A atividade 'Histórias Inventadas' se propõe a ser uma introdução prática ao mundo da escrita e da leitura para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, aplicando a metodologia de sala de aula invertida. Antes da aula, cada aluno deve pensar em uma pequena história ou cena para compartilhar com a turma. Em sala, com auxílio do professor, os estudantes tentarão escrever palavras ou frases que representem sua história, seja de forma espontânea ou com o ditado ao professor. Esta abordagem visa fortalecer a percepção dos alunos sobre a escrita alfabética como uma representação dos sons da fala, além de estimular a criatividade e a expressão pessoal. A atividade se conclui com uma roda de debate, permitindo a cada criança compartilhar sua história e experiência de escrita, fomentando assim o diálogo e a escuta ativa entre eles.
Os objetivos desta atividade incluem familiarizar os alunos com o processo de escrita alfabética, incentivando a expressão de ideias por meio de palavras e frases. Além disso, busca-se promover a compreensão de que a escrita é uma forma de representação dos sons da fala, estimulando a capacidade de distinguir letras de outros sinais gráficos. Por meio da roda de debate, espera-se também desenvolver habilidades de comunicação e escuta ativa, valorizando o compartilhamento de experiências entre os alunos.
O conteúdo programático é estruturado para promover o reconhecimento e a aplicação prática da escrita alfabética. Os alunos serão introduzidos à concepção de que a escrita é uma extensão da fala, representada por meio de letras e palavras. Este módulo explora a criação de pequenas histórias, a distinção entre letras e outros símbolos, e a importância da expressão individual através da escrita e da oralidade.
A metodologia empregada nesta atividade combina a sala de aula invertida, atividades mão na massa e roda de debate. Antecipadamente, os alunos são motivados a pensar em suas próprias histórias, preparando o terreno para a aula prática de escrita. Em sala, as crianças são estimuladas a transcrever suas ideias, com o apoio direto do professor, incentivando a autonomia e a autoexpressão. Por fim, a roda de debate facilita a troca de experiências e reforça a compreensão do conteúdo de forma coletiva.
A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá a parte prática de escrita e o início do compartilhamento das histórias. A segunda aula dará continuidade ao compartilhamento das histórias e finalizará com a roda de debate, possibilitando a reflexão e o debate sobre as experiências de escrita dos alunos.
A avaliação será contínua e formativa, focando no envolvimento do aluno com a atividade e na expressão de suas ideias por meio da escrita e da fala. Observaremos a capacidade dos alunos de escrever palavras e frases de forma alfabética, a criatividade empregada na criação das histórias e a participação ativa na roda de debate. Será dada ênfase ao progresso individual em relação ao começo do projeto, considerando o esforço pessoal e a melhoria na habilidade de escrita e expressão oral.
Os recursos para a atividade incluem materiais básicos de escrita, como lápis, borracha e papel, além de cartazes para ajudar na identificação e distinção entre letras e outros sinais gráficos. Também será utilizado um espaço adequado para a realização da roda de debate, promovendo um ambiente confortável para a partilha de histórias e experiências entre os alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula