Histórias Criativas Compartilhadas

Desenvolvida por: Lariss… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Narrativas e Criação de Histórias

Esta atividade consiste em promover a criatividade e a colaboração entre alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, utilizando a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida'. Inicialmente, os estudantes serão tarefados com a missão de imaginar uma pequena história em casa, contendo início, meio e fim, sem, no entanto, escrevê-la. Na sala de aula, serão formadas duplas, onde cada aluno contará sua história ao parceiro. Após esse compartilhamento, cada dupla terá a tarefa de selecionar elementos das duas narrativas para a criação de uma nova história coletiva. O professor atuará como escriba, auxiliando na escrita dessa nova história, considerando importantes elementos narrativos como personagens, enredo, tempo e espaço. Essa abordagem visa não apenas fomentar a imaginação e a capacidade de contar histórias entre os alunos, mas também introduzir os elementos fundamentais de textos narrativos de forma lúdica e participativa.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver habilidades narrativas, criatividade e colaboração entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Pretende-se que os estudantes reconheçam e apliquem elementos fundamentais das narrativas, como personagens, tempo, espaço e enredo, em suas criações. Além disso, a atividade busca estimular a expressão oral e a capacidade de escuta, fundamentais para o compartilhamento e a composição conjunta de histórias. Ao integrar a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', espera-se também promover maior engajamento e participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, valorizando suas experiências e percepções individuais como parte integrante do desenvolvimento coletivo.

  • Fomentar a criatividade e a imaginação
  • Desenvolver habilidades de narrativa e estruturação de texto
  • Estimular a cooperação e o trabalho em duplas
  • Introduzir elementos de narrativas como personagens, enredo, tempo e espaço
  • Promover a expressão oral e a capacidade de escuta

Conteúdo Programático

A construção de narrativas é um componente fundamental no desenvolvimento linguístico e criativo dos alunos do Ensino Fundamental I. Neste plano de aula, o foco está em explorar a estrutura das narrativas através da imaginação, da oralidade e da colaboração. Utilizando a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', os estudantes serão incentivados a participar ativamente não só na criação de suas próprias histórias mas também na fusão dessas narrativas com as de seus colegas, desenvolvendo competências sociais, criativas e cognitivas.

  • Elementos de narrativas (personagens, tempo, espaço, enredo)
  • Criação colaborativa de textos
  • Expressão oral e contação de histórias
  • Escrita criativa com apoio do professor

Metodologia

A aplicação desta atividade seguirá a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', onde a tarefa inicial de imaginar uma história é realizada em casa, permitindo que o tempo em sala seja dedicado à interação, discussão e construção coletiva. Esse método potencializa o aprendizado ao fomentar a autonomia do aluno e aproveitar o ambiente escolar para a prática colaborativa. A formação de duplas para compartilhar e integrar as histórias incentivará a comunicação eficaz e o respeito às ideias do outro, aspectos fundamentais para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos.

  • Sala de Aula Invertida
  • Contação de histórias em duplas
  • Seleção colaborativa de elementos narrativos
  • Escrita assistida pelo professor

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos compartilharão suas histórias em duplas e iniciarão o processo de criação da narrativa coletiva. Na segunda aula, concluirão suas histórias e, com o auxílio do professor, realizarão a escrita final da narrativa coletiva.

  • Aula 1: Contação e compartilhamento de histórias em duplas. Discussão e seleção de elementos para a nova narrativa coletiva.
  • Aula 2: Conclusão da narrativa coletiva e escrita final com o auxílio do professor.

Avaliação

A avaliação será formativa, considerando a participação ativa dos alunos durante as sessões, sua capacidade de colaboração na construção da história coletiva, e a criatividade empregada na integração de elementos das narrativas individuais. Será dado enfoque ao processo de aprendizagem, observando a evolução da expressão oral, da escuta ativa e da habilidade de contribuir para um projeto coletivo. Exemplos de contribuições significativas e momentos de colaboração efetiva serão destacados como demonstrações do sucesso na atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais básicos como papel e lápis para anotações iniciais, além do apoio tecnológico do quadro branco ou flip chart para a escrita coletiva das histórias. A utilização de imagens ou vídeos como estímulo para a imaginação dos alunos pode enriquecer a experiência, permitindo uma maior diversidade nas narrativas criadas.

  • Papel e lápis
  • Quadro branco ou flip chart
  • Imagens ou vídeos como estímulo criativo (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo