Nesta atividade pedagógica, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar e expressar o seu sentido de pertencimento local por meio da criação de um diário coletivo da turma. Cada estudante contribuirá com uma página que destaque um aspecto específico da comunidade ou cidade, como um lugar favorito, uma tradição local ou um evento significativo, utilizando a escrita espontânea para descrever sua escolha. Após o término da escrita, o educador digitalizará ou fotografará as páginas e as projetará no quadro digital para que sejam lidas em voz alta. Esta leitura coletiva permitirá que os alunos observem as diversas formas de escrita, comparando-as entre si e com exemplos de escritas convencionais. Esta atividade não só fomenta a prática da escrita e leitura mas também promove a discussão sobre o uso adequado de letras e grafemas, auxiliando os educandos na identificação de ajustes necessários para aproximar a escrita espontânea dos padrões convencionais da língua escrita, de maneira lúdica e participativa.
O principal objetivo desta atividade é possibilitar aos alunos a prática da escrita espontânea, promovendo o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita fundamentais neste estágio da aprendizagem. Além disso, busca-se estimular o sentimento de pertencimento e identidade com a comunidade ou cidade, permitindo que os alunos compartilhem suas visões e experiências pessoais. Ao projetar as páginas no quadro digital e realizar a leitura coletiva, os alunos poderão observar e refletir sobre suas próprias práticas de escrita, comparando-as com as dos colegas e com padrões convencionais, reconhecendo assim semelhanças e diferenças importantes. Este processo contribui não só para a melhoria da escrita mas também para o desenvolvimento da capacidade crítica e analítica em relação à língua.
A atividade planejada engloba práticas de escrita e leitura dentro do contexto do pertencimento local, visando desenvolver a habilidade dos alunos em expressar suas ideias de forma escrita, além de promover a capacidade de reflexão e análise crítica sobre suas próprias produções textuais e as dos colegas em relação aos padrões da escrita formal da língua Portuguesa. Ao explorar temas que lhes são familiares, como aspectos da comunidade ou cidade onde vivem, a atividade também fomenta a valorização cultural e a expressão da identidade individual e coletiva.
Esta atividade será desenvolvida por meio de metodologias ativas, onde os alunos serão os principais agentes de sua aprendizagem. Iniciará com uma conversa motivacional sobre a importância de conhecer e valorizar os aspectos da comunidade e cidade onde vivem. Em seguida, cada aluno escolherá um aspecto específico da comunidade para descrever por meio da escrita espontânea. Após a escrita, as páginas serão digitalizadas e projetadas no quadro digital para leitura coletiva, seguida de uma discussão guiada pelo professor, focada na comparação entre as escritas dos alunos e os padrões convencionais, identificando ajustes necessários.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução do tema e os alunos iniciarão a produção de suas páginas. Na segunda aula, as páginas serão digitalizadas e projetadas para leitura e discussão coletiva.
A avaliação desta atividade será formativa e contínua, focando no processo de aprendizagem dos alunos. Será considerado o engajamento dos alunos na atividade, a capacidade de expressar suas ideias por escrito, a participação na leitura coletiva e nas discussões, bem como a reflexão sobre a própria escrita e a dos colegas. A análise das trocas entre escrita espontânea e convencional fornecerá insights valiosos para a compreensão do processo de aquisição da linguagem escrita. Exemplos e observações específicas durante as discussões ajudarão a embasar a avaliação de cada estudante.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais como papel, lápis, canetas coloridas para que os alunos produzam suas páginas. Além disso, é fundamental contar com o acesso a um scanner ou câmera fotográfica para digitalizar as páginas e um quadro digital ou projetor para a leitura coletiva. A utilização desses recursos tecnológicos é essencial para a dinâmica da atividade, permitindo uma interação rica e animada entre os participantes.
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