O 'Jornal Falado do 1º ano' é uma atividade dinâmica e interativa, destinada a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, na qual eles serão divididos em grupos para criar notícias sobre eventos recentes da escola ou da sala de aula. A atividade implica o uso de desenhos e escritas para a composição das notícias, incentivando assim o desenvolvimento da criatividade, da escrita autônoma e da capacidade de trabalho em equipe. Após a produção, cada grupo apresentará seu 'Jornal Falado' para a classe, o que promove a prática da oralidade. Este exercício é também uma oportunidade para discutir a importância da comunicação clara e estruturada, além de fomentar a análise linguística e semiótica das mensagens produzidas. Através desta atividade, os alunos poderão vivenciar a prática jornalística de maneira simplificada, entendendo o papel das notícias na sociedade e desenvolvendo habilidades de comunicação essenciais.
Esta atividade foi projetada para promover o desenvolvimento de diversas competências essenciais nos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Os principais objetivos incluem o fomento da habilidade de trabalhar em equipe, pois a tarefa requer que os estudantes colaborem e se comuniquem efetivamente entre si para criar as notícias. Além disso, objetiva-se fortalecer a expressão escrita e oral dos estudantes, incentivando-os a articular seus pensamentos e ideias de maneira clara e coerente. A atividade também visa desenvolver a criatividade e a imaginação, á medida que os alunos criam notícias utilizando tanto textos quanto desenhos. Finalmente, espera-se que os alunos aumentem sua capacidade de análise crítica e reflexiva, essencial para a compreensão da importância e do impacto da comunicação e das informações no mundo ao seu redor.
O conteúdo programático da atividade engloba o processo de produção de notícias, desde a concepção da ideia até a apresentação para a turma. Os alunos aprenderão sobre o gênero jornalístico de maneira adaptada ao seu nível de ensino, incluindo a estrutura de uma notícia, a importância da clareza e da objetividade nas informações e o uso de imagens como suporte à narrativa textual. Além disso, serão abordadas as habilidades de falar em público e de colaboração em grupo, essenciais para a apresentação do 'Jornal Falado'. Este conteúdo é fundamental para o desenvolvimento das competências de comunicação dos alunos.
Para a realização da atividade, será adotada uma metodologia ativa, com ênfase na Atividade Mão-na-massa e na Roda de Debate. Os alunos serão divididos em grupos e terão a oportunidade de discutir, planejar e executar a produção de suas notícias de forma colaborativa. Após a produção, a metodologia da Roda de Debate será utilizada para permitir que cada grupo apresente seu trabalho e receba feedback dos colegas, promovendo um ambiente de aprendizado participativo e interativo.
A atividade será desenvolvida ao longo de três aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução do projeto e a divisão dos grupos. Na segunda, os alunos trabalharão na produção das notícias, com foco na escrita e nos desenhos. A última aula será dedicada às apresentações dos 'Jornais Falados' e à Roda de Debate para feedback e discussão.
A avaliação desta atividade se dará através da observação contínua do desempenho dos alunos durante todas as etapas da atividade. Serão considerados critérios como a participação e o engajamento dos alunos na produção colaborativa da notícia, a criatividade e originalidade das notícias produzidas, a coesão e a coerência na apresentação oral, além da habilidade de trabalhar em equipe. Feedback construtivo será oferecido após as apresentações para encorajar a reflexão dos alunos sobre o processo de aprendizado e a melhoria contínua.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais básicos de escrita e desenho, como papel, lápis e borrachas, além de recursos audiovisuais, caso disponíveis, para a apresentação dos 'Jornais Falados'. Computadores ou tablets podem ser utilizados para a produção das notícias, se disponíveis na escola. Além disso, é recomendável a utilização de um espaço adequado que permita a realização tanto da fase de produção quanto das apresentações de forma confortável e eficiente para todos os alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula