Fábrica de Fábulas

Desenvolvida por: Beatri… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem
Temática: Literatura Infantil e Criatividade

A atividade 'Fábrica de Fábulas' visa introduzir os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental à literatura infantil por meio da metodologia de Sala de Aula Invertida. Inicialmente, os alunos ouvirão fábulas em casa, com a orientação e intermediação dos pais, para que entrem no universo das histórias e valores morais. Na aula, a proposta é criar um ambiente de debate e reflexão, onde os alunos poderão apresentar suas interpretações e discutir as morais das fábulas com seus colegas. Posteriormente, cada aluno será incentivado a criar sua própria mini-fábula, contando com o apoio do professor para auxiliar na escrita e ilustração. Essa atividade não só estimula o interesse pela leitura e desenvolve a habilidade de escrita, mas também estimula a imaginação e expressão criativa, fundamental para o início da vida escolar.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados em desenvolver habilidades fundamentais de leitura e escrita, dentro da alfabetização inicial, permitindo que os alunos expressem suas ideias e criem textos próprios de maneira criativa e estruturada. Além disso, incentiva-se a observação e comparação de diferentes tipos de textos e a percepção dos elementos que compõem uma narrativa.

  • Desenvolver a habilidade de criar narrativas simples.
  • Estimular a leitura e a interpretação de textos.
  • Fomentar a colaboração e a discussão em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
  • EF01LP17: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade envolve explorar as técnicas narrativas através da leitura de fábulas, seguido pela reflexão e criação individual de textos. Procura-se que os alunos adquiram vocabulário novo e habilidades de escrita por meio da produção colaborativa.

  • Leitura de fábulas.
  • Discussão sobre a moral das histórias.
  • Criação de mini-fábulas e suas ilustrações.

Metodologia

A metodologia aplicada combina a Sala de Aula Invertida com técnicas de escrita colaborativa e discussão em grupo, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmica. Esta abordagem permite que os alunos sejam ativos no processo educacional, favorecendo a autonomia e a valorização do conhecimento prévio.

  • Sala de Aula Invertida.
  • Discussão em grupo.
  • Criação e ilustração guiada.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade será estruturado em duas aulas de 60 minutos, permitindo que os alunos, inicialmente, tenham a experiência de audição e discussão da fábula e, posteriormente, trabalhem na criação de seus próprios textos com o auxílio do professor.

  • Aula 1: Discussão das fábulas ouvidas em casa e análise das morais das histórias.
  • Aula 2: Produção e ilustração das mini-fábulas com orientação do professor.

Avaliação

A avaliação será contínua, observando o engajamento dos alunos durante as discussões e a criatividade na elaboração das mini-fábulas. Serão considerados critérios como a coerência da narrativa, a ilustração, a participação ativa e a habilidade de transmitir uma moral ou lição. Exemplos incluem: avaliar se o aluno conseguiu estruturar a narrativa com início, meio e fim e se a ilustração está relacionada com a história criada.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados visam apoiar tanto a exploração individual quanto o trabalho coletivo, fornecendo um ambiente rico para a expressão escrita e artística das crianças.

  • Fábulas em formato de áudio para uso doméstico.
  • Papel e lápis para esboços e escrita.
  • Materiais de arte para ilustrações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo