Detetives da Escrita

Desenvolvida por: Cynthi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização

Na atividade 'Detetives da Escrita', os alunos da Educação Infantil transformam-se em pequenos detetives munidos de lupas de aumento ou lentes de aumento para explorar um ambiente rico em diversos suportes de escrita, como livros, revistas, jornais e folhetos, espalhados pela sala de aula. A missão desses detetives mirins é investigar e identificar letras isoladas, diferenciando-as claramente de outros símbolos gráficos encontrados nos materiais. Para registrar suas descobertas, cada aluno terá em mãos um caderno de anotações, permitindo-lhe colar recortes dos materiais explorados ou desenhar as letras identificadas na investigação. Esta atividade estimula uma análise atenta e minuciosa dos diferentes textos, promovendo um contato mais íntimo e significativo com a escrita e a leitura. Destaca-se como um processo lúdico, que além de contribuir para a alfabetização e letramento, desenvolve habilidades de observação, diferenciação e apreciação pela diversidade de usos da linguagem escrita encontrada no seu dia a dia.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade pedagógica incluem estimular o reconhecimento das letras do alfabeto pelos alunos de maneira lúdica e interativa, aproveitando a curiosidade natural dessa faixa etária. Ao assumirem o papel de detetives da escrita, os estudantes desenvolvem habilidades analíticas ao distinguir letras de outros sinais gráficos, uma competência fundamental na fase inicial da alfabetização. A atividade promove também a interação com diversos suportes textuais, enriquecendo o contato com a língua escrita e incentivando o gosto pela leitura. Ademais, espera-se que os alunos melhorem a atenção aos detalhes e a coordenação motora fina ao manusear lupas, recortar e desenhar, habilidades essenciais para o pleno desenvolvimento infantil.

  • Reconhecer as letras do alfabeto em diversos suportes textuais.
  • Distinguir letras de outros símbolos gráficos.
  • Desenvolver habilidades analíticas e de observação.
  • Incentivar o gosto e o respeito pela leitura e escrita.
  • Aprimorar a coordenação motora fina.

Conteúdo Programático

A atividade 'Detetives da Escrita' é fundamentada em estratégias de ensino que favorecem a aprendizagem ativa por meio da exploração e manipulação de materiais concretos. Ela é orientada por princípios da metodologia ativa, onde o aluno é o protagonista do seu processo de aprendizagem, explorando o ambiente em busca de letras e símbolos para a construção do conhecimento sobre a escrita de forma prática e significativa.

  • Alfabetização e letramento
  • Reconhecimento de letras
  • Diferenciação entre letras e outros símbolos
  • Manuseio de diferentes tipos de textos e suportes de escrita
  • Desenvolvimento da coordenação motora e habilidades cognitivas

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade inclui a 'Atividade Mão-na-massa', 'Aprendizagem Baseada em Projetos' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos', promovendo uma experiência imersiva e interativa. Os alunos terão a oportunidade de explorar, analisar e criar, atuando diretamente sobre os materiais de estudo. Os alunos serão convidados a reproduzir escritas encontradas na lousa mágica a fim de aprimorar a coordenação motora e manipular diferentes instrumentos e suportes de escrita.  Este enfoque visa potencializar o engajamento e a retenção de conhecimento, permitindo que o processo de aprendizagem ocorra de forma mais efetiva e divertida.

  • Exploração de textos com lupas
  • Identificação e registro de letras
  • Diferenciação de símbolos gráficos
  • Criação de um caderno de anotações próprio
  • Atividades lúdicas de reconhecimento de letras

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada, abrangendo a apresentação do projeto, exploração e análise dos materiais, até a conclusão com apresentações das descobertas e reflexões sobre o processo.

  • Aula 1: Apresentação do projeto e início da investigação.
  • Aula 2: Continuação da exploração, registro de descobertas e compartilhamento na turma.

Avaliação

A avaliação será feita por meio da observação contínua dos professores, considerando o engajamento dos alunos nas atividades de exploração e a habilidade de distinguir letras de outros símbolos gráficos. Ademais, a qualidade e criatividade dos registros no caderno de anotações serão considerados, assim como a participação ativa durante a partilha de descobertas com a turma. Esta avaliação formativa permitirá ao educador acompanhar o desenvolvimento individual e coletivo da turma, ajustando estratégias conforme necessário para atender às necessidades de aprendizagem dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, será necessário um conjunto de materiais e recursos que inclui lupas ou lentes de aumento, uma variedade de livros, revistas, jornais e folhetos, além de cadernos de anotações, lápis de cor, tesouras sem ponta e cola. Estes recursos são essenciais para fornecer um ambiente rico e estimulante, onde os alunos possam explorar e registrar suas descobertas de forma criativa e significativa.

  • Lupas ou lentes de aumento
  • Livros, revistas, jornais e folhetos
  • Cadernos de anotações e Tablet De Escrita LCD De 16 (45 unidades)                                                               
  • Lápis de cor, tesouras sem ponta e cola

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo