Letras Saltitantes

Desenvolvida por: Carla … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização

A atividade 'Letras Saltitantes' se propõe a introduzir os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental no processo de alfabetização por meio da dinâmica divertida e interativa de associação de imagens a sons iniciais e posteriormente às letras correspondentes. Utilizando uma combinação de metodologias ativas, como Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos, os alunos serão estimulados a trabalhar em equipe, fortalecer o reconhecimento das letras do alfabeto e compreender a relação fonética que elas têm com as palavras do cotidiano. Para tornar a aprendizagem mais significativa, esta atividade inclui um componente prático onde os estudantes, com o auxílio de seus responsáveis, são encorajados a explorar seu ambiente em busca de objetos que comecem com as letras trabalhadas, trazendo-os à sala de aula para promover um compartilhamento de descobertas que conecta o conteúdo aprendido com o mundo real.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade 'Letras Saltitantes' se centram em promover a identificação e compreensão dos fonemas e suas representações por meio das letras, de maneira lúdica e interativa. Esta atividade visa aprimorar a habilidade dos alunos em distinguir letras de outros sinais gráficos, reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala e identificar fonemas através das letras, facilitando o processo inicial de alfabetização. Além disso, busca incentivar a colaboração, a exploração do ambiente doméstico para a aprendizagem, e a participação ativa dos familiares no processo educativo dos alunos, estabelecendo conexões valiosas entre a escola e o lar.

  • Promover o reconhecimento das letras do alfabeto e sua associação com sons iniciais de palavras.
  • Estimular a identificação de fonemas e a representação por letras através de jogos e atividades lúdicas.
  • Incentivar o trabalho em equipe e a interação entre colegas para resolver desafios propostos.
  • Fomentar a conexão entre o aprendizado em sala de aula e o ambiente doméstico, através de tarefas práticas.
  • Incentivar a participação da família no processo educativo.

Conteúdo Programático

No escopo do currículo, a atividade Letras Saltitantes é desenhada para alinhavar competências essenciais da fase inicial de alfabetização. O foco é na identificação de letras e fonemas, reconhecimento do sistema de escrita alfabética e a interação dinâmica entre sons e imagens que facilita o processo de aprendizado das crianças. Além disso, a tarefa de buscar objetos relacionados às letras em casa amplia a percepção dos estudantes de como o alfabeto se manifesta no cotidiano, integrando os ambientes de aprendizagem escolar e familiar.

  • Diferenciação entre letras e outros símbolos gráficos.
  • Associação entre sons da fala e sua representação escrita através do sistema de escrita alfabética.
  • Identificação de fonemas e correspondência com as letras.
  • Desenvolvimento da capacidade de trabalho em equipe.
  • Conexão do aprendizado em sala de aula com atividades no ambiente doméstico.

Metodologia

Para a execução da atividade 'Letras Saltitantes', será adotada uma metodologia integrativa que engloba a Sala de Aula Invertida e a Aprendizagem Baseada em Jogos. Inicialmente, haverá uma explicação breve sobre a atividade, seguida da divisão dos alunos em grupos para promover o trabalho colaborativo. Ao receberem as cartas com letras e imagens, o desafio será a associação correta entre eles, incentivando a discussão em grupo e fortalecendo o entendimento sobre fonemas e seus correlatos gráficos. A inclusão de uma atividade extracurricular envolvendo os familiares potencializa o aprendizado, criando laços entre a escola e o lar e incorporando o aprendizado de maneira prática no cotidiano dos alunos.

  • Breve explicação sobre a dinâmica da atividade.
  • Formação de grupos para promover a colaboração.
  • Utilização de cartas com letras e imagens para a associação de sons e representações gráficas.
  • Discussão em grupo para a escolha das respostas corretas.
  • Atividade prática em casa para reforçar o aprendizado e conectar a escola ao ambiente doméstico.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade se desenvolverá ao longo de quatro aulas de 50 minutos, distribuídas em uma semana. Na primeira aula, será feita a introdução do tema e formação dos grupos. As aulas seguintes serão dedicadas à prática do jogo de associação de imagens, letras e sons. Na última aula, os alunos trarão os objetos de casa para compartilhar suas descobertas, concluindo assim a atividade. Além disso, espera-se o envolvimento dos alunos em atividades em casa, promovendo a extensão do aprendizado para além da sala de aula.

  • Aula 1: Introdução da atividade e formação dos grupos.
  • Aulas 2 e 3: Realização da atividade prática de associação de letras e sons.
  • Aula 4: Compartilhamento das descobertas dos objetos trazidos de casa.
  • Atividades em casa: Busca por objetos que iniciem com as letras trabalhadas.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Letras Saltitantes' se dará de maneira formativa, focando no processo de aprendizado do aluno ao invés da busca por resultados corretos. A participação ativa, a colaboração em grupo, a habilidade de associação das letras e imagens, assim como a capacidade de trazer objetos de casa que correspondam às letras trabalhadas, serão os principais critérios observados. A interação entre pais e filhos durante a atividade doméstica e a partilha das experiências trazidas pelos alunos à sala de aula também serão valorizadas, visando uma avaliação holística que abarca tanto os aspectos cognitivos quanto emocionais e sociais do aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Letras Saltitantes', será necessário um conjunto de cartas que contenham letras e imagens representativas dos fonemas trabalhados. Além disso, é fundamental contar com um espaço apropriado que permita a interação e colaboração entre os alunos. Outros materiais como quadro branco, marcadores e apagador podem facilitar a explicação inicial e o registro das descobertas. A comunicação com os familiares para a atividade em casa é igualmente essencial, podendo ser efetivada por meio de bilhetes ou a plataforma de comunicação escolar.

  • Cartas com letras e imagens.
  • Quadro branco, marcadores e apagador.
  • Espaço adequado para trabalho em grupo.
  • Comunicação com os familiares sobre a tarefa de casa.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo