Detetives da Natureza

Desenvolvida por: Cristi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza e Língua Portuguesa
Temática: Exploração do ambiente natural

Nesta atividade prática, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental se tornarão pequenos detetives em uma emocionante saída de campo pelo parque ou jardim da escola. Com o objetivo de observar e descobrir a diversidade de plantas, insetos e pequenos animais, os estudantes serão equipados com cadernetas para registrar suas observações por meio de descrições e desenhos. Essa exploração outdoor não só incentivará a curiosidade e o espírito investigativo dos alunos mas também fomentará um profundo respeito pela natureza. Após a coleta de dados, de volta à sala de aula, os alunos serão guiados pelo professor na elaboração de um 'relatório de detetive', onde expressarão suas descobertas, refletirão sobre a importância da conservação ambiental e discutirão ações práticas de cuidado com o meio ambiente. A atividade visa desenvolver habilidades de observação, registro, escrita e reflexão crítica, promovendo também a colaboração e a comunicação eficaz entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade é multifacetado, englobando o desenvolvimento de habilidades de observação cuidadosa do ambiente, habilidades de escrita e expressão, bem como a fomentação da consciência ambiental nos alunos. Espera-se que, ao final da experiência, os estudantes sejam capazes de identificar e descrever com detalhes diversas formas de vida encontradas no ambiente escolhido, reconhecendo a importância e a necessidade de preservação destes. Além disso, a prática visa aprimorar as habilidades de planejamento e produção textual, levando os alunos a organizar suas ideias de maneira clara e estruturada, oferecendo também uma oportunidade para a revisão e melhoria de textos em um contexto colaborativo.

  • Aprimorar a observação e descrição do ambiente natural
  • Desenvolver habilidades de registro gráfico e textual das observações
  • Estimular a consciência e o respeito pela diversidade e conservação ambiental
  • Praticar a elaboração, revisão e redação de textos
  • Fomentar o trabalho em equipe e a troca de experiências entre os alunos

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF15LP05
  • description": "Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas." }, { "code": EF15LP06
  • description": Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade incorpora conhecimentos interdisciplinares de Ciências da Natureza e Língua Portuguesa, focando no estudo do meio ambiente e na produção textual. Os alunos aprenderão a observar e registrar de maneira sistemática as características do ambiente e de seus componentes, como plantas e animais. Além disso, trabalharão na estruturação de textos descritivos e relatórios, abordando a importância da conservação ambiental e as formas de contribuir para a proteção da natureza. As habilidades de leitura, análise e revisão textual serão igualmente enfatizadas, com um olhar para a melhoria contínua da escrita.

  • Observação e descrição do ambiente natural
  • Identificação de plantas, insetos e animais
  • Conceitos básicos de ecologia e conservação ambiental
  • Estruturação e redação de textos descritivos e relatórios
  • Revisão textual e colaboração em grupo

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade é participativa e prática, baseada em metodologias ativas como saída de campo, atividade mão-na-massa e roda de debate. Inicialmente, os alunos explorarão o ambiente natural designado com a missão de coletar informações e fazer registros detalhados. Posteriormente, em sala de aula, serão orientados no planejamento e escrita de um relatório sobre suas descobertas, onde aplicarão técnicas de redação e revisão colaborativa. A roda de debate será utilizada como momento de compartilhamento de aprendizados, fomentando a discussão sobre a importância da preservação ambiental e troca de ideias sobre como cuidar do meio ambiente.

  • Saída de campo para observação e coleta de dados
  • Uso de cadernetas para registro de observações e desenhos
  • Orientação na elaboração do 'relatório de detetive'
  • Revisão colaborativa dos textos produzidos
  • Roda de debate sobre conservação ambiental e responsabilidade ecológica

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em um total de 2 horas, divididas em quatro aulas de 30 minutos cada. A primeira aula será dedicada à preparação e à saída de campo. A segunda e terceira aulas serão utilizadas para a elaboração do relatório de detetive, incluindo momentos de escrita, revisão e colaboração entre os alunos. A última aula será destinada à roda de debate, onde os alunos poderão compartilhar suas descobertas e reflexões.

  • Aula 1: Preparação e saída de campo
  • Aula 2: Elaboração do relatório de detetive - Parte 1
  • Aula 3: Elaboração do relatório de detetive - Parte 2
  • Aula 4: Roda de debate e compartilhamento das descobertas

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa, focando no processo de aprendizagem dos alunos ao longo da atividade. Serão considerados a dedicação e o empenho na observação e no registro durante a saída de campo, a qualidade dos registros escritos e desenhados, a participação na elaboração colaborativa do relatório de detetive e a contribuição nas discussões da roda de debate. O feedback construtivo será dado em cada etapa, visando o aprimoramento contínuo das habilidades de observação, escrita e pensamento crítico sobre questões ambientais. Exemplos de atividades avaliativas incluem a revisão dos registros de caderneta, a análise do relatório de detetive considerando critérios como clareza, coesão e coerência, e a participação ativa e respeitosa na roda de debate.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários alguns materiais básicos e recursos didáticos. As cadernetas de campo são essenciais para que os alunos façam seus registros de observação e desenhos. Materiais como lápis, borrachas e canetas coloridas serão úteis para a realização dos registros e elaboração dos relatórios. Acesso a livros, enciclopédias ou recursos digitais pode enriquecer a pesquisa e a identificação de espécies observadas. Além disso, o espaço do parque ou jardim da escola é o principal recurso, pois será o ambiente explorado durante a saída de campo.

  • Cadernetas de campo para cada aluno
  • Lápis, borrachas e canetas coloridas
  • Acesso a livros e recursos digitais para pesquisa
  • Espaço ao ar livre para exploração (parque ou jardim da escola)

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