Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a aguçar sua percepção e curiosidade sobre o ambiente ao redor, seja ele o ambiente escolar ou um parque próximo. Equipados com diários de campo, eles atuarão como pequenos exploradores, anotando observações detalhadas sobre tudo o que notarem. Essas anotações servirão de base para uma aventura ainda mais empolgante: a criação de histórias únicas. Utilizando a aprendizagem baseada em jogos, os alunos escolherão elementos aleatórios que deverão incorporar nas narrativas, enriquecendo suas histórias. Em grupos, eles discutirão ideias, planejarão seus textos e, juntos, darão vida a suas obras. O processo criativo não se encerrará com a escrita; os alunos também se dedicarão à ilustração de suas histórias, colaborando na edição e preparação dos textos para uma exposição. Esta exibição dos trabalhos na sala de aula permitirá aos estudantes apresentar suas criações, promover debates e praticar a arte da revisão coletiva, estimulando o desenvolvimento de habilidades de escrita, leitura, oralidade e colaboração.
O intuito desta atividade é fomentar nos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental habilidades significativas em diversas áreas de aprendizagem. Primeiramente, busca-se estimular a observação atenta e detalhada do ambiente, desenvolvendo a capacidade de perceber e apreciar os detalhes ao seu redor. Em seguida, a atividade visa aprimorar habilidades de escrita criativa, incentivando os alunos a transformarem observações cotidianas em histórias envolventes. Além disso, a colaboração entre os estudantes no processo de escrita e ilustração dos textos promove a cooperação e o respeito mútuo, enquanto a exposição final dos trabalhos e a discussão em grupo estimulam competências de oralidade, argumentação e revisão coletiva. Assim, a atividade contribui para o desenvolvimento integral dos alunos, alinhando-se aos objetivos pedagógicos de fomentar a criatividade, a colaboração e a comunicação eficaz.
A proposta da atividade 'Diários dos Pequenos Exploradores' adota um enfoque multidisciplinar, abrangendo áreas como Língua Portuguesa, Artes e Ciências Sociais. O conteúdo programático foi pensado para explorar a escrita criativa, o desenvolvimento da oralidade, a capacidade de observação do ambiente e a cooperação entre estudantes. Através da metodologia ativa, os alunos serão encorajados a participar ativamente de seu processo de aprendizagem, utilizando a observação, a escrita, a ilustração e o debate para aprofundar a compreensão do mundo ao seu redor e de si mesmos como indivíduos capazes de expressar suas ideias de maneira criativa e colaborativa.
A metodologia ativa 'Mão-na-massa', 'Roda de Debate' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos' serão as pedras angulares desta atividade. Inicialmente, os alunos, como exploradores, irão ao ambiente escolhido para anotações detalhadas em seus diários de campo, engajando-se profundamente com o local. Após a exploração, 'Aprendizagem Baseada em Jogos' entrará em cena para incentivar a escolha de elementos aleatórios que enriqueçam suas histórias. O processo de escrita será colaborativo, com os alunos discutindo e planejando em grupos pequenos, promovendo a 'Mão-na-massa'. A 'Roda de Debate' servirá tanto para a partilha de ideias durante a escrita quanto para a apresentação e discussão das histórias finalizadas, incentivando o desenvolvimento da oratória e da capacidade argumentativa dos estudantes.
A atividade será dividida em três encontros de 50 minutos cada, totalizando 3 horas de imersão. No primeiro encontro, os alunos serão orientados sobre o processo de observação e seguirão para a exploração do ambiente. O segundo encontro focará na seleção de elementos para as histórias, discussão de ideias e início da escrita colaborativa. No último encontro, os alunos finalizarão a escrita, procederão com a ilustração dos textos e prepararão a exposição e discussão de seus trabalhos.
A avaliação para a atividade 'Diários dos Pequenos Exploradores' será formativa e processual, acompanhando o desenvolvimento dos alunos em cada fase do projeto. Será valorizado o envolvimento e a participação ativa em todas as etapas, desde a observação e coleta de informações até a contribuição para a escrita, ilustração e apresentação das histórias. A capacidade de trabalhar em equipe, a criatividade nas narrativas, o esforço na ilustração e a habilidade em discutir e revisar o trabalho coletivamente também serão critérios importantes. Feedbacks individuais e coletivos serão fornecidos após a exposição, visando o desenvolvimento contínuo dos alunos em escrita, oralidade e colaboração.
Para a realização da atividade, serão necessários diários de campo ou cadernos para as anotações dos alunos durante a exploração do ambiente, lápis, canetas e borrachas para a escrita e ilustração. A 'Aprendizagem Baseada em Jogos' requer materiais para a realização dos sorteios dos elementos das histórias, podendo ser desde cartões impressos com palavras até aplicativos digitais simples. Para a edição final dos textos e preparação para a exposição, materiais de arte como lápis de cor, canetinhas e papéis de diferentes texturas enriquecerão o trabalho visual das histórias.
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