Histórias em Quadrinhos

Desenvolvida por: Giovan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Criação de Histórias em Quadrinhos

Esta atividade é projetada para envolver os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental na criação coletiva de histórias em quadrinhos, incentivando a expressão individual e o trabalho em equipe. Iniciará com uma chuva de ideias, onde os alunos podem sugerir personagens, cenários e temáticas diversas para suas histórias. Após esta etapa, cada grupo, constituído de três a quatro alunos, receberá material para a execução do projeto: folhas em branco e canetinhas coloridas. A tarefa envolverá a organização das ideias em sequência lógica para compor a narrativa, o desenho dos quadros representando diferentes cenas e a inserção de diálogos e textos que façam a história progredir. Este exercício visa desenvolver habilidades de escrita criativa, interpretação de texto, além de fomentar a criatividade e a aptidão para trabalhar cooperativamente, respeitando as ideias dos colegas e contribuindo para o desenvolvimento social e intelectual de cada participante.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é estimular a criatividade dos alunos, promover a habilidade de trabalhar em equipe e desenvolver competências ligadas à linguagem escrita e visual. Através da criação de histórias em quadrinhos, os estudantes poderão expressar suas ideias de maneira organizada e sequencial, melhorando sua capacidade de narrar eventos e construir diálogos coerentes. Além disso, ao trabalhar em grupos, os alunos aprenderão a valorizar e incorporar sugestões dos colegas, desenvolvendo respeito mútuo e habilidades sociais. Este projeto também visa reforçar conceitos de sequência lógica e coerência textual, fundamentais para a produção escrita e compreensão leitora.

  • Promover a criatividade e expressão individual através da criação de histórias.
  • Desenvolver habilidades de escrita e narrativa, focando em organização de ideias e construção de diálogos.
  • Incentivar o trabalho em equipe, respeitando as sugestões dos colegas para a co-criação das histórias.
  • Praticar a leitura e interpretação de texto por meio da troca de histórias entre os grupos.
  • Estimular o uso da linguagem visual combinada à escrita para a expressão de ideias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03": "Produzir textos escritos, dados e observados, utilizando a letra cursiva."}, {"EF15LP04": "Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, histórias em quadrinhos, tiras cômicas, entre outros gêneros do campo da arte, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto."}, {"EF01LP26": "Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cartazes e histórias em quadrinhos, entre outros textos do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto."}, {"EF12AR01": "Explorar e reconhecer elementos constitutivos das visuais (ponto, linha, plano, volume, cor, textura)."}, {"EF12AR02": Manipular materiais convencionais e não convencionais para expressão e criação de trabalhos artísticos.

Conteúdo Programático

Esta atividade pedagógica integra o ensino de Língua Portuguesa com a arte, utilizando a criação de histórias em quadrinhos como ferramenta de aprendizado. Os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades de escrita, leitura e interpretação através da formulação de suas próprias narrativas e diálogos. A atividade também implica o desenvolvimento de habilidades artísticas e visuais, ao desenhar e colorir as cenas das histórias. Assim, o trabalho é transdisciplinar e promove uma aprendizagem mais integrada e significativa.

  • Criação de narrativas
  • Organização de ideias em sequência lógica
  • Desenvolvimento de personagens e cenários
  • Escrita e interpretação de diálogos
  • Princípios básicos de desenho e cor

Metodologia

A metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' será aplicada, permitindo aos alunos a experiência direta com a criação de histórias em quadrinhos. Iniciando com uma brainstorming para coleta de ideias até a execução final dos quadrinhos, os estudantes serão encorajados a explorar suas habilidades criativas e colaborativas. Através de instruções e acompanhamendo do professor, cada grupo será orientado no processo de construção de sua história, incentivando a discussão e troca de ideias para fortalecer o sentido de trabalho em equipe e criatividade coletiva.

  • Brainstorming para geração de ideias
  • Formação de grupos para a produção coletiva
  • Construção de narrativas e personagens
  • Desenho, coloração e organização dos quadrinhos
  • Apresentação dos quadrinhos criados para a turma

Aulas e Sequências Didáticas

O projeto será realizado em uma sessão de 1.2 horas, distribuídas em parte para o brainstorming e planejamento, seguida pela criação e finalização dos quadrinhos.

  • Aula 1: Introdução à atividade e brainstorming (20 minutos)
  • Aula 1: Desenvolvimento das histórias em quadrinhos (60 minutos)
  • Aula 1: Apresentação e compartilhamento das criações (10 minutos)

Avaliação

A avaliação será formativa, observando o empenho individual e colaborativo dos alunos durante o processo de criação das histórias em quadrinhos. Serão considerados critérios como criatividade, originalidade, coesão e coerência da narrativa, além da habilidade em trabalhar em equipe. O professor deverá também avaliar a clareza dos diálogos, a sequência lógica da história e a estética visual do produto final. Feedback construtivo será fornecido para todos os grupos, destacando pontos fortes a serem mantidos e áreas para desenvolvimento futuro.

Materiais e ferramentas:

O recurso principal desta atividade serão as folhas em branco e canetinhas coloridas fornecidas a cada grupo de alunos. Adicionalmente, um quadro branco ou flip-chart pode ser utilizado na fase de brainstorming para registro visual das ideias coletadas. O professor pode ainda disponibilizar exemplos de histórias em quadrinhos como referência para inspiração.

  • Folhas em branco
  • Canetinhas coloridas
  • Quadro branco ou flip-chart
  • Histórias em quadrinhos de referência

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo