A atividade 'Fábrica de Fábulas' visa introduzir os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental à literatura infantil por meio da metodologia de Sala de Aula Invertida. Inicialmente, os alunos ouvirão fábulas em casa, com a orientação e intermediação dos pais, para que entrem no universo das histórias e valores morais. Na aula, a proposta é criar um ambiente de debate e reflexão, onde os alunos poderão apresentar suas interpretações e discutir as morais das fábulas com seus colegas. Posteriormente, cada aluno será incentivado a criar sua própria mini-fábula, contando com o apoio do professor para auxiliar na escrita e ilustração. Essa atividade não só estimula o interesse pela leitura e desenvolve a habilidade de escrita, mas também estimula a imaginação e expressão criativa, fundamental para o início da vida escolar.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados em desenvolver habilidades fundamentais de leitura e escrita, dentro da alfabetização inicial, permitindo que os alunos expressem suas ideias e criem textos próprios de maneira criativa e estruturada. Além disso, incentiva-se a observação e comparação de diferentes tipos de textos e a percepção dos elementos que compõem uma narrativa.
O conteúdo programático desta atividade envolve explorar as técnicas narrativas através da leitura de fábulas, seguido pela reflexão e criação individual de textos. Procura-se que os alunos adquiram vocabulário novo e habilidades de escrita por meio da produção colaborativa.
A metodologia aplicada combina a Sala de Aula Invertida com técnicas de escrita colaborativa e discussão em grupo, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmica. Esta abordagem permite que os alunos sejam ativos no processo educacional, favorecendo a autonomia e a valorização do conhecimento prévio.
O cronograma da atividade será estruturado em duas aulas de 60 minutos, permitindo que os alunos, inicialmente, tenham a experiência de audição e discussão da fábula e, posteriormente, trabalhem na criação de seus próprios textos com o auxílio do professor.
A avaliação será contínua, observando o engajamento dos alunos durante as discussões e a criatividade na elaboração das mini-fábulas. Serão considerados critérios como a coerência da narrativa, a ilustração, a participação ativa e a habilidade de transmitir uma moral ou lição. Exemplos incluem: avaliar se o aluno conseguiu estruturar a narrativa com início, meio e fim e se a ilustração está relacionada com a história criada.
Os recursos utilizados visam apoiar tanto a exploração individual quanto o trabalho coletivo, fornecendo um ambiente rico para a expressão escrita e artística das crianças.
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