Diário de Aventuras: Criando Minha Própria Tirinhas

Desenvolvida por: Zelia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita Colaborativa e Criativa

Nesta atividade, as crianças do Infantil 2 A irão explorar a escrita criativa através da elaboração de tirinhas em grupo. A atividade irá começar com uma breve introdução ao gênero textual tirinha, destacando suas características principais. Em seguida, os alunos serão organizados em pequenos grupos para colaborar na criação de uma pequena história em três quadros. Eles serão incentivados a pensar nos personagens, cenários e enredo, adicionando onomatopeias para enriquecer a narrativa. A finalização envolverá a digitalização das tirinhas, utilizando um scanner ou câmera de celular, para exibição na lousa digital, onde ocorrerá apreciação e discussão coletiva. Essa prática visa fomentar não apenas a habilidade de escrita, mas também desenvolver o trabalho em equipe e estimular a criatividade, oferecendo uma oportunidade para os alunos vivenciarem na prática conceitos de narrativa e arte sequencial.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são projetados para garantir que os alunos desenvolvam habilidades de escrita colaborativa e compreendam elementos básicos da estrutura narrativa através da criação de tirinhas. Ao envolver os alunos em atividades práticas de escrita e desenho, a atividade busca promover a alfabetização em um contexto lúdico e significativo. A inclusão de componentes visuais e o uso da onomatopeia permitem que os alunos expressem sua criatividade enquanto aperfeiçoam sua capacidade de comunicação escrita. Além disso, o trabalho colaborativo em grupos estimula habilidades sociais essenciais, como cooperação, respeito às contribuições dos pares e habilidades de escuta ativa.

  • Desenvolver habilidades de escrita colaborativa.
  • Compreender elementos básicos da estrutura narrativa.
  • Estímulo da criatividade através da criação de personagens e enredos.
  • Promover habilidades sociais por meio do trabalho em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP17: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.
  • EF01LP20: Identificar e reproduzir, em listas, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado na prática da escrita criativa e na compreensão de narrativas simples por meio do gênero textual tirinha. Inicialmente, será abordado o conceito de tirinha, sua história e propósito comunicativo. A seguir, os alunos aprenderão a estruturar uma história em três atos, contemplando introdução, desenvolvimento e conclusão. Serão abordados aspectos como a criação e desenvolvimento de personagens e o uso de elementos visuais, incluindo o uso de onomatopeias para enriquecer a expressão. Com esse conteúdo, espera-se que os alunos possam não só criar suas próprias narrativas, mas também apreciar e analisar histórias criadas por seus pares, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e troca de ideias.

  • Conceito e características do gênero tirinha.
  • Estrutura narrativa em três atos: introdução, desenvolvimento, conclusão.
  • Desenvolvimento de personagens e enredo.
  • Uso criativo de onomatopeias e elementos visuais.

Metodologia

A metodologia desta atividade envolve uma abordagem prática e colaborativa para a aprendizagem, com foco na elaboração de tarefas criativas em grupo. Inicialmente, o professor apresenta e discute o gênero tirinha facilitando uma compreensão básica. Em seguida, a atividade desenvolve-se com os alunos organizados em grupos, incentivando o trabalho colaborativo onde cada membro contribui com ideias e criatividade para a criação da narrativa. Utilizando folhas A4 e lápis de cor, os alunos desenham suas tirinhas, promovendo a aplicação prática dos conceitos discutidos. Para finalizar, a digitalização e a exibição das tirinhas na lousa digital não apenas introduzem o uso de tecnologia, mas também possibilitam uma discussão aberta, onde o feedback positivo auxilia na construção da confiança e compreensão dos erros e acertos durante o processo criativo.

  • Apresentação e discussão sobre o gênero tirinha.
  • Atividade colaborativa em grupos para criar uma narrativa.
  • Utilização de materiais artísticos para desenhar as tirinhas.
  • Feedback coletivo por meio de apresentação na lousa digital.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está programada para ser desenvolvida ao longo de uma única aula de 60 minutos. Durante esta aula, os alunos irão participar de cada fase importante do processo de criação das tirinhas. A primeira parte da aula deverá focar na introdução e apresentação do gênero tirinha, seguida pela formação de grupos. Os alunos terão então a oportunidade de planejar e criar suas histórias em equipe. Na sessão final do tempo, será realizada a digitalização das tirinhas produzidas e a apresentação e discussão na lousa digital. Esta estrutura oferece um cronograma focado e eficaz que dá conta de todas as partes da atividade, proporcionando aos alunos momentos de aprendizado, prática e avaliação em um tempo viável para manter o engajamento dos pequenos alunos.

  • Aula 1: Introdução ao gênero tirinha, criação colaborativa em grupos e apresentação na lousa digital.
  • Momento 1: Apresentação do Gênero Tirinha (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula apresentando o gênero textual tirinha. Explique suas características principais, como o uso de personagens, enredo curto e a presença de humor ou uma mensagem. Utilize exemplos projetados na lousa digital para ilustrar. Permita que os alunos compartilhem suas experiências com tirinhas, caso já tenham contactado com esse tipo de texto.
    É importante que você observe se os alunos estão identificando elementos-chave, como personagens e enredos. Utilize perguntas para incentivar a participação e manter o interesse.

    Momento 2: Formação de Grupos e Planejamento da História (Estimativa: 10 minutos)
    Organize os alunos em pequenos grupos. Explique a tarefa de criar uma tirinha colaborativamente, pensando em personagens, cenário e trama. Ajude os grupos a planejar suas histórias fornecendo orientações iniciais, como a necessidade de três quadros.
    Observe a dinâmica dos grupos e ofereça suporte para garantir participação equilibrada. Incentive o diálogo construtivo e a troca de ideias.

    Momento 3: Criação da Tirinhas (Estimativa: 20 minutos)
    Distribua folhas A4 e lápis de cor ou marcadores para que cada grupo desenhe sua tirinha, utilizando as ideias planejadas. Lembre-os de usar onomatopeias para enriquecer a narrativa.
    É fundamental que você circule entre os grupos, oferecendo feedback e estimulando a criatividade. Verifique se todos os membros estão contribuindo para a atividade.

    Momento 4: Digitalização e Apresentação das Tirinhas (Estimativa: 15 minutos)
    Ao final da atividade de criação, auxilie os grupos a digitalizar as tirinhas utilizando um scanner ou câmera de celular. Em seguida, projete as tirinhas na lousa digital.
    Permita que cada grupo apresente sua criação à turma, explicando brevemente a história e os elementos utilizados. Utilize este momento para elogiar o esforço e a criatividade dos alunos, promovendo uma discussão construtiva sobre as diferentes abordagens.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Embora a turma não tenha alunos com condições especiais, é importante lembrar de adaptar o conteúdo de acordo com as necessidades individuais de cada aluno. Proponha alternativas visuais e verbais para explicar o conteúdo, e avalie a possibilidade de ajustes no tamanho dos grupos para garantir que todos os alunos estejam ativamente engajados. Incentive uma comunicação aberta, onde todos se sintam confortáveis para expressar suas ideias e dificuldades. O uso de tecnologia assistiva pode ser considerado, como lupas digitais ou aplicativos de leitura em voz alta, para aumentar a acessibilidade.

Avaliação

A avaliação desta atividade considerará não apenas o produto final, mas também o processo de criação. As metodologias avaliativas incluirão observação direta e avaliação do produto final, com foco em critérios como criatividade, colaboração e compreensão do gênero textual. O professor poderá adotar avaliações formativas, proporcionando feedback em tempo real durante a atividade, e avaliações somativas na conclusão, considerando os elementos narrativos e a qualidade artística das tirinhas. A avaliação formativa visa apoiar o desenvolvimento de habilidades ao oferecer sugestões construtivas de melhoria, enquanto a avaliação somativa detalha o nível de compreensão dos conceitos abordados. As dicas de feedback para os alunos devem ser construtivas, apontando forças e áreas para crescimento, respeitando as particularidades de cada grupo e aluno. A flexibilidade avaliativa é crucial para assegurar que todos os alunos, independentemente de suas habilidades iniciais, possam demonstrar seu aprendizado e criatividade.

  • Observação direta do processo criativo dos alunos.
  • Avaliação do produto final, enfatizando criatividade e compreensão do gênero.
  • Oferecimento de feedback formativo contínuo e construtivo.
  • Consideração das habilidades individuais e de colaboração em grupo.

Materiais e ferramentas:

Para esta atividade, serão necessários materiais que incentivem a criatividade e a expressão artística. Isso inclui folhas A4, lápis de cor ou marcadores para a criação das tirinhas. Será necessária uma lousa digital para exibir as tirinhas finalizadas, possibilitando a apreciação coletiva e o feedback. O uso de um scanner ou da câmera de um celular para digitalizar as tirinhas é recomendado para facilitar a transição do papel para formato digital. Tais recursos não só apoiam a criação artística livre dos alunos, mas também introduzem conceitos de tecnologia digital ao processo de ensino, mostrando como a tecnologia pode ser uma aliada na apresentação e compartilhamento de trabalhos escolares.

  • Folhas A4, lápis de cor ou marcadores.
  • Lousa digital para exibição dos trabalhos.
  • Scanner ou câmera para digitalização das tirinhas.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos os desafios enfrentados pelos professores e agradecemos por sua dedicação. Neste plano, embora não haja alunos com requisitos de acessibilidade específicos, destacamos a importância de adaptar a sala de aula e o conteúdo da atividade sempre que necessário, para garantir um ambiente inclusivo. Para promover tal inclusão, é importante que o professor esteja atento às necessidades individuais mesmo em turmas sem deficiências identificadas, dando suporte adicional e adaptando a metodologia conforme necessário para cada aluno. Estratégias de ensino que fomentam a discussão aberta e a troca de ideias servem tanto para o mesmo propósito inclusivo quanto para otimizar a aprendizagem. Dentre as recomendações, enfatiza-se a importância de criar momentos de reflexão coletiva e individual sobre a atividade, onde todos os alunos possam expressar suas opiniões e compartilhem experiências livremente, respeitando os diferentes tempos de aprendizagem e estendendo apoio onde for necessário.

  • Adaptação da dinâmica da sala de aula para um ambiente inclusivo.
  • Atenção às necessidades individuais de cada aluno.
  • Promoção de um espaço de discussão aberto e acolhedor.
  • Flexibilidade na metodologia e ritmo de ensino.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo