O Festival de Parlendas e Trava-línguas é uma atividade pedagógica prática destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, visando o desenvolvimento da fluência leitora, a expressão oral, a memorização e a escuta atenta através de um ambiente de interação social lúdico e educativo. Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de trazer para a sala de aula parlendas, trava-línguas ou quadrinhas, que poderão ser aprendidos tanto em casa quanto na escola. Sentados em círculo, um a um, compartilharão com a turma o material selecionado, realizando a leitura de forma clara e expressiva. Após cada apresentação, será aberto um espaço para comentários dos colegas, que poderão relatar suas impressões, o que aprenderam ou tentar repetir o trava-línguas apresentado. Este momento promove o respeito mútuo, a escuta ativa e reforça a aprendizagem colaborativa. A metodologia ativa adotada, como a Roda de Debate, permite uma maior interação entre os alunos, estimulando a espontaneidade e o compartilhamento de experiências e saberes. A atividade foi cuidadosamente planejada para incentivar a participação ativa dos alunos, desenvolvendo habilidades de leitura, memória e expressão oral, fundamentais para a sua formação inicial.
O Festival de Parlendas e Trava-línguas tem como principais objetivos promover a fluência leitora dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental através da prática de leitura de textos curtos e divertidos. Busca-se também aprimorar a expressão oral e a capacidade de memorização dos estudantes, além de estimular a escuta ativa e a interação social dentro do grupo. Por meio desta atividade, espera-se que os alunos desenvolvam maior confiança em suas habilidades comunicativas, compreendendo a importância do respeito e da atenção durante as falas dos colegas, bem como o valor da colaboração e do compartilhamento de conhecimentos em um ambiente coletivo.
Esta atividade abrange conteúdos de leitura e interpretação de textos simples e lúdicos como parlendas, trava-línguas e quadrinhas. Enfatiza-se a importância de habilidades comunicativas básicas, incluindo leitura fluente, expressão oral clara e escuta ativa. A interação social, a cooperação e o respeito mútuo também são aspectos fundamentais deste programa. Ao integrar esses elementos no contexto escolar, a atividade busca construir uma base sólida para o desenvolvimento de competências linguísticas e sociais em crianças no início de sua jornada educacional.
A atividade será desenvolvida com base em metodologias ativas, como a Roda de Debate e a Aprendizagem Baseada em Jogos, que incentivam a participação ativa dos alunos. Iniciaremos com uma fase de pesquisa e seleção de parlendas, trava-línguas e quadrinhas, estimulando a curiosidade e a autonomia dos estudantes na busca por conteúdos que lhes interessam. Posteriormente, no ambiente da Roda de Debate, os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas escolhas, praticando a leitura e a expressão oral diante do grupo, em um cenário que valoriza o respeito mútuo e a escuta ativa. Além disso, a iniciativa de tentar repetir os trava-línguas promove uma dinâmica lúdica e desafiadora, reforçando o aprendizado de forma divertida e engajadora.
A atividade totaliza 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, realizaremos a apresentação da atividade, discussão sobre a importância dos trabalhos selecionados e a fase de seleção e pesquisa dos textos pelos alunos. A segunda aula será dedicada às apresentações na Roda de Debate, seguidas de momentos para comentários, tentativas de repetição dos trava-línguas e feedback geral sobre a atividade.
A avaliação desta atividade será formativa, focando no engajamento dos alunos, na clareza e expressividade de sua leitura, na capacidade de escuta e nas interações construtivas durante as rodas de debate. Será considerada a participação ativa, o esforço em memorizar e apresentar os textos, bem como a disponibilidade em interagir respeitosamente com as apresentações dos colegas. Feedbacks específicos e encorajadores serão dados pelo professor para incentivar o desenvolvimento contínuo das habilidades de leitura e expressão oral dos alunos.
Para a realização desta atividade, serão necessários os seguintes recursos: cópias de parlendas, trava-línguas e quadrinhas selecionados pelos alunos e pelo professor, um espaço adequado que permita a formação de um círculo para a Roda de Debate, quadro branco ou flip-chart para anotações importantes durante as apresentações e debates, além de materiais como canetas, marcadores e papel para os alunos anotarem suas escolhas ou comentários sobre as atividades realizadas.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula