Neste inovador laboratório de língua portuguesa, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental irão embarcar em uma aventura educacional como pequenos cientistas dos fonemas. Através de um envolvente jogo sonoro, o professor apresentará as sílabas complexas AM, EM, IM, OM, UM, desafiando os alunos a identificá-las ao ouvir diferentes palavras, num contexto de estimulação auditiva e cognitiva. Para adicionar um toque de mistério e concentração, os alunos terão os olhos vendados durante a atividade, aguçando ainda mais seus sentidos. Após esta imersão sonora, a turma se engajará em uma atividade pragmática onde, munidos de cartolinas, marcadores e muita criatividade, irão elaborar cartazes coletivos. O foco será em palavras que não apenas contenham as sílabas complexas em estudo, mas que também reflitam a rica diversidade racial e cultural do nosso mundo, promovendo assim a inclusão e o respeito mútuo. Uma roda de debate fechará a atividade, oferecendo um espaço para discussão sobre a origem, o significado e a importância das palavras selecionadas, reforçando os valores da diversidade e inclusão.
O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos alunos uma experiência educativa que reforce seu entendimento sobre as sílabas complexas, ao mesmo tempo em que promove uma rica discussão sobre diversidade e inclusão. Busca-se desenvolver habilidades fonológicas, através da identificação dos fonemas e sua correlação com as letras, além da segmentação oral de palavras em sílabas. Dessa forma, os alunos terão a oportunidade de observar as escritas convencionais, comparando-as com suas próprias produções, desenvolvendo uma maior consciência linguística. Através do diálogo sobre as palavras escolhidas, espera-se que cultivem uma apreciação para com a variedade cultural e racial, fundamentando valores de respeito e empatia desde os primeiros anos escolares.
Adentrando os fundamentos da fonologia, os alunos serão guiados através do universo das sílabas complexas, habilidade crucial para o desenvolvimento da leitura e escrita. A exploração desses elementos sonoros no contexto da diversidade cultural e racial enriquece o aprendizado, oferecendo uma ampla visão de mundo aos alunos. Este conteúdo programático visa não só aprimorar competências linguísticas, mas também desenvolver habilidades socioemocionais, preparando os alunos para engajar-se de maneira respeitosa e inclusiva em um mundo diversificado.
A metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' permite que os alunos se envolvam diretamente na construção do conhecimento. O jogo sonoro inicial desperta a curiosidade e prepara o terreno para a aprendizagem, enquanto a criação dos cartazes é um meio prático de aplicar o conhecimento adquirido. A 'Roda de Debate' é essencial para refletir sobre o aprendizado, permitindo a troca de ideias e promovendo um ambiente inclusivo e respeitoso.
A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, dedicar-se-á ao jogo sonoro e à introdução da tarefa dos cartazes. A segunda aula será dedicada à criação dos cartazes e à roda de debates, permitindo assim um aprofundamento nas discussões sobre diversidade e inclusão.
A avaliação será formativa e contínua, observando a participação, engajamento e compreensão dos alunos em todas as fases da atividade. A capacidade de identificar as sílabas complexas e utilizar corretamente as palavras em contextos diversos serão aspectos chave. A profundidade das reflexões e a habilidade de trabalhar em equipe durante a criação dos cartazes também serão avaliadas. Exemplos concretos de aplicação prática das habilidades ensinadas e o respeito demonstrado durante as discussões serão indicativos do sucesso na aprendizagem e na internalização dos valores de diversidade e inclusão.
Para realizar a atividade, serão necessários recursos básicos como cartolinas, marcadores coloridos, vendas para os olhos e um espaço adequado para a roda de debates. Estes materiais apoiam a implementação prática das metodologias ativas, permitindo uma experiência de aprendizado envolvente e eficaz.
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