Histórias Malucas Compartilhadas

Desenvolvida por: Vitor … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Narrativa Colaborativa

A atividade 'Histórias Malucas Compartilhadas' tem como objetivo principal desenvolver habilidades de escuta e oralidade nos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, promovendo a criatividade e a capacidade de trabalhar em equipe. Durante essa dinâmica, os alunos se reúnem em círculo e, a cada rodada, um aluno contribui com uma sentença para formar uma história coletiva. Enquanto os alunos falam, o professor anota as contribuições no quadro, possibilitando assim uma introdução ao conceito de escrita compartilhada. Esta prática auxilia na construção de narrativas coerentes, estimula a imaginação dos participantes e incentiva a colaboração em sala de aula de forma lúdica. A atividade também busca desenvolver a atenção dos alunos ao que é dito pelos colegas para que possam dar continuidade ao enredo de maneira lógica, além de exercitar a estruturação de ideias e a comunicação verbal.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem estão voltados para o desenvolvimento da capacidade dos alunos de escutar e interpretar a fala dos colegas, assim como contribuir para uma narrativa de forma criativa e coerente. Espera-se que, por meio desta atividade, as crianças fortaleçam suas habilidades de comunicação, aprendam a estruturar suas ideias e compreendam a importância do trabalho colaborativo.

  • Desenvolver habilidades de escuta ativa.
  • Aperfeiçoar a habilidade de construir narrativas orais.
  • Estimular a criatividade e a imaginação.
  • Trabalhar a habilidade de contribuir de forma coerente em uma atividade colaborativa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Participar de interações orais em sala de aula, respeitando os turnos de fala e ajustando o discurso ao contexto e à intenção comunicativa.
  • EF01LP08: Produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, textos de diferentes gêneros orais e escritos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca na prática da oralidade, na escuta ativa e na produção de narrativas orais. Além disso, aborda o conceito básico de escrita compartilhada, onde a interação entre os alunos e o professor resulta na construção de um texto coletivo, integrando habilidades de comunicação e cooperação.

  • Oralidade e escuta ativa.
  • Produção de narrativas orais.
  • Introdução à escrita compartilhada.
  • Trabalho em equipe e cooperação em sala de aula.

Metodologia

A metodologia aplicada é centrada na dinâmica de grupo e na participação ativa dos alunos. Ao promover a construção coletiva de uma narrativa, a atividade incentiva a colaboração e o aprendizado mútuo. A interação oral é estimulada em um ambiente de aprendizado lúdico e descontraído, onde todos os alunos têm a oportunidade de se expressar e contribuir.

  • Dinâmica de grupo em círculo.
  • Participação verbal dos alunos.
  • Anotação das contribuições no quadro.
  • Fomento da colaboração entre alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma única aula de 60 minutos, organizada de forma a maximizar o engajamento e a participação dos alunos. Durante este tempo, cada aluno terá a oportunidade de adicionar uma sentença à história, promovendo um rodízio ordenado das falas e garantindo que todos participem.

  • Aula única de 60 minutos.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Histórias Malucas Compartilhadas' será baseada em observações qualitativas, focando na participação ativa e na habilidade de cada aluno em complementar a narrativa de forma coerente. O professor deve observar se os alunos estão escutando atentamente seus colegas, se suas contribuições são pertinentes e se demonstram criatividade e imaginação. Exemplos de avaliação incluem a verificação se os alunos esperam sua vez de falar, se mantêm o tema proposto e se fazem uso de vocabulário apropriado. Não será necessário atribuir notas formais, mas sim oferecer feedback construtivo para incentivar a melhora contínua dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade são mínimos, facilitando sua aplicação em diversas condições. O principal recurso é o quadro, que será utilizado pelo professor para escrever as contribuições dos alunos, tornando visível o processo de construção coletiva da narrativa. Este recurso simples é eficaz para integrar habilidades de escrita e leitura às práticas de oralidade e escuta.

  • Quadro e giz ou marcador.
  • Cadeiras dispostas em círculo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo