Mestres da Receita Encantada

Desenvolvida por: Tacian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção textual e Fonética

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão convidados a mergulhar em um mundo de magia e criatividade ao inventarem suas próprias receitas mágicas. Cada receita deve conter ingredientes cujas palavras incluam as 'vogais mágicas' (as, es, is, os, us), incentivando os alunos a explorarem a fonética e a ortografia de maneira lúdica e interativa. Trabalhando em grupos, os estudantes deverão planejar, escrever e decorar as receitas em grandes papéis que, posteriormente, serão expostos por toda a sala, criando um ambiente encantador cheio de invenções culinárias mágicas. Este projeto prático não só promove a escrita espontânea e por ditado, mas também a compreensão de sequências lógicas e instruções de montagem, além de desenvolver habilidades essenciais como planejamento e produção textual colaborativa.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade vai além da prática da escrita e leitura, visando desenvolver competências sociais, criatividade e o trabalho em equipe dos alunos. Ao planejarem e criarem uma receita mágica em grupo, os estudantes terão a oportunidade de praticar escrita espontânea e por ditado, enquanto se familiarizam com conceitos fonéticos essenciais. Além disso, o desafio de organizar as receitas de forma lógica e compreensível exercita a capacidade de sequenciar ideias e dar instruções claras - habilidades fundamentais tanto para a escrita quanto para a vida cotidiana.

  • Desenvolver habilidades de escrita espontânea e por ditado.
  • Compreender e aplicar conceitos fonéticos por meio de palavras contendo vogais mágicas.
  • Trabalhar a sequência lógica e instruções de montagem em produções textuais.
  • Promover o planejamento e a produção textual colaborativa.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
  • EF01LP17: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.

Conteúdo Programático

A atividade se alinha ao currículo do 1º ano do Ensino Fundamental, focando no desenvolvimento da escrita, leitura e habilidades socioemocionais dos alunos. Por meio da criação de receitas mágicas, os estudantes explorarão palavras com vogais mágicas, promovendo uma compreensão mais profunda sobre a fonética da língua portuguesa. Além disso, a execução em grupo fortalecerá o senso de colaboração, planejamento e organização, aspectos fundamentais para a realização de projetos futuros.

  • Escrita espontânea e por ditado
  • Fonética e uso de vogais
  • Sequência lógica e instruções de montagem
  • Produção textual colaborativa
  • Criatividade e trabalho em equipe

Metodologia

A presente atividade adotará abordagens de Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos para incentivar os alunos a se engajarem ativamente em seu processo de aprendizado. Essas metodologias ativas permitem que os estudantes sejam protagonistas de seu aprendizado, criando um ambiente dinâmico e interativo em sala de aula. A colaboração entre os alunos será incentivada, promovendo o desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe e comunicação efetiva.

  • Formação de grupos para desenvolvimento das receitas mágicas.
  • Utilização de técnicas de brainstorming para a escolha de ingredientes e planejamento das receitas.
  • Escrita coletiva das receitas, seguida de revisão colaborativa.
  • Criação de materiais visuais para acompanhar as receitas (desenhos, colagens).
  • Exposição das receitas na sala para apresentação e discussão.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de 4 horas, divididas em 8 aulas de 30 minutos. Este cronograma é ideal para permitir aos alunos tempo suficiente para planejar, desenvolver, escrever e finalizar suas receitas mágicas, além de promover discussões e revisões colaborativas durante o processo.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e formação dos grupos.
  • Aula 2: Brainstorming de ingredientes e planejamento das receitas.
  • Aula 3: Início da escrita das receitas.
  • Aula 4: Continuação da escrita das receitas.
  • Aula 5: Revisão coletiva das receitas.
  • Aula 6: Preparação dos materiais visuais.
  • Aula 7: Finalização das receitas e dos materiais visuais.
  • Aula 8: Exposição das receitas e discussão em grupo.

Avaliação

A avaliação da atividade será realizada de forma formativa, observando o engajamento dos alunos durante todo o processo, a colaboração entre os membros do grupo, a criatividade empregada nas receitas e a habilidade de seguir uma sequência lógica. Além disso, será avaliada a capacidade dos alunos em aplicar os conceitos fonéticos aprendidos por meio das vogais mágicas. Exemplos específicos de contribuições individuais e do grupo serão utilizados para fornecer feedback construtivo a cada aluno.

Materiais e ferramentas:

Para esta atividade, serão necessários materiais básicos de sala de aula, como papéis de tamanho grande para a confecção das receitas, lápis, canetas coloridas, cola e tesoura para a decoração. Além disso, o uso de recursos digitais, como imagens e vídeos ilustrativos sobre receitas mágicas, pode enriquecer a experiência de aprendizado, fornecendo inspiração adicional aos alunos durante o processo criativo.

  • Papéis de tamanho grande
  • Lápis e canetas coloridas
  • Cola e tesoura
  • Recursos digitais para inspiração (imagens, vídeos)
  • Livros de receitas e contos mágicos como material de apoio

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo