Na atividade 'Expedição de Palavras', alunos do 1º ano do Ensino Fundamental irão se aventurar em uma busca interativa por palavras escondidas pela sala de aula. Utilizando lentes de aumento ou apenas sua curiosidade aguçada, os pequenos exploradores se encarregarão de localizar cartões com palavras distribuídos previamente pelo professor em diferentes pontos do ambiente. Após essa etapa de caça ao tesouro linguístico, os alunos se reunirão em grupos para realizar uma tarefa criativa e desafiadora: utilizar as letras das palavras encontradas para compor novas palavras. Esta atividade dinâmica não só engaja os alunos na prática da leitura atenta e na escrita espontânea como também promove a colaboração entre os participantes ao estimular o trabalho em equipe. O processo de observar a escrita convencional e compará-la com as próprias produções escritas reforça a percepção de semelhanças e diferenças, um passo essencial no desenvolvimento das habilidades de alfabetização.
O objetivo central desta atividade passa pelo estímulo à leitura atenta e à escrita espontânea, capacitando os estudantes a observar e comparar diferentes formas de escrita. Ao envolver os alunos em uma 'expedição' pela sala de aula, busca-se fomentar a curiosidade e a exploração do ambiente alfabetizado, incentivando a percepção das palavras que compõem o mundo à sua volta. A escrita de novas palavras usando as letras encontradas promove a criatividade e a aplicação prática de conhecimentos sobre a estrutura das palavras. Este trabalho colaborativo estimula o desenvolvimento sociocultural e cognitivo, alinhando-se às metas de aprendizagem para o Ensino Fundamental.
A atividade se fundamenta nos princípios de alfabetização e letramento, enfocando a observação da escrita convencional e sua comparação com produções próprias dos alunos. Além disso, engaja os alunos em processos criativos de escrita espontânea, incentivando a criação de novas palavras a partir de um conjunto dado de letras. Esta abordagem promove não só o aprendizado individual, mas também habilidades sociais essenciais, como a colaboração e a comunicação eficaz entre pares.
A metodologia Atividade Mão-na-massa é essencial para esta atividade, uma vez que envolve os alunos em uma experiência de aprendizagem ativa e participativa. A busca por palavras na sala se assemelha a uma exploração, onde os estudantes são estimulados a usar tanto sua percepção visual quanto seu raciocínio para localizar e registrar as palavras escondidas. Em seguida, o trabalho em grupo para a composição de novas palavras reforça a importância da colaboração e do diálogo, elementos fundamentais para a criação coletiva e o reforço das habilidades de comunicação.
O cronograma da atividade é estruturado em duas aulas de 50 minutos cada, totalizando 2 horas. Na primeira aula, será feita a introdução da atividade e a etapa de busca pelas palavras escondidas na sala. A segunda aula será dedicada à composição de novas palavras pelos alunos, em grupos, e à discussão sobre as produções.
A avaliação da atividade será formativa e se dará através da observação do envolvimento dos alunos na busca pelas palavras, na colaboração durante o trabalho em grupo e na capacidade de criar novas palavras usando as letras encontradas. Será dada especial atenção à habilidade dos alunos de comparar as escritas convencionais com as próprias, identificando semelhanças e diferenças. O progresso individual e coletivo será discutido com cada grupo, promovendo a autoavaliação e a reflexão sobre o aprendizado.
Para a realização desta atividade, serão necessários cartões com palavras impressas ou escritas à mão, lentes de aumento que possam ser usadas para facilitar a busca pelas palavras (opcional), e materiais para anotação, como papel e lápis. Este conjunto de recursos simples, mas eficaz, promove uma experiência de aprendizagem interativa que motiva os alunos a explorarem o ambiente alfabetizado de maneira lúdica e educativa.
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