Jogo da Roleta de Palavras

Desenvolvida por: Ana Pa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem e Literatura
Temática: Desenvolvimento da Escrita e Criatividade

O Jogo da Roleta de Palavras é uma atividade lúdica voltada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental que tem como objetivo principal desenvolver a competência escrita e criatividade dos alunos. Durante a atividade, uma roleta colorida repleta de palavras diversificadas é girada. Cada estudante, ao observar a palavra na qual a roleta parar, deve copiá-la em seu caderno, atentando para a correta ortografia e pontuação. Na sequência, a turma trabalhará coletivamente na construção de uma narrativa curta utilizando as palavras coletadas, promovendo assim o desenvolvimento do trabalho em equipe e a articulação de ideias. A atividade também contempla a prática de leitura, já que a história final será lida em voz alta e replicada no caderno de cada aluno. Esta tarefa, dividida em etapas, busca integrar todas estas competências através de uma abordagem divertida e engajante para os jovens alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem são voltados para o aprimoramento das habilidades básicas de escrita, leitura e colaboração. A atividade visa promover a familiarização com a correta estruturação de palavras, incentivando os alunos a utilizarem corretamente as regras ortográficas e de pontuação. Além disso, busca encorajar os estudantes a se expressarem criativamente através da construção de narrativas coletivas, desenvolvendo assim suas competências de articulação de ideias e expressão oral.

  • Desenvolver a capacidade de copiar palavras e frases corretamente.
  • Estimular a criatividade por meio da elaboração de histórias.
  • Fomentar a leitura e a escrita individual e coletivamente.
  • Promover a colaboração entre os alunos na construção de narrativas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP03: Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca no desenvolvimento de habilidades de escrita e leitura do aluno, utilizando a roleta de palavras como um estímulo para a prática ortográfica. A atividade propõe um estudo prático do vocabulário, seguido pela construção participativa de narrativas que integram este vocabulário à compreensão de texto, favorecendo o aprendizado de maneira contextualizada.

  • Identificação e reprodução de palavras.
  • Formação de frases e sentenças.
  • Estruturação e coesão textual.
  • Ortografia e pontuação corretas.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade é a do ensino lúdico, que busca engajar os alunos em seu aprendizado de forma prazerosa e eficaz. A utilização da roleta de palavras permite ao aluno uma interação direta e divertida com o aprendizado das palavras e das regras de escrita, enquanto a construção conjunta da narrativa desenvolve habilidades de trabalho em equipe e resolução de problemas criativos.

  • Uso de materiais visuais e interativos (roleta).
  • Trabalho em equipe para construção de textos.
  • Copiagem e correção guiada pelo professor.
  • Discussões coletivas para desenvolvimento de histórias.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está dividido em quatro etapas de 30 minutos, totalizando duas horas. Cada etapa é pensada para proporcionar um tempo adequado para a introdução, desenvolvimento e conclusão da atividade, assegurando que os alunos tenham tempo suficiente para absorver o conteúdo proposto de maneira eficaz.

  • Aula 1: Introdução ao Jogo da Roleta e cópia das primeiras palavras.
  • Aula 2: Continuação da cópia das palavras e início da construção da narrativa.
  • Aula 3: Finalização da narrativa e revisão coletiva.
  • Aula 4: Cópia final da história e leitura em voz alta.

Avaliação

A avaliação será realizada por meio da observação contínua durante a atividade. O professor deverá atentar para o envolvimento dos alunos no processo de escrita e colaboração. Critérios a serem avaliados incluem a precisão na cópia das palavras, a participação durante a construção da narrativa, a coerência da história elaborada e o uso correto da ortografia e pontuação. Exemplos de avaliação incluem verificar quantas palavras foram copiadas corretamente e o quanto o aluno contribuiu com ideias durante a construção da narrativa.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos necessários para a atividade estão focados em elementos acessíveis e interativos que facilitam a relação interpessoal e o engajamento dos alunos. A roleta de palavras e o caderno de anotações são os principais recursos para a execução da proposta e permitem que o professor implemente a atividade de forma dinâmica.

  • Roleta de palavras organizada pelo professor.
  • Cadernos e lápis para cada aluno.
  • Quadro branco e marcadores.
  • Fichas de palavras (caso necessário).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo