Histórias de Letras e Povos

Desenvolvida por: Lindal… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e História
Temática: Histórias Africanas e Indígenas

A atividade 'Histórias de Letras e Povos' propõe uma imersão nas culturas africana e indígena através da contação de histórias, com um olhar especial para os símbolos e letras características dessas tradições. Após a apresentação das narrativas, os estudantes serão convidados a participar de uma Roda de Debate, com o objetivo de discutir as semelhanças e diferenças entre as letras do alfabeto convencional e os símbolos específicos apresentados. Esse momento será fundamental para enfatizar a importância da linguagem e da escrita como pontes para a conexão entre diferentes culturas, favorecendo a compreensão da riqueza cultural e promovendo o respeito pela diversidade. Além de contribuir para a distinção entre letras e outros sinais gráficos, a atividade visa incentivar reflexões sobre inclusão, diversidade e o valor do diálogo intercultural. Este plano se alinha ao processo de alfabetização inicial, enriquecendo-o com a valorização da pluralidade linguística e cultural.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa a promoção de uma educação linguística inclusiva, por meio do reconhecimento de diferentes sistemas de escrita e sua importância cultural, social e histórica. O objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades linguísticas considerando a diversidade, valorizando as diferentes manifestações culturais presentes na sociedade. Ao diferenciar letras de outros símbolos gráficos, os alunos serão introduzidos ao conceito de que a linguagem e a escrita transcorrem além das fronteiras alfabetizadas, servindo como um elo entre culturas distintas, fortalecendo o processo de alfabetização com uma abordagem multicultural.

  • Distinguir letras de outros sinais gráficos.
  • Reconhecer a importância cultural dos diferentes sistemas de escrita.
  • Promover o respeito pela diversidade cultural e linguística.
  • Estimular a reflexão sobre a comunicação intercultural.
  • Enriquecer o processo de alfabetização com experiências multiculturais.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF01LP04
  • description": Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático se concentra no estudo dos símbolos e sistemas de escrita de culturas africanas e indígenas, contrastando-os com as letras do alfabeto português. Esse contraste visa não apenas a identificação e distinção entre diferentes tipos de sinais gráficos, mas também uma ampliação do repertório cultural e linguístico dos alunos. A abordagem inclui elementos da história e tradição oral desses povos, destacando-se as particularidades de sua comunicação e a importância desses elementos na construção da identidade cultural.

  • Símbolos e letras nas culturas africana e indígena.
  • Histórias de povos africanos e indígenas.
  • Comparação entre alfabeto português e sinais gráficos de outras culturas.
  • Diversidade linguística e cultural.
  • Valorização da tradição oral.

Metodologia

A metodologia ativa empregada será a Roda de Debate, precedida pela contação de histórias, para engajar os alunos na exploração das narrativas africanas e indígenas. A intenção é criar um ambiente de aprendizado dinâmico e participativo, onde os alunos possam expressar suas percepções e aprender com a diversidade de opiniões. O debate será estruturado de forma a permitir que todos os alunos contribuam, estimulando o pensamento crítico e a capacidade de argumentação, enquanto se familiarizam com diferentes sistemas de escrita e suas respectivas cargas culturais.

  • Contação de histórias africanas e indígenas.
  • Roda de Debate sobre as narrativas ouvidas.
  • Discussão sobre semelhanças e diferenças entre alfabeto e símbolos.
  • Análise crítica sobre diversidade linguística e cultural.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade é de 2 horas, dividida em três aulas de 40 minutos. A primeira aula será dedicada à introdução dos temas e à contação das histórias. Na segunda aula, ocorrerá a Roda de Debate, permitindo aos alunos discutir sobre os elementos apresentados. A terceira e última aula focará na consolidação dos aprendizados, com uma atividade de reflexão e expressão artística sobre o tema.

  • Aula 1: Introdução e contação de histórias.
  • Aula 2: Roda de Debate.
  • Aula 3: Reflexão e expressão artística.

Avaliação

A avaliação será processual e formativa, considerando a participação ativa dos alunos nas atividades propostas, sua capacidade de articulação nas discussões da Roda de Debate e o entendimento demonstrado na diferenciação entre letras e outros símbolos gráficos. Será dada especial atenção à expressão das ideias de forma respeitosa e construtiva, incentivando o respeito pela diversidade. A atividade final de expressão artística servirá como uma avaliação criativa das percepções dos alunos sobre o tema, permitindo-lhes expressar o aprendizado de maneira individual e original.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários livros e materiais audiovisuais contendo histórias africanas e indígenas, além de recursos para a organização da Roda de Debate, como microfone e caixa de som, se necessário. Materiais de arte para a atividade final de expressão artística também serão imprescindíveis, proporcionando aos alunos uma variedade de meios para expressarem seu entendimento e apreciação das culturas estudadas.

  • Livros com histórias africanas e indígenas.
  • Materiais audiovisuais sobre culturas africanas e indígenas.
  • Equipamento para Roda de Debate (microfone, caixa de som).
  • Materiais de arte (papel, lápis de cor, tintas).

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