Jardim das Palavras Encantadas

Desenvolvida por: Elias … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Primavera e Literatura Oral

A atividade 'Jardim das Palavras Encantadas' é uma proposta pedagógica interativa destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, visando desenvolver habilidades de leitura, interpretação e expressão oral por meio do trabalho com quadras e parlendas relacionadas à temática da primavera. Divididos em pequenos grupos, os estudantes receberão cartões coloridos contendo diversas quadras e parlendas que celebram a beleza, as cores e os sentimentos associados à estação das flores. Através de uma abordagem colaborativa, eles serão incentivados a ler e compreender os textos uns com os outros, apoiando-se mutuamente no processo de aprendizado. Após a leitura conjunta, cada grupo selecionará a quadra ou parlenda que mais lhes agrada para realizar uma apresentação para a turma, exercitando a fluência e a expressão oral. O professor terá um papel fundamental nessa interação, promovendo diálogos sobre as novas palavras, o conteúdo temático e estimulando os alunos a partilharem seus pensamentos e sentimentos evocados pela primavera. Esta atividade não só enriquecerá o vocabulário dos alunos como também desenvolverá suas competências comunicativas, sensibilidade estética e capacidade de trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivos primordiais estimular a leitura fluente e expressiva em voz alta, a compreensão leitora colaborativa, a expressão oral, e a apreciação literária entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Visa-se promover um ambiente de aprendizado coletivo onde cada aluno se sinta encorajado a participar ativamente, compartilhando seus pensamentos e sentimentos sobre a primavera e o material literário trabalhado, além de explorar a temática da primavera para desenvolver a sensibilidade estética e a criatividade. O foco está em fomentar a capacidade de interpretar textos literários de maneira crítica e apreciativa, valorizando a diversidade de interpretações e a expressão individual.

  • Desenvolver habilidades de leitura e compreensão de textos literários infantis.
  • Praticar a expressão oral e a fluência leitora em ambiente colaborativo.
  • Estimular o apreço pela literatura e pelas artes relacionadas à primavera.
  • Promover a reflexão crítica e a expressão de sentimentos e ideias.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a socialização entre os alunos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange os gêneros literários da quadra e parlenda, focando nas características, forma e conteúdos relacionados à temática da primavera. Serão exploradas as estruturas típicas destes gêneros, a importância da rima, ritmo e repetição na construção de significados, além de um vocabulário rico e variado associado à estação. Através deste enfoque, os alunos terão a oportunidade de expandir seu conhecimento linguístico, literário e cultural sobre a primavera, integrando-o às práticas cotidianas de linguagem e expressão.

  • Quadras e parlendas: características e estrutura.
  • Temática da primavera na literatura oral infantil.
  • Elementos da linguagem poética: rima, ritmo e repetição.
  • Vocabulário relacionado à primavera.
  • Expressão de sentimentos e ideias através da literatura.

Metodologia

Adotando a metodologia ativa, a atividade 'Jardim das Palavras Encantadas' privilegiará a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Os estudantes serão organizados em pequenos grupos para promover a interação e a colaboração na leitura e interpretação dos textos. Este arranjo permite que os alunos assumam papéis ativos, discutindo entre si as interpretações e significados, além de escolherem conjuntamente a quadra ou parlenda a ser apresentada. O docente atuará como mediador, incentivando a discussão e reflexão, além de proporcionar feedback construtivo para enriquecer a experiência de aprendizado. Serão utilizadas técnicas de dramatização e expressão corporal nas apresentações, visando uma imersão mais profunda no conteúdo e favorecendo a memorização e compreensão.

  • Leitura colaborativa em pequenos grupos.
  • Discussão e interpretação conjunta de textos.
  • Seleção e preparação de apresentação da quadra ou parlenda escolhida.
  • Apresentações em voz alta para a classe, com suporte do professor.
  • Discussão guiada pelo professor sobre os temas abordados.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 9 horas, distribuídas em 13.5 aulas de 40 minutos cada. Inícia-se com uma introdução ao tema e aos gêneros literários envolvidos, seguido pela divisão dos grupos e distribuição dos materiais. As sessões subsequentes serão dedicadas à leitura colaborativa, preparação e realização das apresentações, culminando em uma sessão de reflexão e partilha dos aprendizados.

  • Aula 1: Introdução ao tema e aos gêneros literários.
  • Aulas 2-4: Leitura e discussão colaborativa dos textos.
  • Aulas 5-8: Preparação das apresentações pelos grupos.
  • Aulas 9-12: Apresentações dos grupos.
  • Aula 13: Reflexão e compartilhamento dos aprendizados.
  • Aula 13.5: Feedback do professor e encerramento da atividade.

Avaliação

A avaliação será formativa, enfocando a participação, envolvimento e progresso dos alunos ao longo da atividade. Serão considerados critérios como a colaboração efetiva no grupo, a habilidade de leitura e compreensão textual demonstrada, a expressão oral e clareza durante a apresentação, além do envolvimento na discussão e reflexão final. Feedback individual e coletivo será dado, visando realçar os pontos fortes e áreas para desenvolvimento. Exemplos de desempenho esperado incluem a demonstração de melhorias na fluência leitora, a capacidade de explicar os sentimentos e pensamentos evocados pelos textos, e a contribuição construtiva para as discussões em grupo.

Materiais e ferramentas:

Materiais necessários para a realização da 'Jardim das Palavras Encantadas' incluem cartões coloridos com quadras e parlendas sobre a primavera, espaço de sala de aula apropriado para a formação de pequenos grupos e apresentações, além de recursos para gravação ou amplificação de voz se necessário. Recursos visuais relacionados à primavera também podem ser utilizados para enriquecer o contexto da aprendizagem. A utilização destes materiais contribuirá para uma experiência de aprendizado imersiva e engajadora para os alunos.

  • Cartões com quadras e parlendas sobre a primavera.
  • Espaço apropriado para atividades em grupo e apresentações.
  • Recursos de amplificação de voz (se necessário).
  • Materiais visuais sobre a primavera (opcional).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo