Jornal Falado do 1º ano

Desenvolvida por: Thauan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Produção colaborativa de notícias

O 'Jornal Falado do 1º ano' é uma atividade dinâmica e interativa, destinada a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, na qual eles serão divididos em grupos para criar notícias sobre eventos recentes da escola ou da sala de aula. A atividade implica o uso de desenhos e escritas para a composição das notícias, incentivando assim o desenvolvimento da criatividade, da escrita autônoma e da capacidade de trabalho em equipe. Após a produção, cada grupo apresentará seu 'Jornal Falado' para a classe, o que promove a prática da oralidade. Este exercício é também uma oportunidade para discutir a importância da comunicação clara e estruturada, além de fomentar a análise linguística e semiótica das mensagens produzidas. Através desta atividade, os alunos poderão vivenciar a prática jornalística de maneira simplificada, entendendo o papel das notícias na sociedade e desenvolvendo habilidades de comunicação essenciais.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade foi projetada para promover o desenvolvimento de diversas competências essenciais nos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Os principais objetivos incluem o fomento da habilidade de trabalhar em equipe, pois a tarefa requer que os estudantes colaborem e se comuniquem efetivamente entre si para criar as notícias. Além disso, objetiva-se fortalecer a expressão escrita e oral dos estudantes, incentivando-os a articular seus pensamentos e ideias de maneira clara e coerente. A atividade também visa desenvolver a criatividade e a imaginação, á medida que os alunos criam notícias utilizando tanto textos quanto desenhos. Finalmente, espera-se que os alunos aumentem sua capacidade de análise crítica e reflexiva, essencial para a compreensão da importância e do impacto da comunicação e das informações no mundo ao seu redor.

  • Promoção do trabalho em equipe e da comunicação efetiva entre os alunos.
  • Desenvolvimento da expressão escrita e oral.
  • Estímulo à criatividade e imaginação através da criação de notícias com desenhos e textos.
  • Fortalecimento da capacidade de análise crítica e reflexiva sobre a comunicação e sua importância.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP19 - Estabelecer trocas orais em sala de aula, formulando perguntas, produzindo respostas adequadas e articulando frases de forma coerente para se fazer entender.
  • EF15AR12 - Explorar e reconhecer elementos visuais em suas produções e nas dos colegas para se expressar e comunicar.
  • EF01LP26 - Produzir textos de forma colaborativa, em meio digital ou não, com autonomia e criatividade, em situações cotidianas, valendo-se de estratégias de planejamento e revisão.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade engloba o processo de produção de notícias, desde a concepção da ideia até a apresentação para a turma. Os alunos aprenderão sobre o gênero jornalístico de maneira adaptada ao seu nível de ensino, incluindo a estrutura de uma notícia, a importância da clareza e da objetividade nas informações e o uso de imagens como suporte à narrativa textual. Além disso, serão abordadas as habilidades de falar em público e de colaboração em grupo, essenciais para a apresentação do 'Jornal Falado'. Este conteúdo é fundamental para o desenvolvimento das competências de comunicação dos alunos.

  • Estrutura e características do gênero jornalístico
  • Importância da clareza e objetividade na comunicação
  • Uso de textos e imagens para a produção de notícias
  • Habilidades de falar em público
  • Trabalho em equipe e colaboração

Metodologia

Para a realização da atividade, será adotada uma metodologia ativa, com ênfase na Atividade Mão-na-massa e na Roda de Debate. Os alunos serão divididos em grupos e terão a oportunidade de discutir, planejar e executar a produção de suas notícias de forma colaborativa. Após a produção, a metodologia da Roda de Debate será utilizada para permitir que cada grupo apresente seu trabalho e receba feedback dos colegas, promovendo um ambiente de aprendizado participativo e interativo.

  • Divisão da classe em grupos para trabalho colaborativo.
  • Utilização de materiais diversificados para criação das notícias (papel, lápis, computador, etc).
  • Apresentação do 'Jornal Falado' por cada grupo à classe.
  • Realização de uma Roda de Debate para discussão e feedback sobre as notícias apresentadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de três aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução do projeto e a divisão dos grupos. Na segunda, os alunos trabalharão na produção das notícias, com foco na escrita e nos desenhos. A última aula será dedicada às apresentações dos 'Jornais Falados' e à Roda de Debate para feedback e discussão.

  • Aula 1: Introdução do projeto e divisão dos grupos.
  • Aula 2: Produção das notícias pelos grupos.
  • Aula 3: Apresentação dos 'Jornais Falados' e Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação desta atividade se dará através da observação contínua do desempenho dos alunos durante todas as etapas da atividade. Serão considerados critérios como a participação e o engajamento dos alunos na produção colaborativa da notícia, a criatividade e originalidade das notícias produzidas, a coesão e a coerência na apresentação oral, além da habilidade de trabalhar em equipe. Feedback construtivo será oferecido após as apresentações para encorajar a reflexão dos alunos sobre o processo de aprendizado e a melhoria contínua.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais básicos de escrita e desenho, como papel, lápis e borrachas, além de recursos audiovisuais, caso disponíveis, para a apresentação dos 'Jornais Falados'. Computadores ou tablets podem ser utilizados para a produção das notícias, se disponíveis na escola. Além disso, é recomendável a utilização de um espaço adequado que permita a realização tanto da fase de produção quanto das apresentações de forma confortável e eficiente para todos os alunos.

  • Materiais de escrita e desenho (papel, lápis, borracha).
  • Recursos audiovisuais para apresentação (opcional).
  • Computadores ou tablets (se disponíveis).
  • Espaço adequado para realização da atividade.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo