A atividade 'Emoções em Letras' é desenhada para facilitar o reconhecimento e expressão de emoções por alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, por meio da leitura interativa e criativa. Iniciando com o professor dividindo a classe em pequenos grupos, a professora irá ler um livro infantil que nele apareçam varias emoções, cada grupo deverá escolher um emoção específica. Após a leitura, os grupos serão incentivados a dialogar sobre os momentos do livro que representaram a emoção em foco, estimulando o reconhecimento e a discussão das emoções. Posteriormente, os alunos irão criar murais de palavras usando letras móveis, selecionando frases ou palavras-chave do livro que melhor exprimam a emoção estudada. Este mural servirá como um recurso visual para associar as palavras à suas respectivas emoções, além de promover a prática da escrita espontânea, fortalecendo sua alfabetização. O principal objetivo desta atividade é que os alunos aprendam a identificar e expressar emoções através das narrativas e palavras, desenvolvendo habilidades de leitura, escrita, e inteligência emocional.
Esta atividade pedagógica tem como principal objetivo facilitar a identificação de emoções pelas crianças e expressá-las através da linguagem escrita, fundamentando um alicerce para o desenvolvimento da leitura crítica e da escrita reflexiva. Os alunos aprenderão a reconhecer diferentes emoções, uma habilidade essencial da inteligência emocional, por meio de histórias que espelham suas próprias experiências e sentimentos. Além disso, ao trabalharem em grupo para criar o mural de palavras, os estudantes praticam a escrita espontânea e o planejamento textual, habilidades valiosas para sua jornada acadêmica. Este projeto visa, sobretudo, criar um ambiente de aprendizado colaborativo que incentive a expressão livre de pensamentos e emoções, essenciais para o bem-estar emocional e social dos alunos.
A abordagem da alfabetização emocional através da leitura e escrita é uma metodologia inovadora que enriquece o currículo tradicional. Através da seleção de livros infantis que destacam uma gama de emoções, os estudantes são introduzidos a conceitos fundamentais de empatia, autorreflexão e expressão emocional. Essa abordagem holística não apenas reforça a alfabetização inicial, mas também promove inteligência emocional, uma competência cada vez mais reconhecida por sua importância para o sucesso acadêmico e pessoal. O uso de letras móveis como ferramenta criativa potencializa a aprendizagem, permitindo aos alunos explorar a formação de palavras e frases de maneira tátil e visual.
Adotando a Aprendizagem Baseada em Projetos, a atividade 'Emoções em Letras' envolve os alunos em um processo imersivo de descoberta, leitura, discussão e criação. A metodologia incentiva a aprendizagem ativa, onde os alunos são os principais agentes de seu processo educativo. Trabalhando em grupos, eles serão instigados a explorar as emoções contidas nas histórias, discutir suas próprias interpretações e, por fim, criar murais que representem o entendimento coletivo do grupo. Esta abordagem promove não apenas o desenvolvimento da leitura e escrita, mas também a habilidade de trabalhar em equipe, resolver problemas e se expressar criativamente.
A atividade será realizada em uma sessão contínua de 60 minutos, dividida em duas partes. A primeira parte, de 40 minutos, será dedicada à leitura e discussão dos livros em grupo. A segunda parte, de 20 minutos, se concentrará na criação dos murais de palavras, seguida de uma breve apresentação de cada grupo.
A avaliação da atividade 'Emoções em Letras' será formativa e baseada na participação ativa dos alunos durante todas as fases da atividade. A atenção será voltada para a capacidade de identificar as emoções nos livros, contribuir para as discussões em grupo, e a criatividade na criação dos murais de palavras. Além disso, será considerado o esforço individual na prática da escrita espontânea. O professor deverá observar o engajamento dos alunos com o material didático, a colaboração entre pares e a habilidade de expressar suas ideias e emoções de forma clara. Os feedbacks serão personalizados, visando incentivar a continuidade do desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e inteligência emocional.
Para a realização da atividade 'Emoções em Letras', serão necessários alguns recursos específicos que enriquecerão a experiência de aprendizagem. Livros infantis que abordem diversas emoções serão essenciais para dar suporte à leitura e discussão inicial. Letras móveis de diferentes tamanhos e cores facilitarão a criação dos murais de palavras, permitindo que as crianças explorem a escrita de maneira lúdica e tátil. Além desses, materiais básicos de arte como cartolina, marcadores e cola serão úteis para a montagem dos murais.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula