Esta atividade pedagógica prática visa envolver os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental na construção do conhecimento sobre a formação de palavras e a importância dos espaços em branco na escrita. Através de uma experiência tátil e visual utilizando massinha de modelar, os alunos terão a oportunidade de ouvir uma história contada pelo professor e, a partir dessa narração, selecionar palavras-chave para modelar com a massinha. Após a formação das palavras, os alunos serão desafiados a utilizar palitinhos finos para representar os espaços entre as palavras, simbolizando a separação correta entre elas em um texto. Este exercício não só reforçará a compreensão dos alunos sobre a escrita e a leitura, mas também trabalhará habilidades motoras finas, essenciais para a escrita manual. Através desta atividade, os alunos poderão visualizar e manipular fisicamente as palavras e os espaços entre elas, consolidando conceitos fundamentais da língua portuguesa.
O objetivo desta atividade é desenvolver a compreensão dos alunos sobre a estrutura da língua escrita, enfatizando a importância dos espaços entre as palavras como parte essencial da escrita. Busca-se também promover o desenvolvimento das habilidades motoras finas, cruciais para a prática da escrita manual. Os alunos terão a chance de explorar, de maneira concreta, a segmentação de palavras em um texto, colaborando assim para a sua fluência leitora e escrita. A atividade propõe uma aprendizagem ativa onde os alunos são protagonistas do seu processo de aprendizagem, ampliando sua capacidade de reconhecer palavras de forma isolada e dentro de um contexto narrativo.
O conteúdo desta atividade está inteiramente alinhado aos princípios da Base Nacional Comum Curricular, abordando aspectos fundamentais do aprendizado inicial da língua portuguesa. Através de uma metodologia ativa e interativa, os alunos serão introduzidos à estrutura básica da escrita, focando especificamente na formação de palavras e na importância dos espaços em branco. Adicionalmente, a atividade oferece uma oportunidade única para desenvolver habilidades motoras necessárias para a escrita, promovendo uma compreensão mais profunda e aplicada do conteúdo.
Adotaremos a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', onde os alunos serão convidados a participar ativamente da sua aprendizagem através da modelagem de palavras com massinha. Através de uma narrativa escolhida pelo professor, os alunos identificarão palavras-chave para modelar e separarão cada uma delas utilizando palitos finos, representando os espaços em branco. Esta abordagem permite que os alunos visualizem fisicamente a estrutura das palavras e sua organização em textos, promovendo uma compreensão mais aprofundada através da experimentação prática.
A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada, totalizando 2 horas de aprendizagem ativa. Na primeira aula, introduziremos a narrativa e procederemos com a modelagem das palavras. A segunda aula focará na separação das palavras modeladas, utilizando os palitos finos, seguida de uma discussão reflexiva sobre o aprendizado.
A avaliação será processual e formativa, observando a participação e o engajamento dos alunos durante a atividade. Será dada especial atenção à capacidade dos alunos de identificar as palavras-chave da narrativa, modelar as palavras com precisão e usar os palitos para corretamente demarcar os espaços entre as palavras. Além disso, avaliaremos a contribuição individual e coletiva nas discussões reflexivas, permitindo que os alunos expressem sua compreensão sobre a importância dos espaços na escrita e sobre a formação das palavras.
Para a realização desta atividade, será necessária a utilização de massinha de modelar de várias cores, palitos finos de madeira ou plástico, e superfícies planas para a modelagem. Estes materiais favorecem o envolvimento tátil e visual dos alunos na atividade, reforçando o processo de aprendizagem através da experimentação prática.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula