A atividade Maratona de Contadores de Histórias é uma estratégia pedagógica focada no desenvolvimento da compreensão leitora, criatividade e expressão oral dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Iniciando com a escuta atenta de uma história contada pelo professor, os alunos serão guiados a um universo literário onde a imaginação e a compreensão textual se entrelaçam. Após a narrativa, os alunos se organizarão em pequenos grupos, tendo como missão recontar a história ouvida, porém, com suas próprias palavras, dando ênfase à mensagem central. Este exercício estimulará a atenção, memória e capacidade de síntese dos alunos, qualidades essenciais para a formação leitora. Cada grupo poderá escolher como deseja apresentar sua versão da história, seja através de desenhos, dramatizações ou o uso de fantoches, promovendo assim, além da compreensão leitora, a expressão artística e oral. Finalizando a atividade, haverá um momento coletivo de partilha e reflexão sobre as diferentes interpretações apresentadas, valorizando a diversidade de pensamento e incentivando o respeito mútuo entre os pares.
O objetivo da Maratona de Contadores de Histórias é desenvolver a competência leitora e interpretativa dos alunos, além de estimular a criatividade, cooperação e habilidades de comunicação. Ao recontar a história com suas próprias palavras, os alunos exercitarão a capacidade de síntese, compreensão de textos e a expressão oral e artística. Essa atividade também visa aprimorar a escuta ativa, uma vez que a atenção aos detalhes da história é crucial para o seu reconto. Ademais, a dinâmica de grupo promoverá o trabalho em equipe, ressaltando a importância da colaboração e do respeito às diversas interpretações e ideias.
Este plano de aula interdisciplinar engloba aspectos da língua portuguesa, artes visuais e teatro, visando o desenvolvimento integral do aluno. O reconto de histórias permite a exploração de elementos narrativos, enquanto a expressão artística e oral, através de desenhos, dramatizações e fantoches, estimula as habilidades comunicativas e criativas dos alunos. Este conteúdo propicia a vivência do aluno em práticas sociais de leitura e interpretação de textos, além de fomentar a expressão pessoal e coletiva.
A metodologia ativa será aplicada nesta atividade, colocando os alunos como protagonistas de seu aprendizado. Através da escuta, reconto, e expressão artística, os estudantes serão incentivados a participar ativamente, colaborando e interagindo com seus colegas. A escolha do formato de apresentação do reconto permite aos alunos explorarem suas preferências e habilidades individuais, enquanto o trabalho em grupo fomenta o desenvolvimento de competências sociais.
A atividade total será executada em duas aulas de 50 minutos. A primeira aula será dedicada à contação de história e formação de grupos. Na segunda aula, os alunos prepararão e apresentarão seus recontos, seguidos por um momento de reflexão coletiva.
A avaliação desta atividade será formativa e contínua, levando em conta a participação, colaboração e empenho dos alunos em todas as fases da maratona. A criatividade, capacidade de interpretar e recontar a história com suas próprias palavras, e a habilidade de trabalho em equipe serão elementos chave para a avaliação. A riqueza das interpretações e o respeito às ideias alheias também serão valorizados. Exemplos de boas práticas serão compartilhados para incentivar o desenvolvimento contínuo dos estudantes.
Para a realização desta atividade, serão necessários os seguintes recursos: um ambiente apropriado para a contação de histórias, materiais de arte para o reconto visual (papel, lápis de cor, canetinhas), equipamentos para dramatização (fantasias, adereços) e materiais para confecção de fantoches (meias, botões, tecidos). A disponibilidade de espaço adequado para as apresentações também é fundamental.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula