Expedição ao Mundo das Histórias

Desenvolvida por: Rodrig… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Leitura, escrita e narração

Nesta atividade, denominada 'Expedição ao Mundo das Histórias', alunos do 1º ano do Ensino Fundamental transformam-se em destemidos exploradores que partem em uma jornada em busca de histórias perdidas. O professor, assumindo o papel de guia dessa expedição, prepara antecipadamente 'caixas de histórias' que são distribuídas e escondidas por diferentes áreas da escola. Cada caixa contém elementos vitais para a construção de uma narrativa, como personagens, cenários e objetos mágicos. Divididos em equipes, os alunos recebem mapas que os levam às localizações secretas das caixas. A dinâmica é enriquecida pela utilização da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos, que permite uma experiência imersiva. Ao encontrar todas as caixas, cada equipe utiliza os elementos coletados para montar e narrar sua própria história. Este processo não apenas estimula a imaginação e criatividade dos alunos mas também desenvolve habilidades de leitura e interpretação, promovendo a colaboração e o fortalecimento dos laços sociais através do trabalho em equipe. A atividade objetiva a criação de um ambiente lúdico de aprendizado, onde o faz de conta se torna uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento integral dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade centrada na exploração e criação de narrativas englobam o desenvolvimento da criatividade e da imaginação, o fomento à leitura e à capacidade interpretativa, além da iniciação à produção textual. Ao mergulhar no mundo das histórias, os alunos construirão habilidades sociais importantes, como o trabalho em equipe, a negociação e a resolução conjunta de problemas, ao decidirem os rumos de suas narrativas com os elementos coletados. Esta atividade, alinhada à Base Nacional Comum Curricular, visa contribuir para o letramento inicial, incentivando o gosto pela leitura e pela escrita entre os discentes, preparando-os para desafios mais complexos de compreensão e produção textual.

  • Estimular a imaginação e criatividade mediante a criação de histórias.
  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação textual.
  • Promover a colaboração e o respeito mútuo através do trabalho em equipe.
  • Incentivar o gosto pela leitura e escrita.
  • Favorecer o desenvolvimento de narrativas coesas e coerentes.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP04 - Empregar, em situações específicas de interlocução, tratamento respeitoso e adequado, considerando as condições de produção e recepção do texto e o universo sociodiscursivo dos interlocutores.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange desde a compreensão de elementos constituintes de uma narrativa até a produção oral e escrita de histórias. Através da metodologia de Aprendizagem Baseada em Jogos, os alunos serão introduzidos à identificação de personagens, cenários e objetos mágicos, elementos que são fundamentais na composição de uma narrativa. A exploração do ambiente escolar em busca das caixas permitirá que entrem em contato com esses conceitos de maneira prática e significativa, preparando o terreno para atividades futuras de produção textual mais estruturadas.

  • Elementos constituintes de uma narrativa (personagens, cenários, objetos mágicos).
  • Construção coletiva de histórias.
  • Leitura e interpretação de textos simples.

Metodologia

A aplicação desta atividade ocorre em duas etapas principais, divididas em sessões de 60 minutos cada. Inicialmente, uma breve introdução teórica sobre os elementos de uma história prepara os alunos para a aventura. Na sequência, a execução prática, em que os alunos, divididos em equipes, utilizam mapas para localizar as 'caixas de histórias' espalhadas pela escola. Cada equipe, ao encontrar uma caixa, recolhe os elementos narrativos que servirão de base para a construção de suas histórias. Após a coleta, os alunos se reúnem para montar e narrar suas histórias, utilizando os elementos encontrados. Este método favorece a aprendizagem ativa e participativa, além de estimular o desenvolvimento de competências sociais e cognitivas.

  • Introdução teórica aos elementos de uma narrativa.
  • Busca ativa e coleta de elementos narrativos.
  • Construção e narração coletiva de histórias.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Expedição ao Mundo das Histórias' está programada para ser executada em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, ocorrerá a introdução teórica dos elementos de uma história, seguida pelo início da jornada exploratória. A segunda aula será dedicada à continuação da busca pelas 'caixas de histórias', coleta dos elementos narrativos e, ao final, à construção e narração das histórias criadas pelas equipes.

  • Aula 1: Introdução aos elementos de uma narrativa e início da exploração.
  • Aula 2: Continuação da exploração, coleta de elementos e construção das histórias.

Avaliação

A avaliação desta atividade pedagógica será realizada observando-se a participação ativa dos alunos durante o processo de exploração e coleta dos elementos narrativos, assim como a colaboração entre os membros das equipes. A capacidade de cada grupo em construir uma história coesiva e coerente utilizando os elementos coletados também será considerada. A criatividade, o engajamento com a atividade e o respeito às ideias dos colegas serão aspectos valorizados. Além disso, será dada atenção à expressão oral e à habilidade de contar histórias, avaliando a clareza, a fluência e a organização das ideias apresentadas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários os seguintes materiais e recursos: caixas pequenas para acomodar os elementos das narrativas, mapas do percurso a ser explorado dentro da escola, itens variados para representar personagens, cenários e objetos mágicos, além de folhas de papel e lápis de cor para que os alunos possam registrar e ilustrar suas histórias. Este conjunto de recursos está desenhado para estimular a interatividade, a exploração e a criatividade, proporcionando uma experiência de aprendizagem dinâmica e envolvente para os alunos.

  • Caixas pequenas para os elementos das histórias.
  • Mapas do percurso dentro da escola.
  • Itens variados para representar personagens, cenários e objetos.
  • Folhas de papel e lápis de cor para registro das histórias.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo