Neste projeto, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão estimulados a produzir um pequeno livro que conterá, inicialmente, réplicas do poema 'O macaco e a mola', e posteriormente, poemas de sua própria autoria acompanhados de ilustrações. O objetivo é fomentar a escrita autônoma e compartilhada, prestando atenção especial à estrutura textual, pontuação e caligrafia na fase de cópia do poema original. Após a assimilação inicial, será incentivada a criação individual, onde cada aluno terá a oportunidade de escrever seu próprio poema, inspirando-se no tema original. Este processo criativo será enriquecido com a criação de ilustrações para acompanhar os textos. O projeto será coroado com a confecção dos livrinhos, promovendo a prática da escrita, leitura e apreciação estética em um ambiente de produção colaborativa.
Este projeto visa desenvolver habilidades de escrita alfabetizada, conscientização textual e expressão artística nos alunos do 1º ano. Através da cópia atenta de um poema existente, os alunos aprenderão sobre estrutura textual, pontuação e importância da caligrafia. A criação de seus próprios poemas incentiva a autonomia escrita e a expressão pessoal, enquanto a introdução de ilustrações estimula a interpretação visual das palavras. O ato de compartilhar suas criações em forma de livro promove valores de colaboração e apreço pelo trabalho em equipe, além de instigar uma maior compreensão e apreciação da literatura.
Este projeto abordará a leitura e interpretação de poesias, a estrutura textual dos poemas, noções básicas de pontuação e a importância da caligrafia. Além disso, contemplará o processo criativo de escrita de poemas e a expressão artística por meio de ilustrações. O objetivo é integrar competências linguísticas com habilidades artísticas para enriquecer a experiência de aprendizado.
O projeto adotará uma metodologia ativa e mão-na-massa, encorajando a participação ativa dos alunos em todas as etapas do processo criativo. Começará com a leitura e cópia de um poema, seguindo para a escrita autônoma e a criação de ilustrações, finalizando com a produção coletiva dos livrinhos. Esta abordagem promove o envolvimento direto dos alunos, estimulando a aprendizagem através da prática e da experiência concreta.
O projeto será desenvolvido ao longo de 18 aulas de 50 minutos, distribuídas em 4 semanas. Inicialmente, dedicaremos aulas à leitura e análise do poema original, seguidas por sessões focadas na escrita e ilustração dos poemas próprios dos alunos. A fase final será dedicada à confecção dos livrinhos, onde os trabalhos dos alunos serão compilados.
A avaliação do projeto será processual e formativa, observando a participação ativa dos alunos, a progressão na habilidade de escrita, a criatividade e originalidade dos poemas e ilustrações criadas, e o comprometimento com o trabalho em grupo na confecção dos livrinhos. Será dada especial atenção à evolução da caligrafia, uso adequado de pontuação e a coerência estrutural dos poemas. Feedbacks construtivos serão fornecidos continuamente para estimular o desenvolvimento dos alunos.
Para a realização deste projeto, serão necessários materiais de escrita (lápis, canetas, borrachas), papéis variados (sulfite, colorido, cartolina), materiais para ilustração (lápis de cor, giz de cera, canetinhas), além de recursos para encadernação dos livrinhos (cola, tesoura, grampeador). A sala de aula será arranjada de forma a facilitar a interação e colaboração entre os alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula