Histórias Inventadas

Desenvolvida por: Inajar… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita e leitura

A atividade 'Histórias Inventadas' se propõe a ser uma introdução prática ao mundo da escrita e da leitura para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, aplicando a metodologia de sala de aula invertida. Antes da aula, cada aluno deve pensar em uma pequena história ou cena para compartilhar com a turma. Em sala, com auxílio do professor, os estudantes tentarão escrever palavras ou frases que representem sua história, seja de forma espontânea ou com o ditado ao professor. Esta abordagem visa fortalecer a percepção dos alunos sobre a escrita alfabética como uma representação dos sons da fala, além de estimular a criatividade e a expressão pessoal. A atividade se conclui com uma roda de debate, permitindo a cada criança compartilhar sua história e experiência de escrita, fomentando assim o diálogo e a escuta ativa entre eles.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade incluem familiarizar os alunos com o processo de escrita alfabética, incentivando a expressão de ideias por meio de palavras e frases. Além disso, busca-se promover a compreensão de que a escrita é uma forma de representação dos sons da fala, estimulando a capacidade de distinguir letras de outros sinais gráficos. Por meio da roda de debate, espera-se também desenvolver habilidades de comunicação e escuta ativa, valorizando o compartilhamento de experiências entre os alunos.

  • Familiarizar os estudantes com a escrita alfabética.
  • Estimular a expressão de ideias através da escrita.
  • Desenvolver a capacidade de comunicar histórias oralmente e por escrito.
  • Promover a compreensão da escrita como representação dos sons da fala.
  • Incentivar a distinção entre letras e outros sinais gráficos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP04: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático é estruturado para promover o reconhecimento e a aplicação prática da escrita alfabética. Os alunos serão introduzidos à concepção de que a escrita é uma extensão da fala, representada por meio de letras e palavras. Este módulo explora a criação de pequenas histórias, a distinção entre letras e outros símbolos, e a importância da expressão individual através da escrita e da oralidade.

  • Introdução à escrita alfabética e sua função representativa.
  • Ditado de palavras e frases.
  • Criação e compartilhamento de histórias.
  • Diferenciação entre letras e outros sinais gráficos.
  • Importância da expressão individual e criatividade na escrita.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade combina a sala de aula invertida, atividades mão na massa e roda de debate. Antecipadamente, os alunos são motivados a pensar em suas próprias histórias, preparando o terreno para a aula prática de escrita. Em sala, as crianças são estimuladas a transcrever suas ideias, com o apoio direto do professor, incentivando a autonomia e a autoexpressão. Por fim, a roda de debate facilita a troca de experiências e reforça a compreensão do conteúdo de forma coletiva.

  • Sala de aula invertida para preparação dos alunos com a criação de histórias em casa.
  • Atividade mão na massa para a prática da escrita em sala de aula.
  • Roda de debate para compartilhamento de histórias e experiências.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá a parte prática de escrita e o início do compartilhamento das histórias. A segunda aula dará continuidade ao compartilhamento das histórias e finalizará com a roda de debate, possibilitando a reflexão e o debate sobre as experiências de escrita dos alunos.

  • Aula 1: Escrita das histórias e início do compartilhamento.
  • Aula 2: Continuação do compartilhamento e roda de debate.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, focando no envolvimento do aluno com a atividade e na expressão de suas ideias por meio da escrita e da fala. Observaremos a capacidade dos alunos de escrever palavras e frases de forma alfabética, a criatividade empregada na criação das histórias e a participação ativa na roda de debate. Será dada ênfase ao progresso individual em relação ao começo do projeto, considerando o esforço pessoal e a melhoria na habilidade de escrita e expressão oral.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a atividade incluem materiais básicos de escrita, como lápis, borracha e papel, além de cartazes para ajudar na identificação e distinção entre letras e outros sinais gráficos. Também será utilizado um espaço adequado para a realização da roda de debate, promovendo um ambiente confortável para a partilha de histórias e experiências entre os alunos.

  • Lápis, borracha e papel para escrita.
  • Cartazes com o alfabeto e exemplos de sinais gráficos.
  • Espaço apropriado para a realização da roda de debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo