Histórias da Natureza

Desenvolvida por: Nivia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias e Ciências da Natureza
Temática: Natureza e Sociedade

Esta atividade pedagógica envolve a criação de pequenas histórias pelos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental inspiradas na horta ou nas plantas cultivadas em sala. A atividade começa com uma sessão de leitura compartilhada de um livro infantil sobre plantas ou natureza, escolhido com o objetivo de motivar os alunos e fornecer uma base de conhecimento sobre o tema. Após a sessão de leitura, cada aluno é incentivado a criar uma história que combine os elementos do livro com as plantas que estão sendo cultivadas na sala de aula. Este processo criativo poderá ser expresso através de desenhos em quadrinhos ou por meio da escrita, com o auxílio do professor quando necessário. Esta atividade interdisciplinar visa estimular a leitura autônoma, a escrita criativa e o desenvolvimento do conhecimento científico sobre plantas, além de promover uma maior conexão dos alunos com o ambiente natural. Através da metodologia ativa 'Mão-na-massa', os alunos participarão ativamente do processo de aprendizagem, utilizando a prática do cultivo como ponto de partida para a criação de suas histórias, estimulando assim, a observação, a pesquisa e a reflexão sobre o mundo natural.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover a alfabetização, a criatividade, o pensamento crítico e a conexão dos alunos com o meio ambiente através de uma metodologia ativa e interdisciplinar. Ao criar suas próprias histórias baseadas em elementos da natureza e no conteúdo do livro lido, os alunos trabalharão habilidades de escrita, leitura e interpretação, além de aprenderem conceitos básicos de ciências sobre plantas e cultivo. Este processo visa também fortalecer a consciência ambiental e a valorização da biodiversidade, incentivando os alunos a observarem o mundo à sua volta e a refletirem sobre sua relação com o meio ambiente.

  • Estimular a leitura e compreensão de texto através do contato com livros infantis sobre natureza.
  • Promover a escrita criativa e autônoma, conectando conhecimento literário e científico.
  • Desenvolver habilidades de desenho e narrativa visual, incentivando a expressão artística.
  • Incentivar a observação e o conhecimento prático sobre as plantas e seu cultivo.
  • Fomentar a consciência ambiental e a valorização da biodiversidade.

Conteúdo Programático

A integração da literatura infantil com o estudo das plantas oferece uma abordagem rica e multifacetada para a construção do conhecimento. Ao explorar histórias que envolvem natureza e meio ambiente, os alunos não apenas desenvolvem habilidades linguísticas e de leitura, mas também adquirem noções básicas de ciências naturais relacionadas às plantas, seu ciclo de vida e importância para o ecossistema. Esta abordagem promove o pensamento crítico e a criatividade, incentivando os alunos a fazerem conexões entre diferentes áreas do conhecimento e suas experiências práticas de cultivo em sala.

  • Leitura de livros infantis sobre plantas e natureza.
  • Princípios básicos de botânica: tipos de plantas, partes da planta, ciclo de vida.
  • Técnicas de cultivo e cuidados com plantas.
  • Criação de histórias: elementos de narrativa, estrutura de um quadrinho.
  • Desenho e expressão artística aplicados à criação de quadrinhos.

Metodologia

Utilizando a metodologia 'Mão-na-massa', os alunos serão estimulados a aprender fazendo, uma abordagem que promove a autonomia, a investigação e a criatividade. A sessão de leitura do livro sobre plantas e natureza servirá como inspiração inicial, seguida de discussões guiadas para estimular a curiosidade e o pensamento crítico. Na sequência, os alunos aplicarão os conhecimentos adquiridos na prática de cultivo da horta e no desenvolvimento de suas histórias, utilizando técnicas de desenho e escrita. Esta metodologia ativa permite uma aprendizagem significativa, conectando teoria e prática de forma integrada.

  • Sessão de leitura compartilhada e discussão sobre o livro.
  • Exploração guiada e observação da horta escolar.
  • Brainstorming para criação das histórias inspiradas na natureza.
  • Desenvolvimento das histórias em quadrinhos ou formato de texto, com acompanhamento do professor.
  • Apresentação e compartilhamento das histórias com a turma.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em quatro sessões de 50 minutos cada, totalizando 4 horas de carga horária. Inicialmente, será feita a leitura compartilhada e a discussão sobre o livro, seguida de uma atividade prática na horta para observação e coleta de ideias. Nas sessões seguintes, os alunos trabalharão na criação e desenvolvimento de suas histórias, finalizando com uma sessão de apresentação dos trabalhos para a turma.

  • Aula 1: Leitura compartilhada do livro e discussão.
  • Aula 2: Visita à horta e coleta de ideias para as histórias.
  • Aula 3: Criação e desenvolvimento das histórias.
  • Aula 4: Finalização das histórias e preparação para a apresentação.
  • Aula 5: Apresentação das histórias para a turma.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação ativa dos alunos em todas as etapas do processo, considerando a criatividade, o esforço e a compreensão dos conceitos trabalhados. Será valorizada a capacidade de conectar a leitura do livro com a observação prática das plantas, bem como a originalidade e expressão nas histórias criadas. Deverá ser observada a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe durante as sessões de brainstorming e de compartilhar suas ideias durante a apresentação final. Feedbacks construtivos serão fornecidos ao longo da atividade para estimular o desenvolvimento das habilidades de cada aluno.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários alguns recursos básicos, tais como livros infantis sobre plantas e natureza, materiais para o cultivo das plantas na horta escolar e materiais de arte para o desenvolvimento das histórias, incluindo papel, lápis, canetas coloridas e, se possível, tablets ou computadores para pesquisa e criação digital. Além disso, poderá ser útil a utilização de recursos visuais, como imagens e vídeos sobre o ciclo de vida das plantas, para complementar a experiência de aprendizagem.

  • Livros infantis sobre plantas e natureza.
  • Materiais de cultivo: terra, sementes, ferramentas de jardinagem.
  • Materiais de arte: papel, lápis, canetas coloridas.
  • Tablets ou computadores para pesquisa e criação digital (opcional).
  • Recursos visuais sobre plantas e seu ciclo de vida.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo