A atividade 'Exploradores do Saber' propõe uma abordagem inovadora na sala de aula para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, utilizando folhetos informativos sobre variedades de temas de interesse infantil, como saúde, meio ambiente e eventos culturais. Primeiramente, as crianças serão distribuídas em grupos, onde terão a oportunidade de interagir e colaborar entre si para a leitura e compreensão dos folhetos. Esta fase inicial visa desenvolver habilidades de leitura, identificação e localização de informações chave, tais como datas, locais, propósitos de eventos ou dicas de saúde. Posteriormente, cada grupo organizará um debate para partilhar com os colegas as informações coletadas, discutindo a importância e utilidade das mesmas. Esta segunda parte do trabalho é essencial para aprimorar habilidades de expressão oral, audição ativa e pensamento crítico, permitindo ainda o desenvolvimento da capacidade de argumentação. A condução deste debate em formatos de rodas permitirá um intercâmbio rico de ideias e perspectivas, sob a supervisão e orientação constante do professor, garantindo uma dinâmica educativa segura e construtiva.
Nesta atividade, almeja-se fomentar o desenvolvimento de habilidades fundamentais para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental em diversos aspectos. Destacam-se a promoção de competências de leitura, compreensão textual e capacidade de localizar informações específicas em textos variados, bem como o estímulo ao desenvolvimento de aptidões para a fala, escuta atenta e pensamento crítico através do debate em grupo. Adicionalmente, a atividade busca incentivar a interação social e o trabalho em equipe, habilidades essenciais para o crescimento pessoal e acadêmico dos estudantes.
A proposta pedagógica da atividade 'Exploradores do Saber' integra habilidades de leitura e interpretação textual, competências de oralidade, e a capacidade de trabalhar colaborativamente. O conteúdo abordado envolverá folhetos informativos de temas relevantes e atrativos para a faixa etária, servindo como base para a construção dos debates e do pensamento crítico.
A metodologia utilizada será ativa e participativa, centrada nas Rodas de Debate, uma abordagem que permite aos alunos tornarem-se protagonistas do próprio aprendizado. Através da leitura colaborativa e dos debates organizados em pequenos grupos, as crianças poderão praticar a expressão oral, a escuta ativa e o respeito pelas opiniões alheias, sempre guiadas pela orientação direta do professor.
A atividade total terá duração de 2 horas, subdivididas em três momentos distintos. Primeiro, a leitura colaborativa e discussão interna nos grupos. Segundo, a preparação do debate. E por último, a realização da Roda de Debate.
A avaliação será formativa, focada no processo de aprendizado e na participação ativa dos alunos durante toda a atividade. Será dada atenção especial ao engajamento individual e coletivo, à capacidade de expressão das informações lidas, à construção de argumentos, ao respeito pelas opiniões dos colegas e à participação na Roda de Debate. Observações diretas e feedbacks serão fornecidos constantemente, visando um desenvolvimento contínuo das habilidades propostas.
Para a realização desta atividade, serão necessários diversos recursos, incluindo folhetos informativos sobre temas de interesse infantil, material para anotações e registro das ideias durante a leitura e os debates, além de um espaço adequado que permita a organização dos grupos e a realização das Rodas de Debate de maneira confortável.
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