A atividade 'Letras que Contam Histórias' é projetada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de estimular o reconhecimento das letras através de seus próprios nomes e do nome da professora. Inicialmente, será formada uma roda de debate para discutir a origem e significado dos nomes dos alunos, promovendo uma discussão rica sobre a individualidade e a importância dos mesmos. Após essa interação, os alunos receberão cartões contendo letras do alfabeto e serão desafiados a identificar e organizar as letras para formar seu nome e o nome da professora, correlacionando as letras com os sons da fala. Essa atividade visa facilitar o entendimento da relação entre a fala e a escrita, ajudando os alunos a diferenciar letras de outros sinais gráficos e reconhecer o sistema de escrita alfabética. Esta metodologia ativa, ao incorporar a Roda de Debate, promove também habilidades sociais e de comunicação entre os alunos.
Esta atividade tem por objetivo auxiliar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos, compreender o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala e identificar fonemas e sua representação por letras. Por meio de uma abordagem interativa e participativa, os alunos desenvolverão habilidades de reconhecimento e correlação, estimulando o aprendizado significativo da leitura e da escrita. A atividade também visa promover a autoestima dos alunos ao valorizar a singularidade de seus nomes, enfatizando a importância do respeito e da valorização das diferenças.
O conteúdo programático para 'Letras que Contam Histórias' foca na compreensão e distinção das letras do alfabeto, reconhecimento de fonemas e sua relação com as letras, e a importância da escrita alfabética para a representação da linguagem falada. Esses conceitos são abordados de maneira lúdica e interativa, engajando os alunos de forma significativa no processo de aprendizado.
A metodologia aplicada na atividade 'Letras que Contam Histórias' combina a prática da Roda de Debate com o trabalho individual de reconhecimento e organização de letras. A roda de debate inicial serve como uma forma de engajar os alunos de maneira participativa, permitindo que compartilhem informações sobre seus nomes e aprendam uns com os outros. Já a parte prática com os cartões de letras promove o aprendizado autônomo e a reflexão individual sobre a estrutura da língua escrita.
A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos, dividida entre a discussão em roda de debate (20 minutos) e a prática de montagem dos nomes com cartões de letras (40 minutos), proporcionando uma experiência de aprendizado equilibrada e abrangente.
A avaliação dos alunos será realizada de maneira contínua e formativa, observando a participação na Roda de Debate e a habilidade de identificar, diferenciar e correlacionar as letras com os sons da fala durante a atividade prática. Feedbacks serão fornecidos para incentivar o progresso individual, ressaltando avanços e áreas para melhoria. A avaliação busca enfocar o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos, além do reconhecimento de letras e palavras.
Os materiais necessários para 'Letras que Contam Histórias' incluem cartões com letras do alfabeto, que serão utilizados na parte prática da atividade. Além disso, um espaço adequado para a formação da Roda de Debate é essencial, favorecendo a interação e o engajamento dos alunos. Recursos visuais complementares podem ser utilizados para auxiliar no reconhecimento das letras e na associação com sons.
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