Mestre das Parlendas

Desenvolvida por: Caroline (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Parlendas e Literatura Oral

A atividade 'Mestre das Parlendas' promove a interação e o desenvolvimento da oralidade, leitura e interpretação de texto por meio de parlendas tradicionais. Utilizando a Aprendizagem Baseada em Jogos, o professor inicia com a introdução de diversas parlendas, explicando suas origens e significados, enriquecendo o contexto cultural e linguístico dos alunos. A sala é então transformada em um ambiente lúdico, onde cada estudante tem a oportunidade de recitar uma parlenda, enfatizando a entonação, rimas, gestualidade e expressões faciais, transformando a recitação em uma performance divertida. Os colegas atuam como audiência, engajando-se ativamente por meio de perguntas sobre as parlendas apresentadas, praticando escuta ativa e a habilidade de questionamento. Este processo não apenas enraíza o conhecimento das estruturas linguísticas e culturais, mas também fortalece a confiança, comunicação e criatividade dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos da atividade 'Mestre das Parlendas' incluem estimular o desenvolvimento da oralidade e expressão corporal dos alunos, além de fomentar a apreciação pela literatura oral e suas tradições. Visa-se aprimorar a escuta ativa, capacidade de formular perguntas pertinentes e promover um ambiente de aprendizagem colaborativo. Através desta prática, os alunos poderão reconhecer padrões rítmicos e de rima, aprimorando sua fluência leitora e habilidades linguísticas de uma maneira divertida e envolvente.

  • Desenvolver a oralidade e a expressividade ao recitar parlendas.
  • Estimular a escuta ativa e a capacidade de fazer perguntas relevantes.
  • Apreciar a literatura oral e compreender sua importância cultural.
  • Reconhecer e aplicar padrões rítmicos e de rima.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP19: Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas.
  • EF15LP10: Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
  • EF15LP19: Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.

Conteúdo Programático

A atividade se insere no contexto da literatura oral, abrangendo o estudo e a prática de parlendas como elementos da cultura popular. Além de desenvolver habilidades linguísticas e de comunicação, os estudantes exploram aspectos históricos e socioculturais associados às parlendas, ampliando sua compreensão sobre a diversidade cultural e a tradição oral.

  • O que são parlendas e sua função na cultura popular.
  • Estrutura e características das parlendas.
  • Técnicas de recitação e expressão corporal.
  • Prática de escuta ativa e formulação de perguntas.

Metodologia

Utilizando abordagens como a Aprendizagem Baseada em Jogos, Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Projetos, esta atividade promove uma experiência imersiva e interativa. Os alunos serão envolvidos em tarefas de recitação, dramatização e debate, favorecendo o engajamento, a criatividade e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas em um ambiente de aprendizado colaborativo.

  • Apresentação interativa de parlendas pela figura do educador.
  • Recital de parlendas pelos alunos com acompanhamento de gestos e expressões.
  • Roda de debate para discussão das parlendas apresentadas.
  • Jogos e atividades lúdicas focadas na prática da linguagem oral.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução ao tema e a apresentação das parlendas. Na segunda, os alunos terão a oportunidade de performar e participar da roda de debate, consolidando o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução às parlendas e prática de recitação.
  • Aula 2: Performances dos alunos e roda de debate.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, considerando a participação, esforço e progresso dos alunos em suas habilidades de comunicação oral, escuta ativa e capacidade de formulação de perguntas. Serão observados critérios como clareza, fluência, expressividade e interação com a plateia. Exemplos de boas práticas e pontos de melhoria serão destacados para promover o desenvolvimento integral do aluno.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluem uma seleção variada de parlendas, sistema de som para a sala de aula, materiais para criação de adereços e cenários simplificados, que possam ser usados durante as apresentações. Tal conjunto permite uma vivência rica e imersiva, valorizando a criatividade e expressividade dos estudantes.

  • Seleção de parlendas impressas ou digitais.
  • Sistema de som para a sala de aula.
  • Materiais para confecção de adereços.
  • Cenário simplificado para as apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo