Histórias em Roda

Desenvolvida por: Elisân… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Compreensão e recontagem de histórias

A atividade 'Histórias em Roda' é desenhada para encorajar alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a desenvolverem suas competências de escuta ativa, compreensão leitora e expressão oral, por meio da leitura de uma história curta e interessante seguida por uma Roda de Debate. Nesta dinâmica, cada aluno terá a oportunidade de recontar uma parte da história com suas próprias palavras, focando na clareza da expressão e na articulação das palavras. Além disso, será incentivada a expressão de opiniões pessoais sobre a história, incluindo partes favoritas e personagens mais queridos. Esse processo estimula o diálogo construtivo e a escuta ativa entre os alunos, permitindo-lhes também a prática da empatia e do respeito pelas opiniões dos colegas. O objetivo é fortalecer a capacidade de comunicação oral dos estudantes, bem como aprimorar suas habilidades de compreensão e recontagem de textos literários.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como principal objetivo desenvolver e aprimorar habilidades de escuta ativa, compreensão leitora e expressão oral em alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Busca-se encorajar uma comunicação clara e articulada, e promover um ambiente em que os alunos possam expressar suas ideias e sentimentos sobre a história lida, além de exercitar a memória e a capacidade de recontar histórias com suas próprias palavras. Através do debate em grupo, estimula-se também o desenvolvimento de habilidades sociais, como a empatia, o respeito pelas diferentes opiniões e a capacidade de ouvir atentamente.

  • Desenvolvimento da escuta ativa
  • Aprimoramento da capacidade de compreensão leitora
  • Prática da expressão oral clara e articulada
  • Estímulo ao debate construtivo e respeitoso
  • Encorajamento da capacidade de recontar histórias

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP09: Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
  • EF15LP19: Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui a leitura compreensiva de textos literários, a prática da expressão oral e o desenvolvimento de habilidades sociais por meio da participação em debates. Além dessas habilidades mais específicas, esta atividade também contribui para a sensibilização dos alunos para diferentes formas de narrativa e para a valorização da literatura enquanto meio de expressão cultural e pessoal.

  • Leitura e compreensão de textos literários
  • Expressão oral e clareza na comunicação
  • Debate em grupo e escuta ativa
  • Recontagem de histórias

Metodologia

A metodologia da atividade 'Histórias em Roda' combina os princípios da Roda de Debate, da Aprendizagem Baseada em Projetos e da Aprendizagem Baseada em Jogos para criar um ambiente dinâmico e interativo de aprendizado. A partir da leitura de uma história pelo professor, os alunos serão estimulados a participar ativamente, recontando partes dessa história e expressando suas opiniões de maneira clara e respeitosa. Este método fomenta a interação e o diálogo entre os alunos, permitindo que cada um explore sua capacidade de expressão oral e compreensão leitora de maneira lúdica e significativa.

  • Roda de Debate
  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Aprendizagem Baseada em Jogos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será conduzida em uma sessão de 1 hora, dividida em duas partes de 30 minutos cada. Na primeira parte, o professor realiza a leitura da história. Na segunda parte, os alunos participam da Roda de Debate, recontando a história e compartilhando suas opiniões.

  • Aula 1: Leitura da história pelo professor
  • Aula 2: Roda de Debate com recontagem pelas crianças

Avaliação

A avaliação da atividade 'Histórias em Roda' será formativa, observando a participação e o envolvimento dos alunos durante a Roda de Debate. A capacidade de recontar a história com clareza, a articulação das palavras e a expressão de ideias pessoais serão aspectos cruciais. Além disso, a habilidade de ouvir os colegas e participar de maneira construtiva no debate também será valorizada. O professor poderá fazer anotações sobre progressos individuais e oferecer orientações personalizadas para estimular o desenvolvimento das habilidades observadas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Histórias em Roda', será necessário dispor de um ambiente aconchegante e propício ao diálogo, livros com histórias curtas e interessantes adequadas à faixa etária, e materiais de apoio visual como imagens ou ilustrações das histórias lidas. Esses recursos ajudarão a criar uma experiência de aprendizado mais rica e envolvente para os alunos.

  • Ambiente organizado para Roda de Debate
  • Livros com histórias adequadas ao 1º ano do Ensino Fundamental
  • Materiais de apoio visual (imagens, ilustrações)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo