Jogo das Sílabas Mágicas

Desenvolvida por: Gislai… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Empatia e Combate ao Bullying

A atividade 'Jogo das Sílabas Mágicas' foi desenvolvida para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de integrar o aprendizado da formação de palavras com atitudes positivas e a prática da empatia. Utilizando cartões de sílabas, as crianças irão formar palavras consideradas 'mágicas', como 'amor', 'paz' e 'respeito'. Esta prática é uma maneira lúdica de fortalecer a associação entre sons e escrita, além de promover discussões sobre como tais atitudes podem ajudar a combater o bullying e promover um ambiente escolar saudável. Durante a atividade, cada nova palavra formada será discutida em seu contexto de significado e impacto no ambiente escolar e social, incentivando assim o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas essenciais para os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é permitir que os alunos compreendam e executem a relação entre sons representados por sílabas e suas formas escritas, enquanto desenvolvem consciência social sobre a importância de atitudes positivas no combate ao bullying. Ao final das atividades, espera-se que os alunos consigam formar palavras a partir das sílabas, identificando sua importância para a comunicação eficaz e reforçando valores como o respeito e a empatia.

  • Formar palavras a partir de sílabas.
  • Promover a empatia e atitudes positivas.
  • Entender a relação entre oralidade e escrita.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
  • EF01LP08: Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
  • EF01LP10: Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade foca no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos pequenos, ligando a identificação sonora das sílabas com sua representação gráfica. Com base nas competências do BNCC, os alunos irão explorar a sonoridade e estrutura das palavras, construindo seu vocabulário e simultaneamente absorvendo valores fundamentais através de palavras que expressam atitudes essenciais para a convivência social.

  • Identificação de sílabas.
  • Formação de palavras.
  • Discussão sobre valores positivos.

Metodologia

Para alcançar os objetivos propostos, a metodologia utilizada será predominantemente lúdica, prática e interativa, estimulando os alunos a participarem ativamente do processo de aprendizagem. A formação de palavras a partir de sílabas será media através de jogos e brincadeiras que utilizam cartões de sílabas, proporcionando um ambiente de aprendizado descontraído mas intencional, onde os alunos além de desenvolverem habilidades linguísticas, são levados a refletir sobre valores.

  • Utilização de cartões de sílabas.
  • Dinâmicas em grupo.
  • Discussões guiadas sobre atitudes.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária desta atividade está dividida em seis períodos de 60 minutos cada, totalizando seis horas de trabalho didático. Cada aula está estrategicamente planejada para introduzir, desenvolver e consolidar os conhecimentos e valores abordados de forma progressiva e interativa.

  • Aula 1: Introdução e apresentação dos cartões de sílabas.
  • Aula 2: Formação de palavras simples e introdução a atitudes positivas.
  • Aula 3: Dinâmicas de grupo com formação de palavras complexas.
  • Aula 4: Discussão sobre o significado das palavras formadas e suas implicações.
  • Aula 5: Revisão das palavras, atividades práticas adicionais.
  • Aula 6: Reflexão final, elaboração de cartazes demonstrando as palavras e atitudes trabalhadas.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, considerando a participação ativa dos alunos nas discussões, sua habilidade em formar palavras a partir das sílabas propostas e a compreensão dos significados e valores associados a essas palavras. Será feita por meio de observação dos professores durante as atividades e através de trabalhos escritos e orais em que os alunos precisarão aplicar o que aprenderam. Exemplos incluem a formação de palavras adicionais e a discussão sobre como aquelas atitudes são vistas em seu dia a dia.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos serão fundamentais para garantir o sucesso desta atividade, desde os cartões de sílabas que estimularão o aprendizado prático, até materiais visuais e digitais que contextualizem e reforcem a mensagem de atitudes positivas no combate ao bullying.

  • Cartões de sílabas.
  • Material de papelaria (papel, lápis, etc.).
  • Recursos digitais (para exposição de imagens e vídeos sobre atitudes positivas).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo