Laboratório de Escritas

Desenvolvida por: Cristi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização

A atividade 'Laboratório de Escritas' é uma proposta interativa e lúdica pensada para alavancar a habilidade de reconhecimento das letras do alfabeto, bem como a diferenciação entre sinais gráficos, letras e números entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Utilizando um conjunto variado de cartões que misturam letras do alfabeto, números e outros símbolos gráficos, esta atividade promove um ambiente desafiador e estimulante, onde os estudantes são convidados a primeiro identificar e separar as letras do alfabeto dos demais símbolos. Após esta etapa inicial, o desafio evolui para a construção de pequenas palavras, incentivando assim não apenas o reconhecimento visual das letras, mas também seu uso prático na formação de palavras. Comparando suas produções com modelagens de escrita convencional apresentadas pelo professor, esta atividade visa fortalecer a compreensão dos padrões da escrita, estimular a análise linguística e fomentar uma percepção crítica sobre a formação de palavras na língua portuguesa. A metodologia ativa, Aprendizagem Baseada em Jogos, será fundamental para dirigir esta prática, tornando o aprendizado mais dinâmico, participativo e significativo.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo deste 'Laboratório de Escritas' é proporcionar aos alunos um ambiente rico em descoberta e análise linguística. Queremos que eles desenvolvam a capacidade de distinguir as letras do alfabeto de outros símbolos gráficos, uma habilidade fundamental na alfabetização. Além disso, buscamos estimular o reconhecimento de letras e a habilidade de formar palavras simples, comparando as suas tentativas com as formas convencionais apresentadas pelo educador. Espera-se, com essa prática, incentivar a observação, a comparação, o raciocínio lógico e a criatividade na composição escrita, preparando o terreno para aprendizados mais complexos no futuro.

  • Diferenciar letras do alfabeto de outros símbolos gráficos.
  • Formar palavras simples usando as letras do alfabeto.
  • Comparar as tentativas de escrita com as formas convencionais.
  • Desenvolver habilidades de observação e análise linguística.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
  • EF01LP04: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.

Conteúdo Programático

Este plano de aula se alinha com os fundamentos da alfabetização, concentrando-se na distinção entre letras, palavras e outros sinais gráficos, além da formação de palavras. O conteúdo programático envolve o reconhecimento das letras do alfabeto, a diferenciação entre caracteres alfabéticos e outros tipos de símbolos e a composição de palavras simples. Busca-se desenvolver estas competências de maneira lúdica e interativa, através de atividades práticas que estimulam o pensamento crítico e a criatividade dos alunos.

  • Identificação das letras do alfabeto.
  • Diferenciação entre letras, números e outros símbolos gráficos.
  • Formação de palavras simples.
  • Análise e comparação de escritas.

Metodologia

A metodologia deste plano se baseia na Aprendizagem Baseada em Jogos, facilitando que os alunos se envolvam ativamente na tarefa de separar letras de outros símbolos e na formação de palavras. O elemento lúdico, crítico nessa etapa da educação, ajuda a manter os alunos motivados e engajados. A atividade será conduzida em pequenos grupos, onde a colaboração e o debate entre os participantes serão incentivados, assim promovendo a socialização e a construção coletiva do conhecimento.

  • Utilização de cartões com letras, números e símbolos para tarefas de identificação e separação.
  • Formação de palavras em grupo com orientação do professor.
  • Comparação coletiva das palavras formadas com exemplos de escrita convencional.
  • Jogos de associação e montagem para fixação do conteúdo.

Aulas e Sequências Didáticas

A distribuição das atividades será realizada em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, será feita a apresentação da atividade e a classificação dos símbolos. Na segunda aula, focaremos na formação de palavras e na comparação com as escritas convencionais.

  • Aula 1: Introdução e separação de símbolos
  • Aula 2: Formação de palavras e análise

Avaliação

A avaliação da atividade 'Laboratório de Escritas' será feita através da observação direta do professor quanto ao envolvimento dos alunos na identificação das letras e na formação das palavras. Será avaliada a capacidade de distinguir letras, formar palavras e comparar as produções com as escritas convencionais. Além disso, será considerada a habilidade de trabalhar em grupo durante as atividades. Feedback individual e coletivo será fornecido ao longo de todo o processo, reforçando as conquistas e orientando melhorias.

Materiais e ferramentas:

Para conduzir a atividade 'Laboratório de Escritas', serão necessários recursos simples, mas essenciais para o sucesso da prática. A preparação inclui a criação de cartões contendo letras, números e símbolos gráficos, além de materiais para a organização dos alunos em grupos. A incorporação da tecnologia também pode ser considerada, dependendo da disponibilidade e do contexto escolar.

  • Cartões com letras do alfabeto, números e símbolos gráficos.
  • Material para escrita como lousa, giz, caneta e papel.
  • Tecnologia educacional (opcional, como aplicativos de alfabetização).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo