Festival de Histórias Inventadas

Desenvolvida por: Pedro … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção textual e ilustração

O Festival de Histórias Inventadas é um projeto pedagógico que visa desenvolver a escrita autônoma, a oralidade e a criatividade dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, por meio da metodologia da Sala de Aula Invertida. Neste projeto, os alunos, primeiramente em casa, serão incentivados a criar histórias curtas utilizando um conjunto de palavras previamente estudadas em sala de aula. Posteriormente, durante o evento escolar denominado Festival de Histórias Inventadas, cada aluno terá a oportunidade de compartilhar sua história com a turma, praticando assim a habilidade de falar em público. Após a apresentação das histórias, a turma será encorajada a criar ilustrações que representem as narrativas de seus colegas, promovendo um ambiente de colaboração e exaltação da criatividade coletiva. Este projeto não só fomenta a escrita criativa e a confiança ao falar em público, mas também apoia a compreensão e aplicação da escrita convencional, incentivando os alunos a refletirem sobre suas produções textuais em comparação com as normas da língua escrita.

Objetivos de Aprendizagem

O Festival de Histórias Inventadas tem como principais objetivos fortalecer a habilidade dos alunos de escrever espontaneamente utilizando palavras e frases de forma alfabética e promover a oralidade, ao encorajar cada criança a compartilhar suas histórias com a turma. Esta atividade também almeja desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, uma vez que a etapa de ilustração das histórias propicia um ambiente colaborativo. Adicionalmente, este projeto visa auxiliar os alunos na identificação e consolidação da escrita convencional de palavras, incentivando a criatividade e a imaginação ao propor a criação de histórias originais.

  • Desenvolvimento da escrita espontânea e criativa.
  • Prática e consolidação da oralidade.
  • Fomento da capacidade de trabalhar em equipe.
  • Compreensão e aplicação da escrita convencional.
  • Estímulo à criatividade e imaginação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
  • EF01LP17: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O programa do Festival de Histórias Inventadas é cuidadosamente elaborado para garantir que os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental possam aproveitar ao máximo esta atividade pedagógica. O conteúdo abrange desde o processo de escrita criativa, passando pela prática da oralidade, até o desenvolvimento de habilidades artísticas e de ilustração. Os alunos serão guiados para refletir sobre suas produções textuais e sobre a importância das normas da escrita convencional, comparando suas histórias com as estruturas linguísticas estudadas em sala de aula.

  • Escrita criativa utilizando palavras estudadas.
  • Prática da oralidade com apresentações em público.
  • Técnicas básicas de ilustração.
  • Reflexão sobre escrita convencional e produção textual.

Metodologia

Para implementar efetivamente o Festival de Histórias Inventadas, adotaremos uma abordagem que integra diversas metodologias ativas. Inicialmente, a Sala de Aula Invertida servirá como base para os alunos criarem suas histórias em casa. Posteriormente, no ambiente escolar, realizaremos uma série de atividades Mão-na-massa, permitindo que os alunos ilustrem as histórias uns dos outros. Além disso, promoveremos Rodas de Debate para discutir as histórias apresentadas e a Aprendizagem Baseada em Projetos para integrar todas as etapas do projeto. Esta abordagem multidisciplinar fortalece não apenas as habilidades linguísticas, mas também sociais e artísticas dos alunos.

  • Sala de Aula Invertida para a criação de histórias.
  • Atividade Mão-na-massa com ilustrações colaborativas.
  • Roda de Debate sobre as histórias compartilhadas.
  • Aprendizagem Baseada em Projetos durante todo o processo.

Aulas e Sequências Didáticas

O Festival de Histórias Inventadas será desenvolvido ao longo de um mês, com uma carga horária total de 20 horas, divididas em 20 aulas de 60 minutos cada. Iniciaremos com a introdução do projeto e seguimos com a criação das histórias em casa. As sessões subsequentes serão dedicadas à leitura, compartilhamento das histórias e à atividade de ilustração, culminando com uma apresentação final das histórias ilustradas.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e explicação das tarefas.
  • Aulas 2-4: Criação das histórias em casa.
  • Aulas 5-10: Leitura e compartilhamento das histórias.
  • Aulas 11-15: Oficina de ilustração.
  • Aulas 16-20: Finalização e apresentação das histórias ilustradas.

Avaliação

A avaliação do Festival de Histórias Inventadas será baseada em critérios como criatividade, aplicação das normas da escrita convencional, habilidade de narrar oralmente, e a colaboração na criação das ilustrações. Os alunos receberão feedbacks construtivos visando o desenvolvimento contínuo de suas habilidades. Além disso, serão considerados o engajamento e a participação ativa em todas as etapas do projeto. Esta abordagem de avaliação formativa e processual permite que os estudantes reflitam sobre seu próprio aprendizado, promovendo um ambiente educacional inclusivo e encorajador.

Materiais e ferramentas:

Para a realização do Festival de Histórias Inventadas, serão necessários recursos como papel, lápis, crayons, tintas, e outros materiais de arte para as atividades de ilustração. Adicionalmente, a sala de aula será organizada de forma a facilitar as apresentações e as atividades em grupo. Todo o material didático relacionado às palavras e estruturas linguísticas estudadas também será disponibilizado, bem como livros e exemplos de histórias curtas para inspiração dos alunos.

  • Materiais de arte para ilustração (papel, lápis, crayons, tintas).
  • Materiais didáticos com palavras e estruturas linguísticas.
  • Livros e exemplos de histórias curtas para inspiração.
  • Espaço de sala de aula adaptado para apresentações e atividades em grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo