Meu Livrinho de Poemas

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção textual e artística

Neste projeto, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão estimulados a produzir um pequeno livro que conterá, inicialmente, réplicas do poema 'O macaco e a mola', e posteriormente, poemas de sua própria autoria acompanhados de ilustrações. O objetivo é fomentar a escrita autônoma e compartilhada, prestando atenção especial à estrutura textual, pontuação e caligrafia na fase de cópia do poema original. Após a assimilação inicial, será incentivada a criação individual, onde cada aluno terá a oportunidade de escrever seu próprio poema, inspirando-se no tema original. Este processo criativo será enriquecido com a criação de ilustrações para acompanhar os textos. O projeto será coroado com a confecção dos livrinhos, promovendo a prática da escrita, leitura e apreciação estética em um ambiente de produção colaborativa.

Objetivos de Aprendizagem

Este projeto visa desenvolver habilidades de escrita alfabetizada, conscientização textual e expressão artística nos alunos do 1º ano. Através da cópia atenta de um poema existente, os alunos aprenderão sobre estrutura textual, pontuação e importância da caligrafia. A criação de seus próprios poemas incentiva a autonomia escrita e a expressão pessoal, enquanto a introdução de ilustrações estimula a interpretação visual das palavras. O ato de compartilhar suas criações em forma de livro promove valores de colaboração e apreço pelo trabalho em equipe, além de instigar uma maior compreensão e apreciação da literatura.

  • Desenvolver habilidades de escrita em forma alfabética.
  • Compreender e aplicar estruturas textuais e pontuação.
  • Estimular a criatividade e expressão pessoal através da poesia.
  • Incentivar a interpretação artística e estética com a criação de ilustrações.
  • Promover a leitura, interpretação e apreciação literária.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP17: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.
  • EF12LP03: Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.

Conteúdo Programático

Este projeto abordará a leitura e interpretação de poesias, a estrutura textual dos poemas, noções básicas de pontuação e a importância da caligrafia. Além disso, contemplará o processo criativo de escrita de poemas e a expressão artística por meio de ilustrações. O objetivo é integrar competências linguísticas com habilidades artísticas para enriquecer a experiência de aprendizado.

  • Leitura e interpretação de poemas
  • Estrutura de textos poéticos
  • Noções básicas de pontuação
  • Importância da caligrafia na escrita
  • Processo criativo na escrita de poemas
  • Expressão artística através de ilustrações

Metodologia

O projeto adotará uma metodologia ativa e mão-na-massa, encorajando a participação ativa dos alunos em todas as etapas do processo criativo. Começará com a leitura e cópia de um poema, seguindo para a escrita autônoma e a criação de ilustrações, finalizando com a produção coletiva dos livrinhos. Esta abordagem promove o envolvimento direto dos alunos, estimulando a aprendizagem através da prática e da experiência concreta.

  • Leitura em grupo do poema 'O macaco e a mola'
  • Cópia do poema focando em caligrafia e pontuação
  • Discussões em grupo sobre a estrutura do poema
  • Criação individual de poemas e ilustrações
  • Montagem coletiva dos livrinhos

Aulas e Sequências Didáticas

O projeto será desenvolvido ao longo de 18 aulas de 50 minutos, distribuídas em 4 semanas. Inicialmente, dedicaremos aulas à leitura e análise do poema original, seguidas por sessões focadas na escrita e ilustração dos poemas próprios dos alunos. A fase final será dedicada à confecção dos livrinhos, onde os trabalhos dos alunos serão compilados.

  • Aula 1-2: Introdução ao projeto e leitura do poema 'O macaco e a mola'
  • Aula 3-4: Discussão sobre a estrutura poética e prática de cópia
  • Aula 5-10: Criação e ilustração dos poemas pelos alunos
  • Aula 11-14: Revisão dos textos e ilustrações
  • Aula 15-18: Montagem e finalização dos livrinhos

Avaliação

A avaliação do projeto será processual e formativa, observando a participação ativa dos alunos, a progressão na habilidade de escrita, a criatividade e originalidade dos poemas e ilustrações criadas, e o comprometimento com o trabalho em grupo na confecção dos livrinhos. Será dada especial atenção à evolução da caligrafia, uso adequado de pontuação e a coerência estrutural dos poemas. Feedbacks construtivos serão fornecidos continuamente para estimular o desenvolvimento dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização deste projeto, serão necessários materiais de escrita (lápis, canetas, borrachas), papéis variados (sulfite, colorido, cartolina), materiais para ilustração (lápis de cor, giz de cera, canetinhas), além de recursos para encadernação dos livrinhos (cola, tesoura, grampeador). A sala de aula será arranjada de forma a facilitar a interação e colaboração entre os alunos.

  • Texto do poema 'O macaco e a mola'
  • Materiais de escrita e papel
  • Materiais para ilustração
  • Materiais para encadernação
  • Espaço de aula adaptado para a atividade

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo