Esta atividade pedagógica prática visa estimular nos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a capacidade de reconhecer a organização dos textos e sua leitura, da esquerda para a direita e de cima para baixo. Antecedendo a atividade prática em sala, será enviado um vídeo educativo preparado pelo professor enfocando a organização e a direcionalidade da leitura de textos, utilizando exemplos práticos. Seguindo os princípios da metodologia ativa e da sala de aula invertida, os estudantes serão incentivados a protagonizar o processo de aprendizado. Na aula prática, eles serão organizados em duplas e atuarão como 'detetives', buscando pistas espalhadas pela sala. Essas pistas estarão em cartas contendo palavras e imagens relacionadas. A tarefa desses pequenos detetives será decifrar as pistas de acordo com a direção correta da leitura e organizar as cartas de maneira que formem frases com sentido. Para a conclusão da atividade, cada dupla apresentará suas descobertas, promovendo a colaboração e o diálogo entre os participantes, fundamentais para o desenvolvimento da compreensão textual.
Nesta atividade, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades fundamentais no processo de alfabetização, tais como o reconhecimento da organização textual que segue a orientação da esquerda para a direita e de cima para baixo. Almeja-se, também, fortalecer a habilidade de leitura e compreensão de textos simples, bem como trabalhar a colaboração e o diálogo entre os alunos por meio da realização de uma tarefa em duplas. Será uma oportunidade para que os estudantes apliquem de forma prática e significativa o conhecimento acerca da disposição do texto, contribuindo para a sua autonomia e protagonismo em situações de aprendizagem.
A atividade está alinhada com os fundamentos da alfabetização, focando no reconhecimento das características organizacionais dos textos. Por meio de uma abordagem lúdica e interativa, objetiva-se introduzir os conceitos de leitura e escrita, enfatizando a orientação da esquerda para a direita e de cima para baixo, de maneira a consolidar tais conhecimentos de forma natural e divertida.
Utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os alunos serão primeiramente conduzidos a um processo de aprendizagem autônoma por meio do vídeo preparatório, estimulando o interesse e a preparação prévia para a atividade em sala. Posteriormente, a prática em sala de aula incentivará a aplicação direta dos conhecimentos adquiridos, por meio de uma atividade lúdica e colaborativa, onde a resolução de desafios contribuirá para a fixação dos conceitos de organização de texto e compreensão leitora.
A atividade será dividida em duas aulas de aproximadamente 90 minutos cada. Na primeira aula, será realizada uma revisão do conteúdo do vídeo e a explicação detalhada da tarefa. Na segunda aula, os alunos executarão a atividade prática, finalizando com a apresentação das frases formadas.
A avaliação se dará por meio da observação ativa durante a realização da atividade prática, considerando a capacidade dos alunos em aplicar o conhecimento sobre a organização dos textos, a habilidade de leitura e compreensão, além da qualidade da interação e colaboração entre as duplas. A avaliação levará em conta a participação, o envolvimento com a tarefa e a criatividade na formação de frases que façam sentido, observando a correta sequência lógica das palavras.
Os recursos incluirão o vídeo preparatório enviado previamente aos alunos, cartas com palavras e imagens para a prática em sala, além de material para registro das frases formadas pelas duplas. A utilização desses recursos visa proporcionar uma experiência educativa enriquecedora, estimulando a aprendizagem autônoma e colaborativa.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula