Desfile das Palavras Vivas

Desenvolvida por: Alessa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Sistema de Escrita Alfabética

A atividade 'Desfile das Palavras Vivas' é uma dinâmica pedagógica elaborada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é promover o reconhecimento das letras do alfabeto e sua função dentro das palavras. Os alunos participarão de um desfile onde cada um representará uma 'palavra viva'. Antes do desfile, deverão confeccionar adereços e acessórios que simbolizem a palavra escolhida de uma lista previamente definida. Durante o evento, cada criança apresentará sua palavra, pronunciando suas letras em sequência e tentará escrevê-la em um grande mural disposto na sala ou pátio da escola. Após cada apresentação, os colegas de classe terão a oportunidade de interagir, fazendo comparações e observações sobre as similaridades e diferenças entre as versões escritas, tanto pessoais quanto convencionais, das palavras mostradas. Esse processo é essencial para fortalecer o entendimento do sistema de escrita alfabética, bem como sensibilizar as crianças sobre as diferenças entre escritas pessoais e as convenções gráficas da língua.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para esta atividade focam no desenvolvimento e reconhecimento do sistema de escrita alfabética. A produção e apresentação da palavra incentivam os alunos a praticar a escrita alfabética de forma espontânea ou por ditado, usando os grafemas correspondentes aos fonemas. Além disso, ao comparar suas produções escritas com as versões convencionais, as crianças perceberão as semelhanças e diferenças, o que é crucial para a construção do conhecimento linguístico nos anos iniciais.

  • Incentivar a escrita espontânea de palavras.
  • Promover a comparação entre escritas pessoais e convencionais.
  • Reforçar o reconhecimento das letras e fonemas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade centra-se no aprimoramento das habilidades de leitura e escrita, fundamentais para a progressão na aprendizagem escolar. As práticas envolvem atividades interativas, como a confecção de adereços e a escrita em mural, que ampliam o entendimento sobre a relação entre fonema e grafema, consolidando os conhecimentos alfabéticos. Este aprendizado proporciona, ainda, a observação e reflexão sobre as convenções ortográficas.

  • Relação entre sons e letras.
  • Escrita espontânea e por ditado.
  • Comparação entre escritas pessoais e convencionais.

Metodologia

A metodologia aplicada se apoia em estratégias de aprendizagem ativa, nas quais os alunos são impulsionados a participar e refletir sobre seus próprios processos de escrita. A apresentação em formato de desfile estimula o engajamento e a criatividade, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento de habilidades linguísticas por meio da prática. O momento de interação entre os alunos permite a troca de conhecimentos e a construção coletiva do saber.

  • Aprendizagem ativa por meio de desfiles temáticos.
  • Interação e colaboração entre alunos.
  • Atividades de escrita prática e reflexiva.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma é planejado para manter uma sequência clara e coerente das atividades, com uma carga horária total de 2 horas divididas em 2 aulas de 60 minutos. No primeiro encontro, foca-se na escolha das palavras e na preparação dos adereços. No segundo, realiza-se o desfile e o processo de escrita e comparação, garantindo o desenvolvimento integral dos objetivos propostos.

  • Aula 1: Seleção de palavras e confecção de adereços.
  • Aula 2: Desfile das Palavras Vivas e atividades de escrita e comparação.

Avaliação

A avaliação será contínua e ocorrerá mediante observação criteriosa do engajamento e desempenho dos alunos durante todo o processo da atividade. Critérios como participação nas discussões, criatividade na confecção dos adereços, capacidade de reconhecer e pronunciar as letras corretamente, e acuratez na tentativa de escrita das palavras serão considerados. Exemplo: se um aluno ao apresentar sua palavra erra ao transcrever algumas letras, o professor deve focar em ver o progresso e dedicação do aluno durante toda a atividade, mais do que a perfeição no resultado final. Serão utilizados instrumentos como rubricas e listas de verificação para garantir uma avaliação justa e apropriada ao nível de desenvolvimento dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade são fundamentais para estimular o aprendizado de forma lúdica e interativa. Além disso, facilitam a contextualização prática dos conceitos de escrita alfabética. Materiais como cartolinas, lápis de cor, fantasias e o mural servem como mediadores no processo de ensino-aprendizagem, incentivando a criatividade e a expressão pessoal dos estudantes.

  • Cartolinas e materiais de papelaria para confecção de adereços.
  • Fantasia ou roupas temáticas relacionadas à palavra escolhida.
  • Mural e pincéis atômicos para escrita coletiva.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo