Exploradores do Alfabeto

Desenvolvida por: Adrian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização e Letramento

A atividade 'Exploradores do Alfabeto' é uma proposta interativa e dinâmica destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de incentivar o reconhecimento e a segmentação de palavras através de uma exploração ativa do ambiente escolar. Nessa saída de campo, os alunos terão a oportunidade de observar, identificar e anotar objetos cujos nomes iniciam com as diversas letras do alfabeto. Munidos de pranchetas e lápis, eles serão estimulados a segmentar as palavras encontradas em sílabas, contando com a orientação constante do professor. Ao retornarem à sala de aula, compartilharão as descobertas com os colegas, contribuindo para a criação de um mural coletivo que exibirá os objetos identificados, acompanhados de suas respectivas segmentações silábicas. Esta atividade prática visa desenvolver habilidades de observação, análise fonética e trabalho colaborativo, além de promover a alfabetização de forma lúdica e significativa.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é promover o desenvolvimento da habilidade de segmentação oral de palavras em sílabas e a associação desses elementos sonoros às suas representações escritas. Busca-se, assim, reforçar o processo de alfabetização e letramento dos alunos, estimulando a curiosidade e a capacidade de observação. Através da interação com o ambiente e a posterior compartilhação em grupo, os estudantes praticarão também a comunicação oral e a colaboração, habilidades essenciais para o seu desenvolvimento integral.

  • Reconhecer e nomear objetos que iniciam com diferentes letras do alfabeto.
  • Segmentar palavras em sílabas oralmente.
  • Associar elementos sonoros a suas representações escritas.
  • Estimular a observação e a exploração do ambiente escolar.
  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e trabalho colaborativo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP06: Segmentar oralmente palavras em sílabas.
  • EF01LP08: Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
  • EF15LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.

Conteúdo Programático

A atividade 'Exploradores do Alfabeto' aborda conceitos essenciais da alfabetização, como o reconhecimento de letras, a formação de palavras e a segmentação silábica. Através da interação direta dos alunos com o ambiente e a consequente reflexão sobre as palavras coletadas, espera-se que eles desenvolvam uma compreensão mais profunda e prática sobre a constituição das palavras, fortalecendo assim suas habilidades de leitura e escrita.

  • Alfabeto: reconhecimento das letras.
  • Formação de palavras: identificação de objetos.
  • Segmentação de palavras em sílabas.
  • Representação escrita de sons.
  • Trabalho em grupo e compartilhamento de aprendizados.

Metodologia

A metodologia adotada inclui uma saída de campo, seguida pela criação de um mural coletivo. Na saída de campo, os alunos exploram o ambiente com o intuito de identificar objetos relacionados a letras específicas do alfabeto, estimulando a observação e a análise fonética. Após a coleta de dados, a sala é dividida em grupos para a discussão e compartilhamento das descobertas, culminando na construção de um mural que sintetize os aprendizados. Esta abordagem prática e colaborativa visa promover um aprendizado significativo, engajando os estudantes de maneira ativa no processo de alfabetização.

  • Saída de Campo: exploração do ambiente escolar.
  • Análise Fonética: segmentação silábica oral das palavras.
  • Trabalho Colaborativo: discussão em grupo das descobertas.
  • Criação de Mural Coletivo: representação visual dos objetos e palavras identificados.
  • Reflexão e Compartilhamento: discussão em classe das experiências e aprendizados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a saída de campo para a exploração do ambiente e a coleta de dados. Na segunda aula, os alunos trabalharão em grupos na criação do mural coletivo, compartilhando suas descobertas e contribuindo para o aprendizado coletivo.

  • Aula 1: Saída de Campo e coleta de dados.
  • Aula 2: Criação do mural coletivo e compartilhamento de aprendizados.

Avaliação

A avaliação da atividade será formativa e processual, observando a participação ativa dos alunos durante a saída de campo, a habilidade de segmentar palavras em sílabas oralmente e a contribuição para a criação do mural coletivo. Será dada ênfase à colaboração, à comunicação oral e ao engajamento na atividade. Feedbacks construtivos serão fornecidos, valorizando o processo de aprendizagem e o esforço individual e coletivo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade serão necessários pranchetas e lápis para todos os alunos, cartolinas ou papel grande para o mural coletivo, marcadores de texto ou giz de cera para a criação do mural, e câmera fotográfica ou smartphones para documentar a saída de campo, caso seja possível. Será importante também contar com a disponibilidade de espaços variados na escola para a exploração dos alunos.

  • Pranchetas e lápis.
  • Cartolinas ou papel grande.
  • Marcadores de texto ou giz de cera.
  • Câmera fotográfica ou smartphones.
  • Espaços variados na escola para exploração.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo