Laboratório de Palavras

Desenvolvida por: Napoli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Reconhecimento do Sistema de Escrita Alfabética

O 'Laboratório de Palavras' é uma atividade interativa planejada para introduzir aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental o conceito do sistema de escrita alfabética. Utilizando a metodologia de Sala de Aula Invertida, os estudantes são primeiramente encorajados a trazer de casa objetos cujos nomes iniciem com diferentes letras do alfabeto. Já em sala, esses objetos são agrupados por suas iniciais, servindo como um recurso visual tangível para a aprendizagem. A partir daí, inicia-se um processo colaborativo de identificação da letra inicial de cada objeto, acompanhado por uma investigação dos sons dessas iniciais e uma discussão guiada sobre as semelhanças e diferenças fonológicas. O objetivo é estimular uma compreensão profunda e aplicada do sistema de escrita alfabética, enfatizando a correspondência entre letras e sons e a formação de consciência fonológica. Este plano de aula é projetado para ser dinâmico, envolvente e participativo, estimulando o interesse e a interação dos alunos com a língua escrita.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos alunos um ambiente de aprendizado onde possam explorar ativamente o sistema de escrita alfabética. Pretende-se desenvolver a habilidade de observar e comparar diferentes formas de escrita, identificando a relação entre os sons da fala e sua representação gráfica. Através desta abordagem, os estudantes serão capazes de reconhecer semelhanças e diferenças entre os sons das sílabas iniciais, o que constitui uma base fundamental para o desenvolvimento da consciência fonológica. Espera-se que, com a prática, os alunos comecem a realizar associações mais precisas entre letras e sons, facilitando processos posteriores de leitura e escrita.

  • Explorar o sistema de escrita alfabética através de objetos cotidianos.
  • Desenvolver consciência fonológica reconhecendo semelhanças e diferenças entre sons das sílabas iniciais.
  • Estimular a observação e comparação de diversas formas de escrita.
  • Identificar a correspondência entre letras e sons.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para esta atividade é centrado no reconhecimento e compreensão do sistema de escrita alfabética e no desenvolvimento da consciência fonológica. Os alunos serão incentivados a observar, comparar e discutir palavras e sons, com foco especial na identificação das sílabas iniciais e na análise das diferentes maneiras que sons similares podem ser representados na escrita. Este processo ajuda não só na compreensão do alfabeto como sistema de representação dos sons da fala, mas também na aquisição de habilidades críticas para o desenvolvimento da leitura e escrita.

  • Sistema de escrita alfabética
  • Consciência fonológica
  • Comparação de formas de escrita
  • Relação entre letras e sons

Metodologia

A metodologia da atividade será uma combinação entre Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida, e Aprendizagem Baseada em Jogos. Inicialmente, os alunos serão motivados a trazer objetos de casa, gerando expectativa e engajamento. Em sala, os objetos serão agrupados e utilizados como ponto de partida para as discussões e jogos focados nas letras iniciais e nos sons correspondentes. Esta abordagem prática promove um aprendizado significativo, já que os alunos estarão ativamente envolvidos na construção de seu próprio conhecimento sobre o sistema de escrita alfabética, favorecendo uma maior retenção da aprendizagem.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Sala de Aula Invertida
  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Discussões em grupo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos trarão os objetos de casa e participarão da organização e agrupamento desses objetos por letras iniciais. Na segunda aula, a atividade continuará com jogos e discussões focadas na comparação dos sons das letras iniciais, finalizando com um feedback coletivo sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Agrupamento dos objetos trazidos por letra inicial.
  • Aula 2: Jogos e discussões sobre sons das sílabas iniciais.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua ao longo da atividade. Será dada atenção ao envolvimento dos alunos nas discussões, sua capacidade de identificar as letras iniciais dos objetos e a participação nos jogos e atividades propostas. Feedbacks orais e encorajamento serão usados para guiar os alunos em seu processo de aprendizagem, ajudando-os a compreender melhor os conceitos apresentados. Exemplos de sucesso e dificuldades serão compartilhados com a turma como momentos de aprendizagem coletiva. A capacidade dos alunos de aplicar o conhecimento adquirido em atividades futuras também será considerada.

Materiais e ferramentas:

Serão necessários diversos recursos para facilitar a execução desta atividade. Isso inclui uma variedade de objetos trazidos de casa pelos alunos, quadro-negro ou flip chart para organizar as informações visualmente, e materiais para a realização dos jogos em sala de aula. Dispositivos de áudio para reproduzir sons de letras e sílabas podem ser úteis para reforçar a aprendizagem. Além disso, imagens e cartazes que ilustrem a correspondência entre sons e letras também serão empregados.

  • Objetos variados trazidos pelos alunos
  • Quadro-negro ou flip chart
  • Materiais para jogos
  • Dispositivos de áudio
  • Imagens e cartazes sobre correspondência entre sons e letras

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