Diário do Coelhinho

Desenvolvida por: Santuz… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Narrativa e Criatividade

A atividade 'Diário do Coelhinho' propõe uma jornada pela imaginação e criatividade dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, onde cada um irá conceber e ilustrar um dia na vida de um coelhinho da Páscoa. Fornecendo um template de diário, os alunos são encorajados a descrever, por meio de palavras e ilustrações, as diversas aventuras e etapas pelas quais o coelhinho passa, desde a preparação dos ovos de chocolate até sua entrega. Esta atividade é estruturada para promover a escrita autônoma, incentivando o planejamento e a organização de ideias, o desenvolvimento narrativo abrangendo personagem, cenário e sequência de eventos. Ao final, uma sessão de compartilhamento permitirá aos alunos apresentar suas criações, enriquecendo o aprendizado através da experiência coletiva. Esta atividade é alinhada com a metodologia ativa, onde o aluno é o protagonista de sua aprendizagem, promovendo o desenvolvimento da expressão escrita, da criatividade e da interação social.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade 'Diário do Coelhinho' tem como objetivo principal fomentar a expressão escrita e visual dos alunos, através da criação de uma narrativa própria que relata as aventuras de um coelhinho da Páscoa. Pretende-se desenvolver habilidades de planejamento e organização textual, assim como estimular a criatividade ao imaginar e ilustrar as peripécias do personagem. Além disso, busca-se promover a interação entre os alunos, fortalecendo a comunicação e compartilhamento de ideias. A intenção é que, ao fim da atividade, os alunos consigam estruturar uma sequência de eventos coerente, identificar e descrever personagens e cenários, e enriquecer sua capacidade narrativa.

  • Fomentar a expressão escrita e visual.
  • Desenvolver habilidades de planejamento e organização textual.
  • Incentivar a criatividade ao imaginar e ilustrar histórias.
  • Promover interação social e o compartilhamento de ideias.
  • Refinar a estruturação de narrativas, identificação de personagens e cenários.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade incluirá noções básicas de narrativa, como identificação de personagens, cenário e sequência de eventos. Através do desenvolvimento do diário, os alunos praticarão o planejamento e a organização de seu texto, refletindo sobre questões como o propósito da narrativa, para quem ela é destinada, e como ela será compartilhada. Conceitos de escrita criativa e ilustração também serão explorados, proporcionando uma base para a expressão de ideias de maneira coesa e criativa.

  • Noções básicas de narrativa: personagem, cenário, sequência de eventos.
  • Planejamento e organização textual.
  • Conceitos de escrita criativa.
  • Ilustração e expressão visual.
  • Compartilhamento e interação social através da narrativa.

Metodologia

A metodologia utilizada para 'Diário do Coelhinho' será centrada no aluno, mediante a abordagem de aprendizagem ativa. Inicialmente, haverá uma breve introdução aos elementos da narrativa e orientações para o planejamento do diário. Posteriormente, os alunos trabalharão individualmente na construção de suas histórias, com momentos destinados à pesquisa, escrita e ilustração. Durante o processo, serão incentivadas interações entre os alunos para troca de ideias e feedback. Ao final, será organizada uma sessão de compartilhamento, onde cada aluno apresentará seu trabalho aos colegas, promovendo a escuta, o respeito mútuo e a valorização das produções individuais.

  • Introdução aos elementos da narrativa.
  • Orientações para planejamento e organização do diário.
  • Trabalho individual na construção das histórias.
  • Momentos de interação e troca de feedback entre alunos.
  • Sessão de compartilhamento das histórias criadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos, divididas da seguinte forma: Na primeira aula, os alunos serão introduzidos aos elementos básicos da narrativa e receberão orientações para o planejamento de seus diários. O restante do tempo será dedicado ao início da escrita e ilustração. A segunda aula continuará o trabalho de desenvolvimento das histórias e preparação para o compartilhamento final, que ocorrerá ao final deste encontro.

  • Aula 1: Introdução aos elementos narrativos e início da criação das histórias.
  • Aula 2: Continuação da criação e sessão de compartilhamento das histórias.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Diário do Coelhinho' será formativa e contínua, observando o engajamento dos alunos durante todo o processo de criação. A capacidade de planejar e organizar suas ideias, a criatividade nas ilustrações e narrativas, bem como a participação na sessão de compartilhamento serão aspectos considerados. Feedbacks construtivos serão fornecidos, valorizando o esforço individual e encorajando a melhoria contínua. A atividade tem como foco o processo de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades específicas, mais do que a obtenção de resultados perfeitos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da atividade 'Diário do Coelhinho', serão necessários templates de diário para cada aluno, materiais de escrita como lápis, canetas coloridas e borracha, além de materiais para ilustração como lápis de cor, giz de cera ou aquarelas. Além disso, será necessário acesso a referências e informações, podendo incluir livros, imagens da internet ou vídeos curtos sobre o tema da Páscoa e coelhos, que possam inspirar e embasar as histórias criadas pelos alunos.

  • Templates de diário
  • Materiais de escrita (lápis, canetas coloridas, borracha)
  • Materiais para ilustração (lápis de cor, giz de cera, aquarelas)
  • Acesso a referências e informações (livros, internet, vídeos)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo