Letras que Contam Histórias

Desenvolvida por: Cássia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização

A atividade 'Letras que Contam Histórias' é projetada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de estimular o reconhecimento das letras através de seus próprios nomes e do nome da professora. Inicialmente, será formada uma roda de debate para discutir a origem e significado dos nomes dos alunos, promovendo uma discussão rica sobre a individualidade e a importância dos mesmos. Após essa interação, os alunos receberão cartões contendo letras do alfabeto e serão desafiados a identificar e organizar as letras para formar seu nome e o nome da professora, correlacionando as letras com os sons da fala. Essa atividade visa facilitar o entendimento da relação entre a fala e a escrita, ajudando os alunos a diferenciar letras de outros sinais gráficos e reconhecer o sistema de escrita alfabética. Esta metodologia ativa, ao incorporar a Roda de Debate, promove também habilidades sociais e de comunicação entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem por objetivo auxiliar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos, compreender o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala e identificar fonemas e sua representação por letras. Por meio de uma abordagem interativa e participativa, os alunos desenvolverão habilidades de reconhecimento e correlação, estimulando o aprendizado significativo da leitura e da escrita. A atividade também visa promover a autoestima dos alunos ao valorizar a singularidade de seus nomes, enfatizando a importância do respeito e da valorização das diferenças.

  • Identificar as letras do próprio nome e do nome da professora
  • Diferenciar letras de outros sinais gráficos
  • Reconhecer o sistema de escrita alfabética
  • Correlacionar sons da fala com suas representações alfabéticas
  • Desenvolver habilidades sociais e de comunicação

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP04: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP07: Identificar fonemas e sua representação por letras.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para 'Letras que Contam Histórias' foca na compreensão e distinção das letras do alfabeto, reconhecimento de fonemas e sua relação com as letras, e a importância da escrita alfabética para a representação da linguagem falada. Esses conceitos são abordados de maneira lúdica e interativa, engajando os alunos de forma significativa no processo de aprendizado.

  • Diferenciação entre letras do alfabeto e outros sinais gráficos
  • Identificação dos sons da fala (fonemas) e suas representações alfabéticas (letras)
  • Reconhecimento do sistema de escrita alfabética
  • Exploração da origem e significado dos nomes

Metodologia

A metodologia aplicada na atividade 'Letras que Contam Histórias' combina a prática da Roda de Debate com o trabalho individual de reconhecimento e organização de letras. A roda de debate inicial serve como uma forma de engajar os alunos de maneira participativa, permitindo que compartilhem informações sobre seus nomes e aprendam uns com os outros. Já a parte prática com os cartões de letras promove o aprendizado autônomo e a reflexão individual sobre a estrutura da língua escrita.

  • Roda de Debate para discutir a origem e significado dos nomes
  • Distribuição de cartões com letras para montagem dos nomes
  • Atividades de associação entre sons e letras
  • Exercícios práticos de diferenciação de letras e sinais gráficos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos, dividida entre a discussão em roda de debate (20 minutos) e a prática de montagem dos nomes com cartões de letras (40 minutos), proporcionando uma experiência de aprendizado equilibrada e abrangente.

  • Aula 1: Discussão e atividade prática de reconhecimento de letras

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada de maneira contínua e formativa, observando a participação na Roda de Debate e a habilidade de identificar, diferenciar e correlacionar as letras com os sons da fala durante a atividade prática. Feedbacks serão fornecidos para incentivar o progresso individual, ressaltando avanços e áreas para melhoria. A avaliação busca enfocar o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos, além do reconhecimento de letras e palavras.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para 'Letras que Contam Histórias' incluem cartões com letras do alfabeto, que serão utilizados na parte prática da atividade. Além disso, um espaço adequado para a formação da Roda de Debate é essencial, favorecendo a interação e o engajamento dos alunos. Recursos visuais complementares podem ser utilizados para auxiliar no reconhecimento das letras e na associação com sons.

  • Cartões com letras do alfabeto
  • Espaço adequado para Roda de Debate
  • Recursos visuais para auxiliar no reconhecimento das letras

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo