Nesta atividade inovadora, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental transformar-se-ão em autênticos detetives da linguagem, com a missão especial de localizar palavras contendo o dígrafo 'ss' em diversos tipos de textos, como revistas, jornais antigos e impressos trazidos de casa. Munidos com lupas de papelão, para intensificar a experiência de investigação, e tesouras sem ponta, para garantir a segurança durante a atividade, os pequenos detetives estarão engajados na busca ativa por palavras que se encaixem no critério estabelecido. Ao encontrar essas palavras, deverão recortá-las cuidadosamente e colá-las em um cartaz coletivo. Este cartaz será posteriormente organizado por categorias temáticas, como animais, lugares, alimentos, entre outros. Este exercício não apenas promove o aprendizado através da análise linguística de forma lúdica, mas também desenvolve habilidades de leitura crítica, classificação semântica e fomenta o trabalho em equipe e colaboração entre os estudantes.
O principal objetivo desta atividade é incentivar o desenvolvimento da habilidade de leitura e análise linguística dentre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, promovendo a capacidade de identificar e classificar palavras com base em suas características ortográficas, neste caso, a presença do dígrafo 'ss'. Além disso, visa estimular o raciocínio lógico, a capacidade de categorização e organização semântica das palavras de acordo com diferentes temas. Esta missão detetivesca, partindo de uma proposta lúdica, busca também fortalecer a colaboração e a integração entre os alunos, desenvolvendo assim competências sociais importantes para o seu crescimento acadêmico e pessoal.
Esta atividade está alinhada com os objetivos de aprendizagem do 1º ano do Ensino Fundamental no que tange ao desenvolvimento de competências leitoras e de escrita, centrando-se na identificação de palavras com duplo SS e conscientizando os alunos sobre as peculiaridades ortográficas da língua portuguesa. Através de uma metodologia que inclui explorar, categorizar e compartilhar descobertas, os estudantes são motivados a analisar o material textual de forma crítica e colaborativa, aperfeiçoando suas habilidades de leitura e escrita num contexto significativo e engajador.
A metodologia 'Mão-na-massa' será adotada para encorajar a participação ativa dos alunos nessa atividade detetivesca. A prática de buscar, recortar e colar palavras promove uma experiência de aprendizado concreta, onde os alunos poderão manipular fisicamente os materiais de leitura, favorecendo assim uma melhor retenção do conhecimento adquirido. Este método ativo será complementado por discussões em grupo para a categorização das palavras, aproveitando o potencial colaborativo para aprofundar a compreensão dos temas e das características ortográficas exploradas.
A carga horária total da atividade será de 2 horas, distribuídas em duas aulas de 60 minutos cada. Durante a primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito da atividade, receberão os materiais e iniciarão a busca e recorte das palavras. A segunda aula será dedicada à finalização da coleta de palavras, seguida pela classificação, discussão em grupo e colagem das palavras nos cartazes temáticos.
A avaliação da atividade Detetives da Linguagem será formativa e contínua, observando o envolvimento dos estudantes em todas as etapas do processo. Será dada ênfase à capacidade de trabalhar em equipe, à habilidade de encontrar e reconhecer palavras com o dígrafo 'ss', bem como à participação nas discussões para a categorização das palavras. O progresso individual e coletivo em relação ao reconhecimento das características ortográficas, classificação semântica e colaboração será considerado. Exemplos de sucesso na atividade podem incluir o número de palavras encontradas por cada aluno, a qualidade da discussão em grupo para a categorização das palavras e o nível de engajamento e cooperação demonstrado durante a atividade.
Para a realização desta atividade, serão necessários lupas de papelão, que podem ser facilmente confeccionadas utilizando materiais recicláveis, tesouras sem ponta para garantir a segurança dos alunos durante o corte do material, revistas, jornais antigos e impressos variados trazidos pelos alunos ou fornecidos pela escola. A utilização destes materiais não apenas contribui para a imersão na atividade investigativa, como também promove a conscientização sobre a reutilização de materiais. A combinação desses recursos com a metodologia ativa permitirá que os alunos explorem, descubram e aprendam de forma eficaz e envolvente.
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