam entender as instruções. Caso note alguma dificuldade específica de um aluno, ofereça suporte personalizado e ajustes conforme necessário. Promova um ambiente onde as diferenças sejam respeitadas e celebradas, encorajando todos a participar no seu próprio ritmo.

Avaliação

A avaliação será multidimensional, focando tanto o desenvolvimento cognitivo quanto sociocomunicacional dos alunos. Uma abordagem formativa será aplicada, através da observação contínua das interações dos alunos e do incentivo à escrita correta e criativa. Além disso, a avaliação somativa incluirá a revisão dos cadernos dos alunos, onde será possível verificar se os objetivos de aprendizagem foram alcançados, principalmente no reconhecimento e escrita dos nomes dos personagens, e a associação correta dos adjetivos propostos. Feedback construtivo será oferecido em sala de aula para apoiar o progresso e promover a autoestima dos alunos.

  • Observação formativa durante as atividades práticas.
  • Análise da escrita e associação de adjetivos nos cadernos dos alunos.
  • Fornecimento de feedback construtivo e personalizado.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade são simples, porém eficazes em criar um ambiente de aprendizado dinâmico. Utilizam-se imagens impressas de qualidade dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo, cadernos de escrita, lápis e borrachas. Esses materiais, sendo acessíveis, garantem que todos os alunos possam participar igualmente da atividade, promovendo um aprendizado inclusivo e engajador. O uso de recursos visuais facilita a compreensão e retenção do conteúdo, enquanto os materiais de escrita asseguram que os alunos possam praticar a habilidade de forma tangível.

  • Imagens impressas dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo.
  • Cadernos para prática de escrita.
  • Lápis grafite e borrachas.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos o itinerário sobrecarregado dos educadores, mas seguimos insistindo na importância da inclusão para cada aluno. Neste contexto, a atividade está desenhada para ser inclusiva, respeitando as diferenças individuais dos alunos e garantindo que todos possam participar plena e ativamente. Além do suporte pedagógico individual quando necessário, as imagens utilizadas podem ser ampliadas para facilitar o trabalho com alunos que apresentem dificuldades visuais. O ambiente físico da sala de aula deve estar disposto de forma a permitir que todos os alunos tenham acesso fácil aos materiais. A atividade incentiva interações, permitindo que alunos desenvolvam empatia e respeito pelas diferenças de habilidades de cada um.

  • Ampliação de imagens, conforme necessidade.
  • Organização do ambiente físico para acessibilidade plena.
  • Estimular a ajuda mútua entre os alunos para promover inclusão.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo